/

Bilionário da Microsoft apresentou o maior avião do mundo

1

No deserto de Mojave, no estado da Califórnia, a maior aeronave do mundo saiu do hangar. O Stratolaunch é do tamanho de um campo de futebol e capaz de lançar foguetes-lançadores.

Equipado com um chassis de 28 rodas, a aeronave tem 6 motores e 2 cockpits, pesa 230 toneladas, tem 15 metros de altura e 117 metros de envergadura – aproximadamente o comprimento de um campo de futebol, o que o torna a maior aeronave do mundo – ultrapassando o Hércules H-4 e o Antonov An-225, até agora os maiores aviões do mundo.

As características técnicas permitem-lhe transportar cargas de até 250 toneladas, diz a Stratolaunch, empresa de transporte espacial homónima responsável pelo desenvolvimento da aeronave.

O Stratolaunch foi desenvolvido para ser usado como plataforma aérea para lançamento dos Pegasus X, foguetes-lançadores de 23,1 toneladas. O objectivo da aeronave é ser capaz de transportar cargas até uma órbita terrestre baixa. Vai inicialmente carregar apenas um foguete, mas está previsto aumentar o número para três.

A Stratolaunch foi criada em 2011 por Paul Allen, um dos fundadores da Microsoft, que passou os últimos seis anos a trabalhar no gigantesco avião.

Allen planeia usar o Stratolaunch como lançador de foguetões espaciais a partir do ar, em vez de uma plataforma tradicional de lançamento, que exige muito combustível. A função do Stratolaunch será dar a propulsão inicial aos foguetes, que uma vez na atmosfera efectuam o resto do lançamento.

De acordo com Jean Floyd, porta-voz da empresa, nos próximos dias serão realizados os testes terrestres da aeronave, no deserto de Mojave, e o primeiro lançamento poderá ser realizado em 2019.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.