/

Governo vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe

José Sena Goulão / Lusa

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales

O Governo vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe para se preparar para o próximo inverno. Portugal fica com um total de 2,2 milhões de doses.

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta sexta-feira que o Governo vai comprar mais 146 mil doses da vacina da gripe para reforçar e preparar o inverno.

Segundo as declarações que transmitiu numa entrevista à TVI24, o reforço representa um aumento de 7% em relação ao ano passado. Portugal fica, assim, com um total de 2,2 milhões de doses.

“Nesta época 2021/2022 vamos fazer um reforço de 7%, mais 146 mil doses para podermos estar preparados para esta situação”, disse o representante, acrescentando que está a ser feito um referencial “que sairá dentro de pouco tempo”, com o objetivo de reforçar a vigilância epidemiológica e a vacinação da gripe sazonal.

Lacerda Sales sublinhou ainda que as aprendizagens que foram feitas com a pandemia de covid-19 não devem ser esquecidas. “A gripe este ano foi residual, em função do conjunto de métodos de barreira que temos. Houve aqui uma aprendizagem e por isso eu acho que devemos utilizar essas aprendizagens de futuro, para que possamos estar mais protegidos.”

Num comunicado enviado às redações, a DGS e o Ministério da Saúde referem que “a campanha de vacinação contra a gripe deverá começar no início de outubro, com a vacinação dos grupos prioritários” – lares, serviços de apoio domiciliário, centros de acolhimento temporário e unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), e, depois, os profissionais de saúde e mulheres grávidas.

“No SNS, a vacina é gratuita para cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos, para pessoas residentes ou internadas em instituições, para pessoas com algumas doenças específicas, para profissionais de saúde do SNS e para os bombeiros”, lê-se na nota, citada pela TSF.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.