/

Duas ilhas da Indonésia já afundaram e há outras quatro prestes a desaparecer

1

Duas pequenas ilhas localizadas na província de Sumatra do Sul, na Indonésia, afundaram, havendo outras quatro prestes a desaparecer devido à subida do nível médio da água do mar, relata a imprensa local.

As Ilhas Betet e Gundul estão atualmente submersas em um e três metros, respetivamente, abaixo do nível das águas do mar, de acordo com o jornal Jakarta Post, que cita dados do Fórum Ambiental da Indonésia (WALHI).

Estas ilhas estavam desabitadas. Uma destas, Betet, fazia parte do Parque Nacional de Berbak-Sembilang”, disse o diretor executivo da WALHI, Hairul Sobri.

Em 2018, recorde-se, a UNESCO declarou este parque reserva mundial da biosfera.

“Se nenhum esforço significativo for feito para enfrentar os oceanos em constante crescimento, outras quatro ilhas da região (…) poderão seguir o exemplo e desaparecer mais cedo ou mais tarde”, alertou o mesmo responsável.

Das quatro ilhas em risco, uma – a ilha de Burung – já está ao mesmo nível do mar. As restantes três ainda o ultrapassam: Kalong e Salah Namo estão a cerca de dois metros acima do nível do mar, e Kramat a três.

Moradores podem ter que deixar a ilha

Em declarações ao Jakarta Post, o chefe de um bairro da ilha de Salah Namo disse que os moradores sabem que a sua ilha pode também afundar e que podem ser forçados a deixar as suas casas. Syahrul explicou que a maioria dos habitantes locais se mudou para a ilha em 1970 para se dedicar ao cultivo de arroz e à pesca,

Em 1990, contou, os moradores tinham grandes campos de cultivo. Agora, o cenário mudou. “Não há campos em frente das nossas casas. Muitas pessoas mudaram-se”, disse.

O aumento do nível das águas do mar ameaça vários arquipélagos, como é o caso da Indonésia, onde milhões de pessoas vivem em áreas costeiras baixas, espalhadas por cerca de 17.000 ilhas no total.

Este é um problema já conhecido: em agosto de 2019, o Presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou que a capital do país deixaria de ser Jakarta, passando para a ilha do Bornéu. Atualmente, cerca de 40% de Jarkarta já se encontra abaixo do nível do mar.

ZAP //

1 Comment

  1. «…“Se nenhum esforço significativo for feito para enfrentar os oceanos em constante crescimento, outras quatro ilhas da região (…) poderão seguir o exemplo e desaparecer mais cedo ou mais tarde”…»

    Este indivíduo deve ser esquizofrénico, agora quer que os Seres-Humanos controlem ou condicionem as forças da Natureza e os seus normais processos de desenvolvimento e adaptação do seu Eco-Sistema.

    É com cada maluco(a).

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.