Mais de um milhão de pecadores iranianos consomem álcool

Oatsandsugar / Flickr

Beber chá não é pecado

Beber chá não é pecado

Mais de um milhão de iranianos, de uma população de 77 milhões, consomem álcool, afirmou um participante no primeiro Congresso Mundial sobre o abuso de álcool do Irão.

A agência de noticias dos estudantes iranianos (ISNA) atribui esta afirmação ao Dr. Reza Afshari, presidente da associação de medicina tóxicológica da Ásia do Pacifico, baseada num estudo realizado ao longo de um ano, que acabou em março de 2013.

“Mais de um milhão de Iranianos consomem álcool. 30% dos consumidores são mulheres e 70% homens” afirmou Afshari.

No fim do ano passado foi aberto no Irão o primeiro centro para a desintoxicação de alcoólicos, cujos numeros foram estimados em 200.000 em toda a nação pelas autoridades Iranianas.

O consumo, posse ou venda de bebidas alcoólicas é ilegal no Irão desde a revolução de 1979, e apenas a minoria cristã possui o direito de as produzir.

De acordo com a Sharia (lei muçulmana), o consumo de álcool é mesmo pecado. O artigo 179 da lei estabelece que a terceira violação desta lei é punível com a pena de morte.

Devido à escala do problema a polícia iraniana monta frequentemente testes ao hálito nas estradas do país, sendo a multa de dois milhões de Rials Iranianos (44 Euros).

Grande parte do ácool consumido no Irão é contrabandeado do Curdistão Iraquiano, uma região autónoma do Iraque, mas os Iranianos podem comprar álcool local mais barato.

Relatos da imprensa referem frequentemente casos de mortes relacionadas com o consumo de álcool adulterado.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Franceses não dão tréguas. Greves podem durar até ao Natal

As mobilizações em França contra a reforma dos sistema de pensões, que paralisam vários setores mas sobretudo os transportes públicos, entraram no seu nono dia esta sexta-feira e podem continuar até ao Natal. Os sindicatos de …

Treinadores portugueses dominam provas europeias. Vão 9 a sorteio

Nove treinadores portugueses vão continuar das provas europeias, que incluem a Liga Europa e a Liga dos Campeões. Ao todo, seguem nas competições 48 clubes, que vão ver o seu futuro decidido no sorteio da …

Aumentos da Função Pública. Frente Comum abandona negociações com o Governo (e já pensa em formas de luta)

A Frente Comum dos Sindicatos da Administração Pública abandonou as negociações com o Governo sobre as medidas a incluir no próximo Orçamento do Estado, indignada com os aumentos salariais de 0,3% propostos pelo Executivo. Segundo relatou …

Alphonso Davies. De um refugiado no Gana a um dos maiores prodígios da Baviera

Alphonso Davies é um dos maiores talentos do futebol mundial na atualidade. O jogador nasceu num campo de refugiados no Gana e brilha agora nos relvados de Munique. Nascido já no novo milénio, Alphonso Davies é …

Bruxelas deverá aceitar redução do IVA da luz por escalões de consumo

A intenção do Governo de aplicar uma redução do IVA da eletricidade por escalões de consumo deverá ter o aval da Comissão Europeia. A notícia é avançado pelo Jornal de Negócios, que recorda que, em abril, …

Diretora da RTP boicotou investigação do "Sexta às 9" a instituto onde deu aulas

A diretora da RTP Maria Flor Pedroso confessou ter informado a diretora de uma instituição de ensino sobre uma investigação que estava a ser feita pela equipa do programa "Sexta às 9". Há uma nova polémica …

Bruno Lage renova com o Benfica até 2024

O treinador do Benfica, Bruno Lage, renovou o contrato até 2024, anunciou hoje o clube campeão português de futebol, no seu site oficial. Bruno Lage, de 43 anos, assumiu o comando da equipa principal do Benfica …

Autonomia para a contratação nos hospitais continua a depender de Centeno

Os hospitais já não precisam de autorização do Ministério das Finanças para substituir os profissionais de saúde. Porém, se quiserem ter total autonomia, continuam a precisar da aprovação do ministério tutelado por Mário Centeno. Na quarta-feira, …

Portugal garante duas entradas diretas na Champions de 2021/22

Portugal assegurou esta quinta-feira que vai terminar a época 2019/20 no 'top 6' do ranking de clubes de UEFA, garantindo duas entradas diretas, mais uma equipa na terceira pré-eliminatória, na Liga dos Campeões de futebol …

EDP processa Estado e reclama 717 milhões de euros

A EDP está a processar o Estado português, exigindo uma compensação de 717 milhões de euros devido ao antigo fundo de hidraulicidade. O Governo recusa essa hipótese. A EDP avançou com um processo contra o Estado …