O maior avião do mundo voou pela primeira vez. E fez história

(h) Stratolaunch / EPA

Stratolaunch, o maior avião do mundo voou neste sábado pela primeira vez no Deserto de Mojave, no estado norte-americano da Califórnia. No seu voo inaugural, a enorme aeronave – de maiores dimensões do que um campo de futebol – fez história, batendo um novo recorde. 

O gigante da empresa Stratolaunch Systems, equipado com seis grandes motores turbofan, fez um tour de teste durante duas horas e meia, no qual foram avaliadas as qualidades de condução. De seguida, aterrou com sucesso.

De acordo com a empresa, o avião subiu até aos 5.200 metros de altitude, atingindo uma velocidade máxima de 304 quilómetros por hora.

“Na maior parte do tempo, o avião comportou-se como prevíamos”, disse Evan Thomas, antigo piloto da Força aérea norte-americana que conduziu o primeiro voo. “No geral, foi fantástico. Honestamente, não podia esperar mais de um primeiro voo, especialmente num avião com a complexidade e características únicas deste”.

“Finalmente conseguimos!”, declarou o CEO da Stratolaunch Systems, Jean Floyd, em conferência de imprensa. “Foi um momento de grande emoção ver aquele pássaro enorme a levantar voo”, completou.

O avião é composto por duas fuselagens gémeas de 72 metros, criadas a partir de dois antigos Boeing 747 da United Airlines. A sua envergadura [comprimento da ponta de uma asa à outra] ascende aos 117 metros, o equivalente à área de um campo de futebol. Do nariz à cauda, tem um comprimento de 73 metros. É um recorde na história da aviação.

O avião bateu um recorde com 71 anos. Até então, o pódio da maior aeronave pertencia ao hidroavião Hughes H-4 Hercules, que tinha 98 metros de envergadura. O seu voo inaugural remonta a 1947, tal como observa o Pplware.

Thomas Zurbuchen, da Direção de Missões Científicas da NASA, frisou o feito histórico que o avião alcançou. “A equipa Stratolaunch alcançou um marco histórico com a fuga deste avião recorde, trata-se de ir ao limite do espaço e além”, escreveu no Twitter.

O Stratolaunch foi projetado para a transportar e lançar foguetes para a órbita da Terra, prometendo oferecer às forças militares, às empresas privadas e até mesmo à agência espacial norte-americana, uma forma mais barata de chegar até ao espaço.

Em 9 de janeiro, o avião realizou vários testes durante os quais atingiu um velocidade máxima de 219 quilómetros por hora com o trem de aterragem levantado.

A empresa foi fundada em 2011 pelo co-fundado da Microsoft, Paul Allen, que faleceu em outubro passado, aos 65 anos, devido a um linfoma. “Sonhei com este momento durante anos, mas nunca o imaginei [alcançá-lo] sem o Paul ao meu lado”, disse Floyd.

O evento foi observado de perto por vários fotógrafos, entusiastas da aviação e especialistas da indústria aeroespacial.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Os motores são turbofan que não tem tradução para português. No artigo está turbo-helice o que é completamente errado pois se trata de um motor completamente diferente.

  2. Acho que não vale muito a pena fazer este comentário, pela resposta que recebi a um outro que fiz há dias. No entanto, como se trata de um erro conceptual, cá vai: na afirmação “A sua envergadura [comprimento da ponta de uma asa à outra] ascende aos 117 metros, o equivalente à área de um campo de futebol.” compara-se um comprimento com uma área! São duas dimensões não comparáveis.

RESPONDER

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …

Avós e tios do bebé encontrado no lixo vivem em Portugal

Os avós e os tios do bebé recém-nascido encontrado, na semana passada, num caixote do lixo, em Lisboa, vivem em Portugal e já foram contactados pelo embaixador cabo-verdiano. Em declarações ao jornal Público, o embaixador Eurico …