Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar.

“Não podemos esperar”, alertou o ministro dos Negócios Estrangeiros das Maldivas,  Abdula Shahid, em declarações à agência Reuters.  “Para pequenos Estados, não é fácil. Quando obtivermos o financiamento, podemos estar debaixo de água”, lamentou.

Há dez anos, em outubro de 2009, o Governo das Maldivas, que tinha à época Mohamed Nasheed, como Presidente, reuniu-se no fundo do mar para alertar para os efeitos das alterações climáticas e o avanço do mar. Apesar do Conselho de Ministros inédito, a cinco metros de profundidade, as Maldivas não têm conseguido financiamento para construir infraestruturas para travar a subida das águas.

Em dezembro deste ano, durante a cimeira do clima da ONU, que decorreu em Madrid, Espanha, Maldivas e outros países mais vulneráveis pediram esforços concretos para conseguirem financiamento para lidar com o problema.

Apesar do apelo, voltaram sem resultados, como escreve a revista Sábado, dando conta que novas conversações estão marcadas para novembro deste ano.

Cerca de 80% das Malvidas, que recebe anualmente milhares de turistas, está um metro abaixo do nível do mar, deixando cerca de 530 mil habitantes locais vulneráveis.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O Pentágono, sabe muito mas mesmo muito sobre Ovnis e extraterrestres. Ainda deve ter em suas cadeias secretas, habitantes de outros planetas. Nada de novo sobre este tema. Esses arquivos um dia destes, serão tornados bem públicos.

RESPONDER

Enfermeiros que deixem de ser chefes regressam ao início da carreira

Há enfermeiros que regressaram ao início de carreira depois de terem abandonado as suas funções de chefia, revela o jornal Público. Tal como escreve o matutino, que avança a notícia esta quinta-feira, para que estes …

"Ronaldo foi abandonado pela equipa". Imprensa italiana arrasa Juve e elogia CR7

O Lyon tirou partido do fator casa e surpreendeu a octocampeã italiana, Juventus, em França, e ganhou esta quarta-feira uma vantagem importante - embora ténue - na eliminatória com os bianconeri para a Liga dos …

Costa desaconselha viagens de finalistas. Associação de pais diz que "não vale o risco"

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu esta quinta-feira que Portugal acabará por ter casos de coronavírus "mais cedo ou mais tarde". No entender líder do Executivo, que falava aos jornalistas em Bragança à margem da primeira …

Esquerda está contra, PSD não dá a mão. Montijo está em risco (mas "não há drama")

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, vai respeitar a decisão da maioria do Parlamento. "Acataremos, não há drama". Esta quarta-feira, Pedro Nuno Santos respondeu às críticas da esquerda acerca da vontade do Governo …

Reino Unido admite abandonar negociações com a União Europeia

O Governo britânico admite abandonar as negociações com a União Europeia (UE) para um acordo pós-Brexit se não houver progressos até junho, refere um documento publicado esta quinta-feira com a posição do Reino Unido. Num documento …

Bancos avisam: Proibir comissões vai levar a fecho de balcões e despedimentos

A Associação Portuguesa de Bancos (APB) é contra a proibição de comissões bancárias ou a sua limitação em valor e em número, no MB Way e nos contratos de crédito. As propostas vão ser discutidas …

Juiz Vaz das Neves usou Relação de Lisboa para ganhar 280 mil euros com julgamento privado

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa, usou o salão nobre do tribunal para um julgamento privado com o qual ganhou 280 mil euros. De acordo com o jornal Público, …

Sergio Ramos é rei e senhor dos cartões vermelhos. Domina em todas as provas

O central Sergio Ramos foi esta quarta-feira expulso pela 26.ª vez na derrota do Real Madrid no Bernabéu frente ao Manchester City (2-1), na primeira-mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. O futebolista espanhol …

Covid-19. Há oito novos casos suspeitos em Portugal (e vieram todos de Itália)

A Direção-Geral da Saúde confirmou 25 casos suspeitos, 18 dos quais tiveram resultados negativos depois de realizados testes laboratoriais. Nas últimas 24 horas, foram registados oito novos casos suspeitos. Dos novos casos suspeitos, cinco no Hospital …

SC Braga eliminado da Liga Europa. FC Porto e Benfica obrigados a vencer

O Sporting de Braga perdeu esta quarta-feira por 1-0 na receção aos escoceses do Rangers, em jogo da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, sendo eliminado da competição europeia. O …