Duas ilhas da Indonésia já afundaram e há outras quatro prestes a desaparecer

Duas pequenas ilhas localizadas na província de Sumatra do Sul, na Indonésia, afundaram, havendo outras quatro prestes a desaparecer devido à subida do nível médio da água do mar, relata a imprensa local.

As Ilhas Betet e Gundul estão atualmente submersas em um e três metros, respetivamente, abaixo do nível das águas do mar, de acordo com o jornal Jakarta Post, que cita dados do Fórum Ambiental da Indonésia (WALHI).

Estas ilhas estavam desabitadas. Uma destas, Betet, fazia parte do Parque Nacional de Berbak-Sembilang”, disse o diretor executivo da WALHI, Hairul Sobri.

Em 2018, recorde-se, a UNESCO declarou este parque reserva mundial da biosfera.

“Se nenhum esforço significativo for feito para enfrentar os oceanos em constante crescimento, outras quatro ilhas da região (…) poderão seguir o exemplo e desaparecer mais cedo ou mais tarde”, alertou o mesmo responsável.

Das quatro ilhas em risco, uma – a ilha de Burung – já está ao mesmo nível do mar. As restantes três ainda o ultrapassam: Kalong e Salah Namo estão a cerca de dois metros acima do nível do mar, e Kramat a três.

Moradores podem ter que deixar a ilha

Em declarações ao Jakarta Post, o chefe de um bairro da ilha de Salah Namo disse que os moradores sabem que a sua ilha pode também afundar e que podem ser forçados a deixar as suas casas. Syahrul explicou que a maioria dos habitantes locais se mudou para a ilha em 1970 para se dedicar ao cultivo de arroz e à pesca,

Em 1990, contou, os moradores tinham grandes campos de cultivo. Agora, o cenário mudou. “Não há campos em frente das nossas casas. Muitas pessoas mudaram-se”, disse.

O aumento do nível das águas do mar ameaça vários arquipélagos, como é o caso da Indonésia, onde milhões de pessoas vivem em áreas costeiras baixas, espalhadas por cerca de 17.000 ilhas no total.

Este é um problema já conhecido: em agosto de 2019, o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que a capital do país deixaria de ser Jakarta, passando para a ilha do Bornéu. Atualmente, cerca de 40% de Jarkarta já se encontra abaixo do nível do mar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «…“Se nenhum esforço significativo for feito para enfrentar os oceanos em constante crescimento, outras quatro ilhas da região (…) poderão seguir o exemplo e desaparecer mais cedo ou mais tarde”…»

    Este indivíduo deve ser esquizofrénico, agora quer que os Seres-Humanos controlem ou condicionem as forças da Natureza e os seus normais processos de desenvolvimento e adaptação do seu Eco-Sistema.

    É com cada maluco(a).

RESPONDER

Governo vai integrar nos quadros quase 3.000 profissionais de saúde

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira o decreto-lei que permite integrar nos quadros quase três mil profissionais do Serviço Nacional de Saúde. Em comunicado, o Governo explica que a conversão do vínculo laboral de 2.995 …

Quatro defensores dos direitos humanos, indígenas e ambientais recebem "Nobel Alternativo"

Duas advogadas, do Irão e da Nicarágua, um advogado dos Estados Unidos (EUA) e um ativista da Bielorrússia foram esta quinta-feira distinguidos, em Estocolmo, com o "prémio Nobel Alternativo" que pretende "impulsionar mudanças sociais urgentes …

PJ diz que há “condições” para alargar colaboração com Rui Pinto

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu a possibilidade de a colaboração com Rui Pinto poder “ir além” da abertura dos discos encriptados e apreendidos ao criador do Football Leaks, reconheceu esta quinta-feira o inspetor José Amador. "Temos …

Netanyahu avisa que confinamento em Israel pode durar um ano

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse esta quinta-feira que o confinamento no país pode prolongar-se durante meses ou mesmo "um ano" após uma reunião em que foram debatidas novas restrições contra a propagação da …

FC Porto com City na Champions. Ronaldo volta a encontrar Messi

O FC Porto vai defrontar os ingleses do Manchester City, os gregos do Olympiacos e os franceses do Marselha no Grupo C da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol, ditou esta quinta-feira …

Cabrita pede abertura de inquérito a fuga de 17 migrantes. Cinco já terão sido apanhados

O ministro da Administração Interna pediu a abertura de um inquérito à fuga de 17 migrantes do norte de África que desembarcaram em setembro no Algarve e fugiram, durante a madrugada, do quartel em Tavira …

Governo chega a acordo com Madrid para alargar restrições a toda a comunidade

O Governo espanhol anunciou, esta quarta-feira, um acordo que estende medidas para combater a covid-19, já em vigor em partes da Comunidade Autónoma de Madrid, a toda a capital e várias localidades da periferia onde …

Ciclista suspenso por defender Trump

Quinn Simmons respondeu no Twitter a uma jornalista e a sua equipa suspendeu o atleta. Um "adeus" e uma mão negra na origem da polémica. Quinn Simmons foi campeão do mundo de ciclismo no ano passado, …

Bolsonaro considera "lamentável" discurso de Biden que apela ao país que pare de destruir a Amazónia

Jair Bolsonaro classificou como “lamentável” o comentário de Joe Biden durante  o debate presidencial que ocorreu na madrugada de terça-feira. O candidato democrata mostrou-se preocupado com o facto das florestas tropicais no Brasil estarem a …

Ex-responsável militar acusado de fazer compras pessoais e cobrar ao Exército

Um antigo responsável militar mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de 7.600 euros, feitas ao longo de seis meses. Um antigo responsável militar no Porto mandou cobrar ao Exército compras pessoais no valor de …