As Maldivas vão construir uma cidade flutuante para responder à subida das águas

Uma empresa holandesa está a colaborar com o Governo das Maldivas para construir uma cidade flutuante como resposta à subida do nível do mar.

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar.

“Não podemos esperar”, alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas, Abdula Shahid, em declarações à agência Reuters no ano passado. “Para pequenos Estados, não é fácil. Quando obtivermos o financiamento, podemos estar debaixo de água”, lamentou.

Volvido um ano, o problema permanece e esta pequena nação começa a procurar alternativas sustentáveis. Como tal, uma empresa holandesa de arquitetura está a trabalhar com as Maldivas para criar uma cidade flutuante de 200 hectares.

É inspirada nos recifes de coral e alimentada por energia verde, escreve o Good News Network.

Como o próprio nome indica, os Países Baixos não são alheios à situação das Maldivas e a Dutch Docklands promete usar o seu expertise para ajudar o país que vive em pleno Oceano Índico e cuja economia depende fundamentalmente do turismo.

A ideia é que a ilha artificial fique numa lagoa de água quente a apenas dez minutos de barco de Malé, a capital das Maldivas. A “Cidade Flutuante das Maldivas” (CFM) será construída ao longo de uma rede flexível e cercada por ilhas maiores para quebrar a força das ondas do mar.

“No topo, a arquitetura tradicional das Maldivas dá o tom do plano de design da CFM, apoiada abaixo pela construção mais ecológica possível”, explica a Dutch Docklands. “A CFM oferece uma solução acessível, escalonável e vendível para um desenvolvimento aquático verdadeiramente sustentável”.

O plano também inclui a construção de estruturas artificiais de coral dentro e ao redor dos bairros para atrair vida marinha e proteger ainda mais a cidade das tempestades. A construção deve começar no próximo ano e terminar em 2027.

Adicionalmente, vai ser construída uma escola e um hospital, uma rede de energia renovável abastecerá a cidade.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …