Manifestações por todo o Brasil pedem o fim do governo de Dilma

Wilson Dias / Agência Brasil

Manifestantes em Brasília contra a corrupção e pela saída de Dilma Rousseff

Manifestações pela saída da presidente Dilma Rousseff e o fim da corrupção estão a reunir milhares de brasileiros em mais de 300 cidades do país.

Os protestos estão a decorrer em municípios como o Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia, Paraná, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Tocantins, Pará ou São Paulo, além do distrito federal, Brasília. De acordo com o Movimento Vem pra Rua, as manifestações a favor do impeachment de Dilma podem chegar a 500 cidades.

De acordo com a Polícia Militar, o protesto em Brasília reuniu 100 mil pessoas, mais do que o dobro do que na manifestação de março de 2015, quando 45 mil pessoas compareceram.

Na capital brasileira, onde a manifestação estava marcada desde o ano passado, a maioria dos manifestantes veste roupas de cor verde e amarela da bandeira brasileira. Um boneco vestido de detento, chamado pelo movimento de Pixuleco, está amarrado ao chão. Alguns manifestantes alinharam-se em frente ao Congresso Nacional formando a frase “Fora, Dilma”.

De acordo com Breno Saradelo, coordenador do movimento em Brasília, a manifestação é um apelo “contra a corrupção institucionalizada, independentemente do governo e do partido”. Em vários momentos, os manifestantes defenderam uma “limpeza” de políticos corruptos, nomeadamente Eduardo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados, Renan Calheiros, presidente do Senado, e de Dilma.

Tânia Rego / ABr

Manifestação a 13 de março contra a corrupção e pelo impeachment de Dilma

Manifestação a 13 de março contra a corrupção e pelo impeachment de Dilma

No Rio de Janeiro, a manifestação que se concentrou na orla de Copacabana foca-se no apoio à Operação Lava Jato, à Polícia Federal e ao juiz Sergio Moro, que julga o escândalo de corrupção na Petrobras.

Um dos carros de som na Avenida Atlântica traz uma faixa com a frase “Fora Comunismo”, enquanto o porta-voz do movimento chama pelo microfone “as famílias de bem, de direita, contra o PT” para participarem na manifestação.

Este discurso, no entanto, não é partilhado por todos os manifestantes. “Não sou de direita e não me sinto representada por este senhor. E ainda fica insultando a presidente. Acho feio. O ato é pela democracia e honestidade e é por isso que estou aqui”, afirmou Elvira Moraes, uma dona de casa de 63 anos, à Agência Brasil.

Outro manifestante afirma que “estar aqui é importante, porque acredito que nossa indignação pode pressionar o governo e as autoridades a acabarem com essa sujeira que tem assolado a política deste país”.

Em Brasília, um funcionário da Justiça Federal acredita que a corrupção não é de apenas um partido. “O Brasil precisa se reinventar. O que se está pedindo não é solução. O necessário seria convocar uma nova Constituinte”.

O PT também tinha marcadas manifestações em diversas cidades este domingo, mas a maioria acabou cancelada devido ao receio de confrontos com militantes favoráveis à saída de Dilma Rousseff.

Em algumas cidades, os sindicalistas da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e outros movimentos mantiveram a realização de manifestações pró-governo e pró-Lula, tais como Fortaleza, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e apadrinhado pelos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …

Entre professoras e uma personal trainer, Braga é o concelho do país com mais candidatas mulheres

Cerca de 63% dos 308 concelhos de Portugal têm, pelo menos, uma mulher candidata à presidência de uma Câmara Municipal. A liderar surge Braga com cinco candidatas mulheres às eleições autárquicas de domingo. Há 194 concelhos …

Pais revoltados com professor que deu aula com máscara no queixo — e que publica vídeos obscenos online

PSP foi chamada à Secundária Eça de Queirós, na Póvoa do Varzim, porque docente — que sugeriu aos alunos que seguissem o seu canal de YouTube onde tem vídeos em cuecas e nu — deu …

Sem surpresas, Medina mantém Lisboa, mas sem maioria absoluta. Costa e Pedro Nuno juntos em ação de campanha

As sondagens apontam para uma vitória de Medina, ainda que com um resultado inferior ao de 2017. A grande surpresa na capital será a Iniciativa Liberal, partido que poderá eleger um vereador e inclinar o …

Instrumentos musicais detalham a evolução das relações da população sul-americana

Num novo estudo, os investigadores analisaram a diversidade musical em todo o continente sul-americano com uma revisão dos diferentes instrumentos encontrados nos registos arqueológicos e etnográficos. A música é tida como uma expressão intrínseca da diversidade …

Manchester United perdeu em casa (e não adiantou faltar às aulas)

Primeira derrota "interna" do United, num jogo que não contou com Cristiano Ronaldo. No duelo entre treinadores portugueses, Nuno venceu Lage. Houve encontro entre treinadores portugueses na terceira ronda da Taça da Liga inglesa. O Tottenham, …