Combate ao maior incêndio de 2016 liderado por comandantes ilegais

Paulo Cunha / Lusa

As conclusões do relatório pedido pelo primeiro-ministro ao que correu mal em Arouca e São Pedro do Sul, em 2016, revelam falhas graves, falta de coordenação e comandantes em situação ilegal.

Em agosto de 2016, António Costa anunciava um inquérito ao incêndio que atingiu São Pedro do Sul e Arouca. Agora, o inquérito está finalmente concluído, com o ministro da Administração Interna a fazer seguir as suas conclusões para o Ministério Público, revela a TSF.

Em confronto com os graves problemas detetados pela Inspeção-Geral da Administração Interna, Eduardo Cabrita já pediu à Autoridade Nacional de Proteção Civil que corrija essas falhas.

O ministro Eduardo Cabrita pede mais “coordenação intermunicipal, distrital, regional e nacional”, mas também “articulação” nas decisões nacionais sobre reforço de meios, bem como “a garantia de existência de um comando operacional efetivo”.

Entre as conclusões do documento, estão dois comandantes que lideraram os dois primeiros dias de combate às chamas e não o deviam ter feito porque estavam no chamado “quadro de honra” dos Bombeiros Voluntários de Arouca.

Na prática, de acordo com a TSF, o quadro de honra nos bombeiros voluntários significa que os comandantes já estavam na reserva e totalmente retirados do serviço por limite de idade ou porque tinham decidido afastar-se dos bombeiros (numa espécie de aposentação se fossem bombeiros profissionais).

Nesta posição, os bombeiros não podem exercer qualquer atividade efetiva de socorro ou combate às chamas. O relatório da IGAI é claro quando diz que a lei não permite a atuação destes dois comandantes naquele incêndio.

A investigação conclui também que o incêndio que começou no concelho de Arouca e passou para São Pedro do Sul, queimando numa semana mais de 20 mil hectares de floresta, com vários prejuízos materiais e um ferido grave, teve “meios insuficientes”, tendo havido “falta de coordenação entre os Comandantes Distritais de Operações de Socorro de Aveiro e de Viseu”.

Segundo o relatório, a falta de coordenação entre equipas levou a que “não tivessem a perceção de que os incêndios de Arouca e de São Pedro do Sul eram um só“.

Apesar das conclusões do relatório, não foi possível abrir processos disciplinares aos dois comandantes porque estes já terão saído de funções em janeiro de 2017.

De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna determinou o envio do inquérito aos incêndios para averiguação de eventual matéria criminal.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …