Depois da Indonésia, a Tailândia também pondera mudar de capital

O primeiro-ministro tailandês, Prayut Chan-o-cha, afirmou que existe “a possibilidade” de mudar a capital do país de Banguecoque para outra cidade, como planeia também a Indonésia.

Segundo noticiou o Público esta segunda-feira, tanto Jacarta como Banguecoque sofrem de problemas como sobrepopulação, poluição, aumento do nível das águas do mar e congestionamento do trânsito.

Há duas opções para uma potencial mudança, disse o chefe do Governo e antigo general Prayut Chan-o-cha, numa conferência na semana passada, citado pelo Guardian: “A primeira é encontrar uma cidade que não seja demasiado longe e para a qual a mudança não seja demasiado cara. A segunda é uma mudança para os subúrbios de Banguecoque para reduzir a concentração de pessoas”.

Caso se optasse pela segunda hipótese, uma mudança dos organismos governamentais para uma zona ao redor da cidade ajudaria a limitar o tráfego e reduzir a necessidade de chegar até ao centro. Mas ainda são necessários estudos sobre o impacto social e económico de uma destas mudanças, acrescentou o primeiro-ministro.

Não é a primeira vez que se levanta a hipótese de mudar a capital da Tailândia, com o anterior chefe de Governo Thaksin Shinawatra a propor mover a capital para Nakhon Nayok, uma província a 100 quilómetros da capital.

Tanto na Indonésia como na Tailândia, a ideia provocou reações de ceticismo e dúvidas se iria mesmo avançar, mas na Indonésia os planos estão mais avançados e a data da mudança apontada para 2024.

Thosaporn Sirisamphand, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Económico e Social, disse ao jornal Bangkok Post que este pode ter sido um comentário feito de passagem pelo primeiro-ministro, já que este não ordenou quaisquer estudos ao conselho e uma mudança destas precisaria de ter estudos prévios.

Banguecoque é a oitava cidade do mundo com mais tráfego, segundo um estudo de 2018. Jacarta é a sétima. O primeiro lugar é ocupado por Mumbai, na Índia.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …

Termina o dever cívico de confinamento

O Conselho de Ministros aprovou esta sexta-feira o fim do “dever cívico de recolhimento”, que entrará em vigor na próxima segunda-feira, prevê a resolução que prolongou a situação de calamidade até 14 de junho. A situação …

"Ratos" de musgo espalham-se pelos glaciares do Ártico (e intrigam cientistas)

A presença de estranhas bolas de musgos nos ecossistemas de glaciares tem atraído a atenção da comunidade científica. Estas estranhas criatura proliferam no Ártico, mas também em regiões da Islândia e América do Sul. Especialistas de …

Há 29 países que podem visitar a Grécia a partir de 15 de junho. Portugal ficou de fora

A partir de 15 de junho, cidadãos oriundos de 29 países poderão visitar a Grécia, revelou esta sexta-feira o Governo helénico, dando conta que a lista elaborada teve em conta a situação epidemiológica de cada …

Portugal Continental não vai ter quarentena para turistas

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta sexta-feira que Portugal continental não vai aplicar normas de quarentena para quem vier de fora do país. No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se …

Jovem de 19 anos morre atingido por disparos durante protesto pela morte de George Floyd

Um jovem de 19 anos morreu depois de alguém que seguia num carro ter disparado sobre uma multidão de pessoas que protestavam contra o homicídio do afro-americano George Floyd, indicou uma porta-voz da polícia de …

O campo magnético da Terra está a enfraquecer misteriosamente

Novos dados de satélite da Agência Espacial Europeia (ESA) mostram que o campo magnético da Terra está a enfraquecer entre África e a América do Sul. O enfraquecimento do campo magnético da Terra está relacionado com …

Morreram os primeiros dois capacetes azuis vítimas da covid-19

Dois militares da força de manutenção da paz das Nações Unidas no Mali morreram devido à covid-19, os primeiros entre cerca de 100.000 soldados e polícias destacados em 15 missões no mundo. "Infelizmente, ontem [quinta-feira] e …

Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível"

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no "mais mortífero ângulo possível", concluiu uma investigação do Imperial College de …

O Sol pode ser fruto de um acidente galáctico entre a Via Láctea e uma galáxia anã

Uma pequena galáxia, chamada Sagitário, moldou a Via Láctea há milhares de milhões de anos: cada vez que passou perto da nossa galáxia, causou fortes explosões de formação estelar que podem até ter originado o …