Manifestações por todo o Brasil pedem o fim do governo de Dilma

Wilson Dias / Agência Brasil

Manifestantes em Brasília contra a corrupção e pela saída de Dilma Rousseff

Manifestações pela saída da presidente Dilma Rousseff e o fim da corrupção estão a reunir milhares de brasileiros em mais de 300 cidades do país.

Os protestos estão a decorrer em municípios como o Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Paraná, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Tocantins, Pará ou São Paulo, além do distrito federal, Brasília. De acordo com o Movimento Vem pra Rua, as manifestações a favor do impeachment de Dilma podem chegar a 500 cidades.

De acordo com a Polícia Militar, o protesto em Brasília reuniu 100 mil pessoas, mais do que o dobro do que na manifestação de março de 2015, quando 45 mil pessoas compareceram.

Na capital brasileira, onde a manifestação estava marcada desde o ano passado, a maioria dos manifestantes veste roupas de cor verde e amarela da bandeira brasileira. Um boneco vestido de detento, chamado pelo movimento de Pixuleco, está amarrado ao chão. Alguns manifestantes alinharam-se em frente ao Congresso Nacional formando a frase “Fora, Dilma”.

De acordo com Breno Saradelo, coordenador do movimento em Brasília, a manifestação é um apelo “contra a corrupção institucionalizada, independentemente do governo e do partido”. Em vários momentos, os manifestantes defenderam uma “limpeza” de políticos corruptos, nomeadamente Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros, presidente do Senado, e de Dilma.

Tânia Rego / ABr

Manifestação a 13 de março contra a corrupção e pelo impeachment de Dilma

Manifestação a 13 de março contra a corrupção e pelo impeachment de Dilma

No Rio de Janeiro, a manifestação que se concentrou na orla de Copacabana foca-se no apoio à Operação Lava Jato, à Polícia Federal e ao juiz Sergio Moro, que julga o escândalo de corrupção na Petrobras.

Um dos carros de som na Avenida Atlântica traz uma faixa com a frase “Fora Comunismo”, enquanto o porta-voz do movimento chama pelo microfone “as famílias de bem, de direita, contra o PT” para participarem na manifestação.

Este discurso, no entanto, não é partilhado por todos os manifestantes. “Não sou de direita e não me sinto representada por este senhor. E ainda fica insultando a presidente. Acho feio. O ato é pela democracia e honestidade e é por isso que estou aqui”, afirmou Elvira Moraes, uma dona de casa de 63 anos, à Agência Brasil.

Outro manifestante afirma que “estar aqui é importante, porque acredito que nossa indignação pode pressionar o governo e as autoridades a acabarem com essa sujeira que tem assolado a política deste país”.

Em Brasília, um funcionário da Justiça Federal acredita que a corrupção não é de apenas um partido. “O Brasil precisa se reinventar. O que se está pedindo não é solução. O necessário seria convocar uma nova Constituinte”.

O PT também tinha marcadas manifestações em diversas cidades este domingo, mas a maioria acabou cancelada devido ao receio de confrontos com militantes favoráveis à saída de Dilma Rousseff.

Em algumas cidades, os sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros movimentos mantiveram a realização de manifestações pró-governo e pró-Lula, tais como Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

"DeepNude". Inteligência Artificial "tirou a roupa" a mulheres nas redes sociais

A empresa de informação Sensity alertou que mais de 100 mil imagens foram carregadas para um canal de Telegram onde um bot "tirou a roupa" de mulheres. A empresa de segurança Sensity revelou recentemente que existe …

Poluição atmosférica "custa" a cada citadino europeu 1.276 euros por ano

A poluição atmosférica "custa" 1.276 euros por ano a cada cidadão europeu residente em cidades, de acordo com um estudo da Aliança Europeia de Saúde Pública (EPHA) divulgado esta quarta-feira. O estudo chegou ao valor médio …

"Emergência arqueológica". O degelo dos Alpes está a "libertar" artefactos escondidos há milhares de anos

As alterações climáticas podem estar a ajudar os arqueólogos a encontrar artefactos escondidos nos glaciares do Alpes há milhares de anos. O derretimento dos glaciares dos Alpes está a "liberta" objetos que permaneceram congelados no tempo …

Thermite RS3 é o primeiro robô de combate a incêndios dos EUA (e está pronto a entrar ao serviço)

O Corpo de Bombeiros de Los Angeles, nos Estados Unidos, deu as boas-vindas ao mais recente membro da equipa: um bombeiro robótico. O Thermite RS3 é um rover de controlo remoto capaz de bombear milhares de …

Inventor dinamarquês que matou jornalista no seu submarino escapou da prisão (mas já foi apanhado)

O inventor dinamarquês Peter Madsen, condenado a prisão perpétua por torturar e assassinar a jornalista sueca Kim Wall, fugiu da prisão esta terça-feira.  As autoridades dinamarquesas capturaram-no minutos depois. Peter Madsen, o dinamarquês condenado a prisão …

Molécula descoberta por menina de 14 anos pode levar a uma cura para a covid-19

A jovem norte-americana de 14 anos, Anika Chebrolu, descobriu uma molécula que pode levar a uma potencial cura para a covid-19. Enquanto cientistas dos quatro cantos do mundo trabalham no desenvolvimento de uma vacina para a …

Cerca de 1.300 reclusos fogem de prisão no Congo após ataque do Estado Islâmico

Cerca de 1.300 reclusos escaparam de uma prisão na República Democrática do Congo na manhã de terça-feira, após um ataque reivindicado pelo Estado Islâmico, informou a Organização das Nações Unidas (ONU). Embora as autoridades locais tenham …

Amesterdão vai usar flores para impedir que os ciclistas estacionem bicicletas nas pontes

A cidade conhecida pelo uso de bicicletas, vai agora tomar uma medida em relação ao estacionamento destas nas pontes. Tudo para proteger as vistas para os seus famosos canais. Amesterdão orgulha-se de ser uma das cidades …

Morreu voluntário envolvido no ensaio da vacina de Oxford. Tinha 28 anos e era médico recém-formado

As autoridades de saúde brasileiras divulgaram esta quarta-feira a morte de um voluntário dos testes da vacina contra a covid-19, desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), …

Milo, o "comunicador de ação" que permite conversar em grupo durante atividades ao ar livre

Chegou o Milo, o novo aparelho que vai revolucionar as aventuras em grupo. Este pequeno dispositivo permite-lhe conversar com o seu grupo à distancia sem precisar de levar o smartphone para o meio da montanha, …