União Europeia coloca maior parte de Portugal na “zona vermelha”

(dr) ECDC

Norte, Centro, Lisboa e Algarve com risco vermelho

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) publicou o primeiro mapa das zonas de risco da covid-19. Norte, Centro, Lisboa e Algarve estão na “zona vermelha”.

O Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) publicou, esta quinta-feira, o primeiro mapa com as zonas de risco da covid-19 na Europa e colocou a maior parte do território português na zona vermelha, a de maior risco de infeção.

Quatro das cinco regiões de Portugal Continental surgem como zonas com maior contágio: Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro e Algarve.

De acordo com o Jornal de Negócios, na elaboração do mapa, o organismo considerou o número de casos positivos nos últimos 14 dias por cem mil habitantes e a percentagem de testes realizados que resultou em teste positivo. No mapa existem três cores: verde, amarelo e vermelho, dependendo do maior ou menor risco de infeção.

Para uma região ficar na zona vermelha, terá de apresentar, nos 14 dias anteriores, mais de 150 casos por 100 mil habitantes ou mais de 100 casos por 100 mil habitantes e uma taxa de positividade de testes superior a 4%.

Lisboa e Vale do Tejo, Norte, Centro e Algarve estão classificados a zona vermelha, enquanto que os Açores, Madeira e Alentejo têm a cor amarela.

Isto significa, segundo o diário económico, que têm entre 25 e 149 casos por 100 mil habitantes e uma percentagem inferior a 4% de testes positivos, ou até 49 casos por 100 mil habitantes e uma taxa de positividade a diagnósticos superior a 4%.

https://twitter.com/ECDC_EU/status/1316772018604384256

O mapa revela ainda que mais de metade dos países europeus surgem na zona vermelha. É o caso de Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Polónia, República Checa, Hungria, Eslovénia, Eslováquia, Croácia, Roménia e boa parte da Bulgária.

Itália, Chipre, Lituânia, Letónia e Estónia surgem a amarelo, enquanto que a Grécia, Finlândia e Noruega são os únicos países predominantemente a verde. Cinco países – Áustria, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Islândia – não receberam qualquer atribuição por falta de informação recebida pela ECDC.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Antigo túmulo siberiano contém casal de guerreiros (e um enorme stock de armas)

Uma equipa de arqueólogos desenterrou um túmulo com 2.500 anos que continha os restos mortais de quatro pessoas da antiga cultura Tagar. Arqueólogos da Universidade Estadual de Novosibirsk, na Rússia, desterraram um túmulo com 2.500 anos …

OE2021. Governo perde fé nas negociações com o Bloco, mas conta com PAN e talvez PCP

As negociações com o Bloco para garantir a aprovação do Orçamento do Estado para 2021 não estão bem encaminhadas. O Governo espera contar com o PAN e talvez com o PCP. Um possível entendimento entre o …

"Eleição do mundo". USA Today declara apoio a Biden (que continua a liderar nas sondagens)

Pela primeira vez, o jornal norte-americano USA Today decidiu apoiar um candidato presidencial - Joe Biden. O democrata continua a liderar as sondagens a dois dias do último debate. "Há quatro anos, o Conselho Editorial - …

Cientistas descobrem (acidentalmente) um novo órgão dentro da cabeça humana

Uma equipa de investigadores fez uma descoberta anatómica surpreendente, encontrando o que parece ser um misterioso conjunto de glândulas salivares escondidas dentro da cabeça humana. Esta "entidade desconhecida" foi identificada acidentalmente por médicos na Holanda, que …

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira. Os deputados do PSD vão reunir-se …

PS propõe taxar plataformas de streaming

O grupo parlamentar do PS apresentou esta semana uma alteração à proposta de lei sobre audiovisual que prevê uma nova taxa para as plataformas de 'streaming', em resposta às exigências de parte do setor do …

Estudo revela: adeptos no estádio fazem diferença nos resultados e... nos árbitros

A vantagem de jogar em casa caiu significativamente durante o confinamento. E até os árbitros alteraram os seus comportamentos. "Animal Spirits in the Beautiful Game - Testing social pressure in professional football during the COVID-19 lockdown" …

Toupeiras fêmeas desenvolvem testículos para lutar pela sobrevivência subterrânea

A evolução concedeu à toupeira fêmea uma dose de "fúria por esteróides" para a ajudar a lutar pela sobrevivência subterrânea, colocando alguns testículos nos ovários – um exemplo único de anatomia chamado ovotestis. "O desenvolvimento sexual …

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …