/

Manuel Pinho reage às buscas: “Estavam embaraçados” por terem de levar “vinho barato”

2

José Sena Goulão / Lusa

O antigo Ministro da Economia Manuel Pinho

Manuel Pinho considera que as buscas foram uma “manobra de diversão” e diz que os inspetores estavam embaraçados por terem de levar algumas garrafas de vinho barato.

Os inspetores da Polícia Judiciária e os procuradores do Ministério Público fizeram novas buscas em casa de Manuel Pinho, em Braga, no âmbito do caso EDP/CMEC. Fotografias, quadros, tacos de golfe, garrafas de vinho e uma máquina de flippersforam alguns dos bens apreendidos esta quinta-feira.

Foram levadas perto de duas centenas de garrafas de vinho considerado corrente, segundo o Jornal de Notícias, incluindo vinho verde, vinho do Douro e alguns espanhóis. Também foi copiado o conteúdo do disco rígido do seu computador.

O Ministério Público avançou com o pedido de arresto da totalidade dos 26 mil euros brutos — cerca de 17 mil euros líquidos — da pensão do antigo ministro de José Sócrates, que já foi decretado pelo juiz Carlos Alexandre, avança o Observador.

O arresto preventivo da pensão acontece porque os magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) consideram que o seu património continua a ser insuficiente em relação ao produto dos alegados crimes.

A defesa de Manuel Pinho já reagiu, com o advogado Ricardo Sá Fernandes a criticar o Ministério Público, que diz apenas querer “humilhar” o antigo governante.

Já esta sexta-feira, em declarações ao semanário Expresso, o próprio Manuel Pinho reagiu às novas buscas à sua residência. Pinho considerou as buscas uma “manobra de diversão” e uma espécie de bullying.

“Uma manobra de diversão para tentar disfarçar a vergonha por que os procuradores e o juiz vão passar quando se verificar nas próximas semanas que são incapazes de acusar a EDP de ter sido favorecida em um euro que seja, depois de terem andado a investigar durante mais de dez anos e forçado a demissão dos seus responsáveis com base em que havia evidência esmagadora contra eles”, disse Manuel Pinho, por escrito, ao Expresso.

“Faço questão de dizer que os agentes que acompanharam o procurador foram corretíssimos e estavam embaraçados com a ideia de terem de levar umas garrafas de vinho barato, um jogo de flippers em segunda mão e uma estatueta de barro. Isto não lembra mesmo a ninguém”, acrescentou.

O ex-ministro foi constituído arguido no âmbito do caso EDP em 2017, por suspeitas de corrupção e branqueamento de capitais, num processo relacionado com dinheiros provenientes do Grupo Espírito Santo. No processo EDP/CMEC, o MP imputa aos antigos administradores António Mexia e Manso Neto quatro crimes de corrupção ativa e um crime de participação económica em negócio.

O caso está relacionado com os Custos de Manutenção do Equilíbrio Contratual (CMEC), no qual Mexia e Manso Neto são suspeitos de corrupção e participação económica em negócio para a manutenção do contrato das rendas excessivas, no qual, segundo o MP, terão corrompido o ex-ministro da Economia, Manuel Pinho, e o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade.

O processo tem ainda como arguidos o administrador da REN e antigo consultor de Manuel Pinho, João Conceição, o ex-secretário de Estado da Energia Artur Trindade, Pedro Furtado, responsável de regulação na empresa gestora das redes energéticas e o antigo presidente do BES, Ricardo Salgado.

  Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Tanto teatro, tanto teatro, que até dói.
    Efetivamente seria humilhação e /ou bullying- e assim parece que alguém quer fazê-lo parecer para a opinião pública! – se não fosse algo que lhe desse imenso jeito.
    Mas porque é que as investigações passam, durante anos a fio, ao lado de quem poderia falar de coisas úteis? Porque será que há tanto empenho nestes números mediáticos, deixando-se completamente de fora quaisquer hipóteses de se abrir uma nesga de porta que seja para que fale quem deveria falar?! Pobre país!….

  2. Tem mesmo cara de quem bebe “Vinho Barato” , talvez un ( Château Latour) seja para Ele un tintol barato , com a pensão vitalícia que recebe é natural !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.