“Avião-guitarra” quer levar passageiros dentro das asas (e promete revolucionar a aviação)

A companhia holandesa KLM decidiu contribuir para a investigação levada a cabo pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda, que visa desenvolver um avião futurista em forma de V, semelhante à famosa guitarra elétrica Gibson. A aeronave, que deverá levantar voo em 2050, promete revolucionar a aviação.

O novo avião, que está agora a “ganhar asas”, deverá gastar menos 20% de combustível do que o Airbus A350-900, uma das versões mais recentes da companhia europeia que começou a voar em 2015, revelou a KLM.

O acordo de cooperação foi assinado a 3 de junho pelo presidente e CEO da KLM, Pieter Elbers, e pelo decano da Faculdade de Engenharia Aeroespacial do TU Delft, o professor Henri Werij, durante a Assembleia Geral Anual de IATA em Seul, na Coreia do Sul.

Em comunicado, a companhia holandesas afirma que esta é uma “abordagem completamente diferente para o projeto de aeronaves, em antecipação e apoio aos voos sustentáveis de longo curso no futuro”. A empresa frisa ainda que o futurista Flying-V “pode ser comparado com a aeronave mais avançada de hoje, o Airbus A350”.

De acordo com a empresa, o Flying-V será menor do que o A350, dando-lhe resistência aerodinâmica. Contudo, a sua envergadura será a mesma, o que vai permitir usar as infraestruturas já existentes nos aeroportos, como portas e trilhos.

O novo avião transportará o mesmo número de passageiros do que o A350 (314 pessoas na configuração padrão) e terá o mesmo volume de carga (160 metros cúbicos).

Outra das grandes novidades deste aparelho futurista está nas suas asas. O projeto prevê que a cabine de passageiros, o porão e os tanques de combustível fiquem nas asas que vão formar o V.

“A sua aerodinâmica melhorada e peso reduzido farão com que consuma menos 20% de combustível do que o Airbus A350”, revela a companhia, prometendo ainda “melhorar a experiência dos passageiros durante o voo, a partir do arranjo dos assentos nas asas”.

O Flying-V deverá ser alimentado por motores turbofan, os mais eficientes no que respeita a combustível  atualmente. “No seu projeto atual, o Flying-V ainda voa com querosene, mas pode ser facilmente adaptado para usar inovações no sistema de propulsão, usando, por exemplo, turbofans reforçados eletricamente”, revelou a KLM.

A companhia aérea adiantou ainda que “um protótipo da aeronave e uma secção em tamanho real do interior do Flying-V serão oficialmente apresentados no ‘KLM Experience Days'”, que vai decorrer no Aeroporto de Schiphol, em Amesterdão, em outubro, data em que se assinala o 100.º aniversário da KLM.

A aeronave deverá estar pronta para voar entre 2040 e 2050.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …

Presidente do Chile decreta estado de emergência e diz que país está "em guerra" contra grupos de "criminosos"

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou que o país está "em guerra" contra os "criminosos" responsáveis pelos protestos violentos que causaram vítimas mortais e que levaram o Governo a decretar o estado de emergência …

Federação Nacional dos Médicos quer menos horas de trabalho em urgência

Este domingo, a Federação Nacional dos Médicos (FNAM) aprovou, em congresso, uma grelha salarial com base num horário de 35 horas, e a diminuição do trabalho em urgência de 18 para 12 horas semanais no …