O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

Stratolaunch

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a aviação.

A Stratolaunch Systems, criada em 2011 pelo cofundador da Microsoft Paul Allen, estabeleceu um novo desígnio para o seu avião gigante de 117 metros de comprimento, o Stratolaunch Carrier.

Depois da morte de Paul Allen, em 2018, surgiram dúvidas sobre o futuro da empresa, mas a sua maior criação levará às alturas veículos hipersónicos – veículos que se movem a pelo menos cinco vezes a velocidade do som – que de lá serão lançados.

De acordo com o LiveScience, um desses veículos poderá ser o Talon-A, que pode mesmo ser o primeiro veículo hipersónico desenvolvido pela empresa para atingir o seu objetivo. O seu comprimento é de 8,5 metros, a sua envergadura de asa é de 3,4 metros e o seu peso é de 2.722 quilogramas.

A aeronave poderá realizar voos hipersónicos de longa duração, assim como planar e pousar horizontalmente numa pista de pouso convencional.

Embora o seu lançamento esteja planeado para acontecer a partir do Stratolaunch Carrier, o Talon-A, que está em fase de testes, também poderá descolar sozinho.

De acordo com a Sputnik News, e falando sobre as possíveis mudanças que o projeto deverá trazer, W. Jean Floyd, um dos executivos da empresa, escreveu que as “plataformas de provas vão servir como catalizador para impulsionar o renascimento das tecnologias hipersónicas do nosso governo [dos Estados Unidos] e os setores comercial e académico.”

A Stratolaunch era de propriedade da holding de Allen, Vulcan. Mas depois de Allen morrer em outubro de 2018, a sua irmã Jody – co-fundadora e presidente da Vulcan, executora e curadora do património do irmão – decidiu definir uma estratégia de saída.

A Stratolaunch reduziu significativamente as suas operações e demitiu grande parte da sua força de trabalho. No dia 1 de abril de 2019, a Stratolaunch tinha apenas 21 funcionários, em comparação com 77 em dezembro. Em junho, a CNBC informou que a Vulcan estava a tentar vender o Roc, por 400 milhões de dólares.

O Roc fez apenas um voo, um passeio de teste de 2,5 horas de duração, realizado em abril no deserto de Mojave, na Califórnia. Não se sabe, porém, quando é que o enorme avião descolará novamente.

Em novembro, foi anunciado que a empresa que opera o maior avião do mundo mudou de mãos e tem um novo proprietário – mas não se sabe quem é.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O maior salto em cinco anos. Dívida pública atingiu recorde em abril

A dívida pública aumentou para 262,1 mil milhões de euros em abril, o valor mais alto desde 1995, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal. A dívida pública aumentou para o valor recorde de 262,1 …

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …