Mais de um milhão de pecadores iranianos consomem álcool

Oatsandsugar / Flickr

Beber chá não é pecado

Beber chá não é pecado

Mais de um milhão de iranianos, de uma população de 77 milhões, consomem álcool, afirmou um participante no primeiro Congresso Mundial sobre o abuso de álcool do Irão.

A agência de noticias dos estudantes iranianos (ISNA) atribui esta afirmação ao Dr. Reza Afshari, presidente da associação de medicina tóxicológica da Ásia do Pacifico, baseada num estudo realizado ao longo de um ano, que acabou em março de 2013.

“Mais de um milhão de Iranianos consomem álcool. 30% dos consumidores são mulheres e 70% homens” afirmou Afshari.

No fim do ano passado foi aberto no Irão o primeiro centro para a desintoxicação de alcoólicos, cujos numeros foram estimados em 200.000 em toda a nação pelas autoridades Iranianas.

O consumo, posse ou venda de bebidas alcoólicas é ilegal no Irão desde a revolução de 1979, e apenas a minoria cristã possui o direito de as produzir.

De acordo com a Sharia (lei muçulmana), o consumo de álcool é mesmo pecado. O artigo 179 da lei estabelece que a terceira violação desta lei é punível com a pena de morte.

Devido à escala do problema a polícia iraniana monta frequentemente testes ao hálito nas estradas do país, sendo a multa de dois milhões de Rials Iranianos (44 Euros).

Grande parte do ácool consumido no Irão é contrabandeado do Curdistão Iraquiano, uma região autónoma do Iraque, mas os Iranianos podem comprar álcool local mais barato.

Relatos da imprensa referem frequentemente casos de mortes relacionadas com o consumo de álcool adulterado.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …

“É a desilusão”. PSD queria novos ministros na Saúde, Educação e Justiça

  O PSD defendeu esta quarta-feira que "não há um novo Governo", mas "uma remodelação com alargamento", com um executivo aumentado e "mais partidário", considerando "uma desilusão" a continuidade em pastas como Saúde, Educação e Justiça. "Não …

Dobradinha poderá render 1,6 milhões de euros a Bruno Lage

Caso consiga alcançar a dobradinha, isto é, vencer o campeonato e a Taça de Portugal, o treinador do Benfica, Bruno Lage, receberá em prémios cerca de 1,6 milhões de euros brutos, avança a imprensa desportiva. A …

Lisboa aumenta seis vezes IMI de prédios devolutos nos centros

A Câmara de Lisboa vai aumentar, em 2020, seis vezes a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios devolutos nas zonas de maior pressão urbanística, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, …

Polícia entrou na federação de futebol da Bulgária e deteve cinco pessoas

Já depois de Borislav Mihailov se ter demitido da presidência da federação da Bulgária, uma unidade da estrutura policial que luta contra o crime organizado no país entrou esta terça-feira na sede da federação, em …

Família holandesa vivia há 9 anos numa cave à espera “do fim dos tempos”

A policia holandesa encontrou uma família de seis pessoas na cave de uma quinta no nordeste do país, onde viviam em isolamento há nove anos e, segundo a imprensa, esperavam “o fim dos tempos”. A polícia …

Kim Jong-un subiu montanha sagrada a cavalo (e deixou a Coreia à espera de um grande anúncio)

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, foi ao monte Paektu, a montanha considerada sagrada pelos norte-coreanos, dar um passeio a cavalo. As imagens foram divulgadas pela agência estatal KCNA, tendo surgido especulações de que virá aí …