“Gostaram da geringonça.” Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão “desiludidos”

Mário Cruz / Lusa

O histórico socialista, Manuel Alegre

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça.

Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, era preciso “haver vontades conjugadas”. “Tenho pena. Gostaria muito que o Partido Comunista, o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista fizessem um esforço para dar mais consistência ao espírito da geringonça” afirmou o escritor e histórico socialista em entrevista à Rádio Renascença.

“As pessoas que votam à esquerda gostaram da geringonça” e “não haver uma geringonça mais consistente contraria um pouco o sentido do voto das pessoas que votaram nos partidos da esquerda”, considera o escritor, homenageado este ano no Festival Escritaria, organizado pela autarquia de Penafiel.

Questionado sobre se esse eleitorado está desiludido, Alegre afirmou que “estão todos desiludidos”. “Os que votaram nos três principais partidos da esquerda, votaram a pensar que a geringonça continuaria. Tenho pena. O voluntarismo tem os seus limites e é preciso que haja vontades conjugadas.”

Sobre a chegada de novos partidos ao Parlamento, a análise do poeta não deixa dúvidas: trata-se de um “declínio dos partidos tradicionais” e, afirmou, “há sinais que obrigam a estar atentos”.

Em relação à extrema direita, que “está já em quase todos os parlamentos por toda a Europa”, o socialista admitiu: “sabia que mais cedo ou mais tarde chegaria aqui”.

“O que faz mais impressão é que, tal como aconteceu em França e em outros países, houve em determinadas zonas uma transferência direta do voto de esquerda para a extrema direita, nomeadamente em certas zonas do Alentejo e em certos bastiões tradicionais da esquerda, sublinhou.

“Temos que refletir politicamente e travar esse combate no plano político. Isto não vai lá com proclamações, vai com pedagogia”, defendeu o antigo deputado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado templo milenar usado em rituais pagãos de veneração da água

O local tem 3.000 anos, onde investigadores encontraram 21 sepulturas, bem como várias peças de cerâmica e anéis de cobre. O templo era usado em rituais pagãos de veneração da água. Uma equipa de arqueólogos encontrou …

Elon Musk diz que inovações da Neuralink vão conseguir curar o autismo

Musk disse que a sua empresa Neuralink iria "solucionar uma série de doenças neurológicas", entre as quais o autismo. Contudo, o autismo não é uma doença relacionada com o cérebro, mas sim uma perturbação do …

"Indivíduos desconhecidos" terão obrigado Marinha a apagar vídeo do incidente do USS Nimitz com um OVNI

Vários membros da Marinha que testemunharam o famoso Incidente do USS Nimitiz, em 2004, disseram que "indivíduos desconhecidos" apareceram depois do acontecimento e obrigaram-nos a apagar as gravações de vídeo. Em novembro de 2004, um porta-aviões …

Coreia do Norte detonou bomba atómica equivalente a 17 "Hiroshimas"

Dados de um satélite japonês revelam que a explosão de um teste nuclear na Coreia do Norte, em 2017, terá sido 17 vezes mais poderosa do que a bomba de Hiroshima. A Coreia do Norte estimou que …

Invenção financiada por Bill Gates pode invisivelmente resolver a malnutrição

Uma invenção financiada por Bill e Melinda Gates pode ser a solução para resolver o problema da malnutrição a nível mundial. O próximo passo é conseguir o apoio dos Governos locais. A malnutrição é um problema …

Com a ajuda de um radar, cientistas revelaram pegadas de mamutes e humanos pré-históricos

Espalhados pelo Monumento Nacional de White Sands, nos Estados Unidos, encontram-se os "rastos fantasma" de mamutes mortos há milhares de anos. Agora, investigadores conseguiram revelar pegadas de humanos. De acordo com o Science Alert, esta descoberta, …

A desertificação está progredir na Índia. Mas a solução pode estar no conhecimento tradicional

Quase 45% da área de Maharashtra está a transformar-se em deserto, assim como uma grande parte da Índia. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o ritmo da desertificação no país é agora …

Um dos videojogos mais famosos do mundo é acusado de propaganda anti-Rússia

Call of Duty é uma das franquias de maior sucesso na história dos videojogos, mas atualmente existem pedidos para boicotar o seu último lançamento devido à descrição de conflitos militares do jogo. Call of Duty: Modern …

Nova aplicação rastreia todos os seus passos em troca de descontos

Todas as pessoas gostam de aproveitar descontos, negócios e saldos. A Miles é uma nova aplicação que lhe oferece isso em troca de algo: a sua privacidade. A app rastreia todos os seus movimentos, disponibilizando descontos …

Mulher do amigo de Sócrates suspeita de chantagem e denuncia ex-governante

A mulher de Carlos Santos Silva, o empresário suspeito de ser o principal testa-de-ferro de José Sócrates, terá denunciado detalhes comprometedores sobre o antigo primeiro-ministro em conversas telefónicas que foram gravadas, no âmbito da Operação …