Duas ilhas da Indonésia já afundaram e há outras quatro prestes a desaparecer

Duas pequenas ilhas localizadas na província de Sumatra do Sul, na Indonésia, afundaram, havendo outras quatro prestes a desaparecer devido à subida do nível médio da água do mar, relata a imprensa local.

As Ilhas Betet e Gundul estão atualmente submersas em um e três metros, respetivamente, abaixo do nível das águas do mar, de acordo com o jornal Jakarta Post, que cita dados do Fórum Ambiental da Indonésia (WALHI).

Estas ilhas estavam desabitadas. Uma destas, Betet, fazia parte do Parque Nacional de Berbak-Sembilang”, disse o diretor executivo da WALHI, Hairul Sobri.

Em 2018, recorde-se, a UNESCO declarou este parque reserva mundial da biosfera.

“Se nenhum esforço significativo for feito para enfrentar os oceanos em constante crescimento, outras quatro ilhas da região (…) poderão seguir o exemplo e desaparecer mais cedo ou mais tarde”, alertou o mesmo responsável.

Das quatro ilhas em risco, uma – a ilha de Burung – já está ao mesmo nível do mar. As restantes três ainda o ultrapassam: Kalong e Salah Namo estão a cerca de dois metros acima do nível do mar, e Kramat a três.

Moradores podem ter que deixar a ilha

Em declarações ao Jakarta Post, o chefe de um bairro da ilha de Salah Namo disse que os moradores sabem que a sua ilha pode também afundar e que podem ser forçados a deixar as suas casas. Syahrul explicou que a maioria dos habitantes locais se mudou para a ilha em 1970 para se dedicar ao cultivo de arroz e à pesca,

Em 1990, contou, os moradores tinham grandes campos de cultivo. Agora, o cenário mudou. “Não há campos em frente das nossas casas. Muitas pessoas mudaram-se”, disse.

O aumento do nível das águas do mar ameaça vários arquipélagos, como é o caso da Indonésia, onde milhões de pessoas vivem em áreas costeiras baixas, espalhadas por cerca de 17.000 ilhas no total.

Este é um problema já conhecido: em agosto de 2019, o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que a capital do país deixaria de ser Jakarta, passando para a ilha do Bornéu. Atualmente, cerca de 40% de Jarkarta já se encontra abaixo do nível do mar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. «…“Se nenhum esforço significativo for feito para enfrentar os oceanos em constante crescimento, outras quatro ilhas da região (…) poderão seguir o exemplo e desaparecer mais cedo ou mais tarde”…»

    Este indivíduo deve ser esquizofrénico, agora quer que os Seres-Humanos controlem ou condicionem as forças da Natureza e os seus normais processos de desenvolvimento e adaptação do seu Eco-Sistema.

    É com cada maluco(a).

RESPONDER

Jackson Martínez recorda penálti falhado: "Adeptos do Benfica pensam que me vendi"

Os adeptos do Benfica não esquecem o penálti falhado por Jackson Martínez frente ao FC Porto, esta temporada. O golo teria colocado o Portimonense na frente do marcador. Em entrevista ao jornal Record, o avançado do …

"Solidariedade não é dar dinheiro." Holanda finca o pé e até critica Itália por "internar os mais velhos"

Há um novo braço-de-ferro na União Europeia (UE) entre os países do Norte e do Sul. Tudo por causa dos famigerados "coronabonds", instrumentos de dívida comum que países como Portugal, Espanha e Itália defendem para …

Vaga de doentes graves nas urgências poderá deixar SNS "inacessível"

Uma vaga de doentes graves às urgências, a juntar a cirurgias e consultas reagendadas, pode vir a deixar o SNS "inacessível" no futuro, alerta o presidente da Associação de Administradores Hospitalares. As idas à urgência nas …

CDS quer cheque de emergência para empresas encerradas

Uma das medidas, apresentadas por Francisco Rodrigues dos Santos, é a atribuição, às pequenas e médias empresas “encerradas ou com a actividade suspensa, um cheque de emergência no valor máximo de 15 mil euros”. O CDS …

Espanha regista 832 mortos nas últimas 24 horas. É o dia mais mortífero no país

A Espanha registou, nas últimas 24 horas, 832 mortos com o novo coronavírus, o maior número de vítimas mortais num só dia, elevando o balanço total para 5.690, de acordo com a última atualização das …

"O Brasil não pode parar". Bolsonaro compra campanha contra o isolamento social

Jair Bolsonaro gastou cerca de 800 mil euros numa campanha contra o isolamento social com o mote "O Brasil Não Pode Parar". O presidente brasileiro tem desvalorizado a pandemia de covid-19. Face à pandemia de covid-19, …

Crise leva Costa a reforçar intenções de voto. Ventura chega ao quarto lugar

Na mais recente sondagem às intenções de voto, os portugueses mostram estar de confiança reforçada em António Costa. O Chega ganha força e chega ao quarto lugar. Numa sondagem que apenas capta os primeiros dias do …

Descoberta criatura que pode ser o antepassado de quase todos os animais

Cientistas podem ter descoberto um dos primeiros ancestrais da árvore genealógica: uma criatura semelhante a um verme chamado Ikaria wariootia. Segundo a revista Newsweek, a minúscula criatura, parecida com um verme, é o exemplar mais antigo …

Bombardeamento israelita em Gaza em plena crise do novo coronavírus

O exército israelita bombardeou hoje postos do movimento radical Hamas em Gaza, em represália contra o disparo de um míssil, no primeiro confronto registado no enclave palestiniano em pleno surto do novo coronavírus, noticiou a …

Avião com material médico vindo da China chegou sem ventiladores e reagentes

O avião da Hi Fly que aterrou esta sexta-feira em Lisboa com material médico para ajudar Portugal a mitigar a pandemia de covid-19 chegou apenas com 24 das 35 toneladas previstas, faltando os reagentes para …