Portugal regista mais uma morte e 334 novos casos. Internamentos voltam a subir

António Pedro Santos / Lusa

Nas últimas 24 horas, foram confirmados 334 novos casos e registou-se mais um óbito. O boletim deste domingo dá ainda conta de mais 229 recuperados.

Segundo o boletim epidemiológico deste domingo, dia 16 de maio, atualmente contam-se 22.275 casos ativos de contágio por covid-19, mais 104 que no dia anterior. O número traduz um aumento de 334 novas infeções últimas 24 horas.

Os números divulgados elevam para 802.900 os que já recuperaram da doença, mas sinalizam a existência de 245 doentes internados, mais 22 do que no sábado, e 76 em unidades de cuidados intensivos, mais 5 do que na véspera.

Relativamente aos internamentos, os números deste domingo representam a maior subida desde 19 de abril, dia em que se registou um aumento de 26 hospitalizações.

No dia de hoje, a incidência da covid-19 por 100 mil habitantes cai e o Rt – índice de transmissibilidade – mantém-se inalterado desde sexta-feira.

A incidência é de 50,3 no território nacional e de 48,1 no continente (menos de metade da linha vermelha dos 120) e o Rt passa para 0,95 no Continente e na globalidade do território nacional.

O único óbito registado nas últimas 24 horas ocorreu no Norte. A região foi a que também teve um maior aumento do número de casos: mais 141.

As regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Centro e Algarve contabilizam, respetivamente, 82, 33 e 22 novos casos nas últimas 24 horas, mas sem óbitos a registar.

Os dados surgem depois de o Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, ter vindo afirmar que “não está a ser equacionada” a possibilidade de acabar com a obrigatoriedade de uso de máscara para quem tenha sido já vacinado.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …