/

Governo da Malásia pede desculpa após recomendações sexistas para período de confinamento

O Governo da Malásia pediu desculpas após reações contra recomendações consideradas sexistas dirigidas às mulheres durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19, que já causou naquele país causou três mortes e 2.766 infetados.

Segundo noticiou a agência Lusa, sob o lema “Kebahagiaan Rumahtangga” (Harmonia em casa), foram sugeridas às mulheres comportamentos para evitarem discussões com os maridos durante o período de confinamento, tal como rir timidamente ou falar num tom doce, semelhante ao do popular personagem de manga Doraemon, um gato robô.

Os conselhos, publicados segunda-feira pelo Ministério da Malásia para o Desenvolvimento da Mulher e da Família, visavam manter uma relação positiva no ambiente familiar e de trabalho, segundo os autores. O Governo decretou o confinamento no país a partir de dia 18 de março.

“Se o seu marido realiza uma tarefa [doméstica] de uma maneira que não gosta, evite incomodá-lo” ou “conte de 1 a 20 antes de discutir”, são algumas dicas da lista mencionadas, que foram apagadas um dia após a sua publicação.

Muitos malaios criticaram os conselhos nas redes sociais, apelidando-os de sexistas, fizeram com que o ministério emitisse um pedido de desculpas na noite de terça-feira. “Pedimos desculpas se houve conselhos inadequados e se ofendemos as sensibilidades de certos grupos. Seremos mais cuidadosos no futuro”, lê-se na declaração.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infetou mais de 828 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 41 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 165 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O Brasil ultrapassou na terça-feira a barreira dos 200 mortos pelo novo coronavírus, tendo registado até ao momento 201 óbitos e 5.717 infetados, anunciou o Governo brasileiro, acrescentando que foram confirmados 1.138 casos positivos nas últimas 24 horas.

Lusa //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.