O maior avião do mundo voou pela primeira vez. E fez história

(h) Stratolaunch / EPA

Stratolaunch, o maior avião do mundo voou neste sábado pela primeira vez no Deserto de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia. No seu voo inaugural, a enorme aeronave – de maiores dimensões do que um campo de futebol – fez história, batendo um novo recorde. 

O gigante da empresa Stratolaunch Systems, equipado com seis grandes motores turbofan, fez um tour de teste durante duas horas e meia, no qual foram avaliadas as qualidades de condução. De seguida, aterrou com sucesso.

De acordo com a empresa, o avião subiu até aos 5.200 metros de altitude, atingindo uma velocidade máxima de 304 quilómetros por hora.

“Na maior parte do tempo, o avião comportou-se como prevíamos”, disse Evan Thomas, antigo piloto da Força aérea norte-americana que conduziu o primeiro voo. “No geral, foi fantástico. Honestamente, não podia esperar mais de um primeiro voo, especialmente num avião com a complexidade e características únicas deste”.

“Finalmente conseguimos!”, declarou o CEO da Stratolaunch Systems, Jean Floyd, em conferência de imprensa. “Foi um momento de grande emoção ver aquele pássaro enorme a levantar voo”, completou.

O avião é composto por duas fuselagens gémeas de 72 metros, criadas a partir de dois antigos Boeing 747 da United Airlines. A sua envergadura [comprimento da ponta de uma asa à outra] ascende aos 117 metros, o equivalente à área de um campo de futebol. Do nariz à cauda, tem um comprimento de 73 metros. É um recorde na história da aviação.

O avião bateu um recorde com 71 anos. Até então, o pódio da maior aeronave pertencia ao hidroavião Hughes H-4 Hercules, que tinha 98 metros de envergadura. O seu voo inaugural remonta a 1947, tal como observa o Pplware.

Thomas Zurbuchen, da Direção de Missões Científicas da NASA, frisou o feito histórico que o avião alcançou. “A equipa Stratolaunch alcançou um marco histórico com a fuga deste avião recorde, trata-se de ir ao limite do espaço e além”, escreveu no Twitter.

O Stratolaunch foi projetado para a transportar e lançar foguetes para a órbita da Terra, prometendo oferecer às forças militares, às empresas privadas e até mesmo à agência espacial norte-americana, uma forma mais barata de chegar até ao espaço.

Em 9 de janeiro, o avião realizou vários testes durante os quais atingiu um velocidade máxima de 219 quilómetros por hora com o trem de aterragem levantado.

A empresa foi fundada em 2011 pelo co-fundado da Microsoft, Paul Allen, que faleceu em outubro passado, aos 65 anos, devido a um linfoma. “Sonhei com este momento durante anos, mas nunca o imaginei [alcançá-lo] sem o Paul ao meu lado”, disse Floyd.

O evento foi observado de perto por vários fotógrafos, entusiastas da aviação e especialistas da indústria aeroespacial.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os motores são turbofan que não tem tradução para português. No artigo está turbo-helice o que é completamente errado pois se trata de um motor completamente diferente.

  2. Acho que não vale muito a pena fazer este comentário, pela resposta que recebi a um outro que fiz há dias. No entanto, como se trata de um erro conceptual, cá vai: na afirmação “A sua envergadura [comprimento da ponta de uma asa à outra] ascende aos 117 metros, o equivalente à área de um campo de futebol.” compara-se um comprimento com uma área! São duas dimensões não comparáveis.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …