A empresa que fez voar o maior avião do mundo foi vendida a um proprietário-mistério

A empresa que opera o maior avião do mundo mudou de mãos e tem um novo proprietário – mas não se sabe quem é.

A Stratolaunch Systems, empresa de lançamento de satélites estabelecida pelo bilionário co-fundador da Microsoft e entusiasta do espaço Paul Allen em 2011, foi vendida a um proprietário-mistério, anunciou a empresa no início do mês.

“A Stratolaunch LLC mudou de propriedade e continua operações regulares”, escreveram os representantes da Stratolaunch em comunicado datado de 11 de outubro. Essa declaração não identificou o novo proprietário, cuja identidade é um mistério até hoje.

A empresa californiana Scaled Composites construiu um enorme avião com envergadura de 117 metros para a Stratolaunch. Esta aeronave de fuselagem dupla, conhecida como Roc, foi projetada para transportar um foguete que carrega satélites no alto. Depois de cair na altitude, o foguete dispara, carregando a sua carga útil para o espaço.

Essa estratégia de lançamento aéreo não é nova, refere o Space. Atualmente é empregado pelos foguetes Pegasus da Northrop Grumman e pelo veículo suborbital SpaceShipTwo de seis passageiros da Virgin Galactic, por exemplo.

A Stratolaunch era de propriedade da holding de Allen, Vulcan. Mas depois de Allen morrer em outubro de 2018, a sua irmã Jody – co-fundadora e presidente da Vulcan, executora e curadora do património do irmão – decidiu definir uma estratégia de saída.

A Stratolaunch reduziu significativamente as suas operações e demitiu grande parte da sua força de trabalho, segundo a Geekwire. . No dia 1 de abril, a Stratolaunch tinha apenas 21 funcionários, em comparação com 77 em dezembro. Em junho, a CNBC informou que a Vulcan estava a tentar vender o Roc, por 400 milhões de dólares.

O Roc fez apenas um voo, um passeio de teste de 2,5 horas de duração, realizado em abril no deserto de Mojave, na Califórnia. Não se sabe, porém, quando é que o enorme avião descolará novamente.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Imperador japonês paga 25 milhões de dólares por ritual secreto para dormir com deusa

Este ritual de sucessão do Imperador Naruhito aconteceu na quinta-feira e envolve dormir com uma deusa do Sol. O templo é construído para o efeito e é destruído depois. O ritual japonês altamente secreto conhecido como …

Para entrar nesta praia italiana, vai ser preciso pagar (e nem todos podem entrar)

Aos pés de uma antiga aldeia de pescadores, La Pelosa é uma atração turística muito célebre. Por isso, a autarquia decidiu tomar medidas para a proteger. A famosa praia tem sido uma vítima da erosão natural …

Laurent Simons será o mais novo licenciado do mundo. Tem 9 anos

O belga Laurent Simons tem apenas 9 anos e estás prestes a bater um recorde: em dezembro, deverá tornar-se o mais novo licenciado do mundo. O "menino prodígio", tal como é apontado pelos média internacionais, ingressou …

Preços dos passes Navegante ficam iguais em 2020

Os preços dos passes Navegante vão manter-se iguais em 2020, no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”, anunciou esta sexta-feira a Área Metropolitana de Lisboa (AML). “A Área Metropolitana de Lisboa …

Os burros-táxi de Espanha vão ter horários de trabalho, estábulos novos e deixar de carregar turistas de 80 quilos

Os burros táxis são uma atração turística de Mijas, província de Málaga, no sul de Espanha. Agora foram definidas novas regras que têm em conta os direitos e o bem-estar dos animais. O serviço funciona como …

Vai ser preciso "ser-se rico" para visitar a famosa Ilha de Komodo

Em breve, os turistas que queiram visitar a Ilha de Komodo, o famoso lar de mais de 5.000 dragões de Komodo, terão de ser ricos. O aviso é do Governo local indonésio, que chegou mesmo …

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …