/

Há maioria para aprovar IVA da tauromaquia a 6%

23

A proposta de alteração ao Orçamento do Estado para 2019 que o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Cultura, Graça Fonseca, queriam ver chumbada reúne apoio suficiente para ser aprovada.

O PS não está sozinho. O PSD, o CDS e o PCP propõem também que o IVA da tauromaquia fique nos 6%, à semelhança dos outros espetáculos. Isto significa que o Bloco de Esquerda, com 19 deputados, o PEV, com dois, e o PAN com apenas um, ficam isolados em defesa do IVA a 23%.

Segundo avança o Diário de Notícias, não há dúvidas no CDS e no PCP, já que todos os deputados votarão a favor do IVA da tauromaquia nos 6%, como os restantes espetáculos. Serão, assim, 33 votos ao todo – 18 do CDS e 15 do PCP.

Já no que diz respeito aos sociais democratas, um destacado membro da direção do grupo parlamentar adiantou ao diário que nenhum deputado pediu liberdade de voto para votar contra a proposta. Neste sentido, não se coloca – pelo menos, por enquanto – a questão da liberdade de voto.

Além disso, o mesmo responsável afiançou que, “por norma”, a questão da liberdade de voto não se coloca quando estão em causa orçamentos do Estado. Isto significa que todos os deputados do PSD, ou a grande maioria, votarão a favor. São, ao todo, 89 deputados.

No PS há liberdade de voto, sendo que vários deputados já anunciaram que votarão contra a proposta. Ainda assim, e segundo a convicção da direção da bancada, a maioria dos 89 deputados votará a favor.

Em suma, a posição defendida por Carlos César (IVA da tauromaquia a 6%), deverá sair vitoriosa contra aquilo que defendem o primeiro-ministro, António Costa, e a ministra da Cultura, Graça Fonseca (IVA a 23%).

A votação final do OE 2019 está marcada para o dia 29 deste mês.

ZAP //

23 Comments

  1. O grande escaldalo nao é o IVA, é a taurada mesma, que é simplesmente torturar animais !
    isto é como fizerao os nasis na 2da guerra mundial ! Quando será que os portugueses tenham uma humanidade de lutar contra os sofrimento e nao o fazer ?! Sou triste de ser Portugues !

    • Escândalo mesmo é o que nós pagamos de IVA na alimentação, electricidade, gás, água, internet e afins e para espectáculos deprimentes é os 6% aprovados por uma cambada de inúteis.

  2. É bom saber as prioridades do PS, PSD, CDS e PCP!…
    Montes de serviços/produtos essenciais (electricidade (vamos lá ver quantos vão pagar 6%?), gás de botija, etc) tem o IVA a 23%, mas a tourada (que serve apenas para alimentar meia-dúzia de parasitas), pelos vistos é um “bem essencial”!…
    E o pior é que essa mesma tourada (esses supostos produtores/”salvadores” do touro bravo) já são altamente subsidiados por dinheiros públicos!!

    • Totalmente de acordo!!! Para tratar um animal abandonado pago no veterinario + 23% de IVA enquanto uma cambada de FDP… para espetarem ferros num animal enquanto a prole dos sádicos se diverte …paga 6%!!! Nunca mais voto nesta gente ( PS,PSD,CDS ou PCP) só espero que como eu muitos outros o façam.

      Enquanto os políticos (regra geral) governarem para proveito próprio ou para quem os subsidia nunca sairemos desta triste sina, em que muitos trabalham e pagam impostos para uma minoria tomar este tipo de decisões inconcebíveis para qualquer pessoa com um mínimo de decência, humanidade ética e valores morais.

  3. Totalmente de acordo com a opinião do “EU”!!! Para tratar um animal abandonado pago no veterinario + 23% de IVA enquanto uma cambada de FDP… para espetarem ferros num animal enquanto a prole dos sádicos se diverte nas bancadas …paga 6%!!! Nunca mais voto nesta gente ( PS,PSD,CDS ou PCP) só espero que como eu muitos outros o façam.

    Enquanto os políticos (regra geral) governarem para proveito próprio ou para quem os subsidia nunca sairemos desta triste sina, em que muitos trabalham e pagam impostos para uma minoria tomar este tipo de decisões inconcebíveis, pelo menos para qualquer pessoa com um mínimo de decência, humanidade ética e valores morais.

  4. Se há uma maioria para o Trump e para o Brexit, não há-de haver para as touradas? Já se sabe que a maioria das pessoas são estúpidas. Quando é que se vai perceber que é ao nível da educação e da formação humana que se melhora a qualidade das sociedades?

  5. Nem se devia estar a discutir se o iva e 6% ou se é 23%. Devia sim simplesmente proibir essse espectaculo da idade media feito pir gente doente e oara gente doentee.

  6. Como é possivel estes irresponsáveis aprovarem o iva para 6%, quando a eletricidade está a 23%? Isto é um pais do terceiro mundo só pode!

  7. mau, quem acha que as leis são para o povo? quando é que alguém vai entender que tudo no parlamento é feito para os que estão la? nós povo só estamos ca para não faltar o salario aos políticos. nós somos por exemplo vamos brincar comisto né as pegas e eles são os chulos. enfim

  8. O PCP aprova os 6% ? Se não lesse no jornal pensava que é piada. O Álvaro Cunhal e o Lenine devem estar a dar voltas na cova. Ah, é verdade, o Álvaro foi cremado e quem quiser fazer o mesmo, paga Iva a 23%.

  9. É triste ver como uma questão destas pode provocar cisão num partido.. Parece-me que está a faltar alguma lucidez. O futebol, que é um desporto de massas, paga 23% de IVA. As touradas, que por seu lado têm muito pouco de desporto – alegadamente são a arte de espetar animais até à morte por “diversão” – já merecem uma bonificação ao pagarem 6% de IVA!! Como se fossem um bem essencial à sociedade! A única coisa que a tauromaquia pode alegar é a questão da tradição. E quem melhor do que Einstein, sim o nobel, para trazer um pouco de lucidez à questão: “Seria tolo desprezar a tradição. Mas com a nossa crescente auto-consciência e aumentada inteligência deveremos começar a controlar a tradição e a assumir uma atitude crítica perante ela, se as relações humanas são para alguma vez melhorar”. [Albert Einstein, “Einstein on Politics: His Private Thoughts and Public Stands on Nationalism, Zionism, War, Peace, and the Bomb”, Princeton University Press, 2013].

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.