Combate ao maior incêndio de 2016 liderado por comandantes ilegais

Paulo Cunha / Lusa

As conclusões do relatório pedido pelo primeiro-ministro ao que correu mal em Arouca e São Pedro do Sul, em 2016, revelam falhas graves, falta de coordenação e comandantes em situação ilegal.

Em agosto de 2016, António Costa anunciava um inquérito ao incêndio que atingiu São Pedro do Sul e Arouca. Agora, o inquérito está finalmente concluído, com o ministro da Administração Interna a fazer seguir as suas conclusões para o Ministério Público, revela a TSF.

Em confronto com os graves problemas detetados pela Inspeção-Geral da Administração Interna, Eduardo Cabrita já pediu à Autoridade Nacional de Proteção Civil que corrija essas falhas.

O ministro Eduardo Cabrita pede mais “coordenação intermunicipal, distrital, regional e nacional”, mas também “articulação” nas decisões nacionais sobre reforço de meios, bem como “a garantia de existência de um comando operacional efetivo”.

Entre as conclusões do documento, estão dois comandantes que lideraram os dois primeiros dias de combate às chamas e não o deviam ter feito porque estavam no chamado “quadro de honra” dos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Na prática, de acordo com a TSF, o quadro de honra nos bombeiros voluntários significa que os comandantes já estavam na reserva e totalmente retirados do serviço por limite de idade ou porque tinham decidido afastar-se dos bombeiros (numa espécie de aposentação se fossem bombeiros profissionais).

Nesta posição, os bombeiros não podem exercer qualquer atividade efetiva de socorro ou combate às chamas. O relatório da IGAI é claro quando diz que a lei não permite a atuação destes dois comandantes naquele incêndio.

A investigação conclui também que o incêndio que começou no concelho de Arouca e passou para São Pedro do Sul, queimando numa semana mais de 20 mil hectares de floresta, com vários prejuízos materiais e um ferido grave, teve “meios insuficientes”, tendo havido “falta de coordenação entre os Comandantes Distritais de Operações de Socorro de Aveiro e de Viseu”.

Segundo o relatório, a falta de coordenação entre equipas levou a que “não tivessem a perceção de que os incêndios de Arouca e de São Pedro do Sul eram um só“.

Apesar das conclusões do relatório, não foi possível abrir processos disciplinares aos dois comandantes porque estes já terão saído de funções em janeiro de 2017.

De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna determinou o envio do inquérito aos incêndios para averiguação de eventual matéria criminal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …