O maior avião do mundo voou pela primeira vez. E fez história

(h) Stratolaunch / EPA

Stratolaunch, o maior avião do mundo voou neste sábado pela primeira vez no Deserto de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia. No seu voo inaugural, a enorme aeronave – de maiores dimensões do que um campo de futebol – fez história, batendo um novo recorde. 

O gigante da empresa Stratolaunch Systems, equipado com seis grandes motores turbofan, fez um tour de teste durante duas horas e meia, no qual foram avaliadas as qualidades de condução. De seguida, aterrou com sucesso.

De acordo com a empresa, o avião subiu até aos 5.200 metros de altitude, atingindo uma velocidade máxima de 304 quilómetros por hora.

“Na maior parte do tempo, o avião comportou-se como prevíamos”, disse Evan Thomas, antigo piloto da Força aérea norte-americana que conduziu o primeiro voo. “No geral, foi fantástico. Honestamente, não podia esperar mais de um primeiro voo, especialmente num avião com a complexidade e características únicas deste”.

“Finalmente conseguimos!”, declarou o CEO da Stratolaunch Systems, Jean Floyd, em conferência de imprensa. “Foi um momento de grande emoção ver aquele pássaro enorme a levantar voo”, completou.

O avião é composto por duas fuselagens gémeas de 72 metros, criadas a partir de dois antigos Boeing 747 da United Airlines. A sua envergadura [comprimento da ponta de uma asa à outra] ascende aos 117 metros, o equivalente à área de um campo de futebol. Do nariz à cauda, tem um comprimento de 73 metros. É um recorde na história da aviação.

O avião bateu um recorde com 71 anos. Até então, o pódio da maior aeronave pertencia ao hidroavião Hughes H-4 Hercules, que tinha 98 metros de envergadura. O seu voo inaugural remonta a 1947, tal como observa o Pplware.

Thomas Zurbuchen, da Direção de Missões Científicas da NASA, frisou o feito histórico que o avião alcançou. “A equipa Stratolaunch alcançou um marco histórico com a fuga deste avião recorde, trata-se de ir ao limite do espaço e além”, escreveu no Twitter.

O Stratolaunch foi projetado para a transportar e lançar foguetes para a órbita da Terra, prometendo oferecer às forças militares, às empresas privadas e até mesmo à agência espacial norte-americana, uma forma mais barata de chegar até ao espaço.

Em 9 de janeiro, o avião realizou vários testes durante os quais atingiu um velocidade máxima de 219 quilómetros por hora com o trem de aterragem levantado.

A empresa foi fundada em 2011 pelo co-fundado da Microsoft, Paul Allen, que faleceu em outubro passado, aos 65 anos, devido a um linfoma. “Sonhei com este momento durante anos, mas nunca o imaginei [alcançá-lo] sem o Paul ao meu lado”, disse Floyd.

O evento foi observado de perto por vários fotógrafos, entusiastas da aviação e especialistas da indústria aeroespacial.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os motores são turbofan que não tem tradução para português. No artigo está turbo-helice o que é completamente errado pois se trata de um motor completamente diferente.

  2. Acho que não vale muito a pena fazer este comentário, pela resposta que recebi a um outro que fiz há dias. No entanto, como se trata de um erro conceptual, cá vai: na afirmação “A sua envergadura [comprimento da ponta de uma asa à outra] ascende aos 117 metros, o equivalente à área de um campo de futebol.” compara-se um comprimento com uma área! São duas dimensões não comparáveis.

RESPONDER

Jogadores do Porto irritados com fúrias de Sérgio Conceição

Os jogadores do FC Porto estão incomodados com os ataques de fúria do seu treinador, Sérgio Conceição, que em alguns casos já levaram a situações de humilhação pública. O caso mais mediático foi o de …

Prejuízos na TAP agravam-se e podem afastar Neeleman. Governo já procura novo comprador

A TAP apresentou prejuízos de cerca de 119 milhões de euros no primeiro semestre de 2019, um agravamento de 29 milhões relativamente a 2018. São os resultados negativos mais elevados desde a privatização da companhia …

"Deixem as vacas em paz!" Marcado mega churrasco de protesto na Universidade de Coimbra

Continuam a chover críticas à Universidade de Coimbra depois da decisão de banir a carne de vaca das cantinas. Associações do sector da produção bovina apelam a que se "deixem as vacas em paz" e …

Parte do programa do PDR é literalmente igual ao do PSD

O programa eleitoral do PDR para as legislativas de 6 de outubro é "exactamente igual" ao programa do PSD. São parágrafos inteiros e medidas exactamente iguais, diz o Público. Os programas eleitorais do Partido Democrático Republicano, …

Cofina chega a acordo com Prisa. TVI vendida por 255 milhões de euros

A Cofina SGPS anunciou este sábado ter chegado a acordo com a espanhola Prisa para comprar a totalidade das ações que detém na Media Capital, valorizando a empresa em 255 milhões de euros. Em comunicado enviado …

BE é feminista porque "isso é querer igualdade e segurança" (e não queima pontes)

A coordenadora nacional do Bloco de Esquerda assumiu sexta-feira o partido como feminista, explicando que "isso é querer igualdade e segurança" para ambos os sexos, e que é preciso "mudar as regras do jogo em …

O mistério da origem do estanho da Idade do Bronze foi finalmente resolvido

A origem do estanho usado na Idade do Bronze tem sido um dos maiores enigmas da pesquisa arqueológica. Agora, investigadores resolveram parte do quebra-cabeças. Um grupo de arqueólogs da Universidade de Heidelberg e do Centro de …

Votos postais dos portugueses no Reino Unido estão a ser devolvidos aos remetentes

Os correios britânicos estão a investigar "com urgência" a razão pela qual os envelopes com os votos postais dos portugueses residentes no país estão a ser devolvidos aos remetentes, informou hoje uma fonte oficial à …

Fuligem da poluição do ar encontrada na placenta de mulheres grávidas

Manchas de fuligem expelidas de motores de automóveis e centrais de combustíveis fósseis podem ser encontradas no lado fetal da placenta. Uma equipa liderada por cientistas da Universidade Hasselt, na Bélgica, estudou as placentas após o …

Mosquitos geneticamente modificados libertados no Brasil estão a reproduzir-se

O inesperado aconteceu: mosquitos geneticamente modificados estão a reproduzir-se no Brasil. A empresa responsável pela criação destes insetos mutantes realça que não há perigo para a saúde das pessoas. O plano para reduzir a população local …