Maior partido brasileiro abandona coligação com Governo de Dilma

Marcelo Camargo / Agência Brasil

O vice-presidente brasileiro, Michel Temer

O Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), principal aliado do PT da presidente Dilma Rousseff e ao qual pertence o vice-Presidente Michel Temer, decidiu esta terça-feira abandonar o Governo.

Após meses de discussões e ameaças, numa convenção que durou cerca de cinco minutos, o PMDB encerrou uma aliança de cerca de 14 anos com o Partido dos Trabalhadores, elevando o risco de Dilma Rousseff ser destituída da Presidência.

Mais de 100 dos 127 membros da direção nacional do partido decidiram a “imediata saída do PMDB do governo, com a entrega dos cargos em todas as esferas do Poder Executivo Federal”. Os que permanecerem nos cargos ficarão sujeitos à instauração de processos no Conselho de Ética do partido.

A decisão foi anunciada pelo senador Romero Jucá, vice-presidente do partido, que substituiu o líder Michel Temer na reunião. “A partir de agora, o PMDB não autoriza ninguém a exercer, em nome do partido, nenhum cargo federal. Se, individualmente, alguém quiser tomar uma posição vai ter que avaliar o tipo de consequência, o tipo de postura para a sociedade”, disse Jucá.

Além do seu peso no governo, com seis ministros e o vice-presidente, o PMDB domina quase 15% do Congresso brasileiro: 68 dos 513 parlamentares da Câmara dos Deputados e 18 dos 81 membros do Senado.

No entanto, é a nível local que o partido se destaca, com sete governadores eleitos – o que corresponde a um quarto dos Estados brasileiros -, além de 996 prefeitos (17,9%) e 142 deputados estaduais (13,41).

Crise

A decisão desta terça-feira ocorre depois de uma série de notícias negativas para o Governo, como a retração da economia, novas ações da Operação Lava Jato e a polémica nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil.

A crise económica foi apontada como maior justificativa para o afastamento do governo. Apesar de ocupar a vice-presidência do Brasil e de ser responsável, até o início desta semana, por sete ministérios, o PMDB culpou o PT pela recessão enfrentada no país.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que desde julho do ano passado defendia o fim da aliança do seu partido com o governo, afirmou que o PMDB carregava o ónus da aliança, sem participar da formulação das políticas económicas e de outra natureza.

“Não tem sentido o PMDB ficar sócio de ónus de um governo impopular, com medidas com as quais nós não concordamos”, disse.

Cunha alega ainda que a saída da coligação do Governo não está relacionada com o processo de destituição de Dilma Rousseff. “O PMDB tinha que sair de qualquer maneira, havendo ou não impeachment“, afirmou.

Segundo a imprensa brasileira, os parlamentares presentes na reunião, que teve lugar na Câmara dos Deputados, entoaram gritos como “Fora PT” e “Brasil, para frente, Temer presidente”.

Michel Temer, líder do partido, esteve à frente das negociações nos bastidores que resultaram no fim da aliança com o PT, nomeadamente encontros entre elementos do PMDB e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), da oposição, para discutir um possível governo pós-destituição em que assumiria a Presidência da República.

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, cancelou entretanto a viagem que deveria fazer esta semana aos EUA para se dedicar à resolução da crise na coligação e, afirmam analistas, evitar deixar o cargo temporariamente ocupado pelo vice-presidente cujo partido abandonou o governo.

AF, ZAP com Agência Brasil

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. A corrupção em portugal teve proporções nestes últimos 4 anos com a direita que nunca ninguém tinha visto antes mas no brasil é impressionante a corrupção descarada desta dilma e do lula!

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …