Manuel Pinho quer os 1,8 milhões que Salgado lhe prometeu até à reforma

José Sena Goulão / Wikimedia

Manuel Pinho, ex-ministro da Economia

Manuel Pinho, antigo ministro da Economia, decidiu avançar para os tribunais para reclamar a reforma antecipada que Ricardo Salgado lhe garantiu até chegar aos 65 anos, acordo no qual o Novo Banco terá voltado atrás. O valor exigido chega aos 1,8 milhões de euros.

De acordo com o Expresso, o ex-ministro da Economia do primeiro governo de José Sócrates, que era quadro no BES, entrou no final da semana passada com um processo contra o Novo Banco e o Novo Banco África e defende o seu direito à reforma antecipada do BES, onde recebia até ao início do ano passado 39 mil euros por mês.

Manuel Pinho afirma ter direito a uma reforma antecipada, prometida por Ricardo Salgado, pelo trabalho como administrador da holding BES África, cargo pelo qual recebia um ordenado de 39 mil euros por mês, conforme noticiou o Expresso em outubro passado.

O ex-ministro assumiu o cargo no BES África em 2010 e acabou por ser dispensado no início de 2014 por alterações no plano de negócios do BES África.

Na altura, o banco recusou-se a continuar a pagar-lhe, mas Manuel Pinho avança agora com a prova por escrito da garantia que lhe foi dada por Ricardo Salgado, ainda presidente executivo do banco, que escreveu uma carta em que garantia que o ex-ministro se podia reformar antecipadamente, continuando a receber os salários a que tinha direito até à idade legal da reforma.

ZAP

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Muito bem, Sr Ministro, assim é que é, dão-lhe um taxo para exercer influencias, e depois você faz-lhes um bico e pede a indemnização. gente desta e nos precisamos. volte ao governo por favor…. e continue a fazer bicos

  2. Nunca simpatizei com este senhor, mas tiro o meu chapéu se ele oferecer o valor que reclama, para obras de beneficência, de outra forma acho que é um escândalo
    para os milhares de portugueses que têm mensalmente que viver com 1 (UM) porcento.

  3. Este traste com um bocado de sorte devai de sentar-se no mocho, porque também andou a mamar, agora que a teta secou, berra, isto é uma VRGONHA

  4. Tantas vezes que já votei no PS a pensar que aqui havia homens diferentes… Afinal este mundo está nas mãos dos espertos e o Zé é SEMPRE COMIDO. Depois admirem-se de surgiram lideres e partidos populistas e justicialistas e outros do mesmo tipo.

  5. Acho piada ao valores absurdos pagos a estes senhores para nao fazerem nada!
    E não é por ele ser PS, porque no PSD também há muita porcaria, a começar nesse passos fedelho, cavaco, relvas, portas…
    Este ano não me apanham, já nao voto PSD… Nem PS! Acabou-se!
    Tem de existir alternativa, porque CDS PSD ou PS… já cheira a podre!

  6. Se foi o Ricardo Salgado que lho prometeu, ele que pague. Nao devolvem o dinheiro que desviaram e querem reformas destas. Vao mas e trabalhar camada de oportunistas

  7. Por isto e muito mais é que o BES e muitos outros estão na situação em que estão. Onde esta espécie “rara” se instala, são piores que erva daninha. São como aliens, que se “hospedam” nas pessoas e só deixam o”hospedeiro, após a destruição deste.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …