A empresa que fez voar o maior avião do mundo foi vendida a um proprietário-mistério

A empresa que opera o maior avião do mundo mudou de mãos e tem um novo proprietário – mas não se sabe quem é.

A Stratolaunch Systems, empresa de lançamento de satélites estabelecida pelo bilionário co-fundador da Microsoft e entusiasta do espaço Paul Allen em 2011, foi vendida a um proprietário-mistério, anunciou a empresa no início do mês.

“A Stratolaunch LLC mudou de propriedade e continua operações regulares”, escreveram os representantes da Stratolaunch em comunicado datado de 11 de outubro. Essa declaração não identificou o novo proprietário, cuja identidade é um mistério até hoje.

A empresa californiana Scaled Composites construiu um enorme avião com envergadura de 117 metros para a Stratolaunch. Esta aeronave de fuselagem dupla, conhecida como Roc, foi projetada para transportar um foguete que carrega satélites no alto. Depois de cair na altitude, o foguete dispara, carregando a sua carga útil para o espaço.

Essa estratégia de lançamento aéreo não é nova, refere o Space. Atualmente é empregado pelos foguetes Pegasus da Northrop Grumman e pelo veículo suborbital SpaceShipTwo de seis passageiros da Virgin Galactic, por exemplo.



A Stratolaunch era de propriedade da holding de Allen, Vulcan. Mas depois de Allen morrer em outubro de 2018, a sua irmã Jody – co-fundadora e presidente da Vulcan, executora e curadora do património do irmão – decidiu definir uma estratégia de saída.

A Stratolaunch reduziu significativamente as suas operações e demitiu grande parte da sua força de trabalho, segundo a Geekwire. . No dia 1 de abril, a Stratolaunch tinha apenas 21 funcionários, em comparação com 77 em dezembro. Em junho, a CNBC informou que a Vulcan estava a tentar vender o Roc, por 400 milhões de dólares.

O Roc fez apenas um voo, um passeio de teste de 2,5 horas de duração, realizado em abril no deserto de Mojave, na Califórnia. Não se sabe, porém, quando é que o enorme avião descolará novamente.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Oito mortes e 891 casos de covid-19. Internamentos e incidência continuam a descer

Portugal registou, esta terça-feira, 891 novos casos e oito mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

A máscara de Marcos Rojo deixou uma criança a chorar

Imagem impressionante, na véspera de um jogo do Boca Juniors. Adaptando a ideia da publicação que será reproduzida mais abaixo, o futebol não é só uma bola a circular num relvado entre 22 jogadores. O futebol …

Erupção do vulcão nas Canárias pode durar até 84 dias

A erupção vulcânica de Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma pode durar entre 24 e 84 dias, com uma média geométrica de cerca de 55 dias, segundo cálculos do Instituto Vulcanológico das Ilhas …

PCP insiste que Governo vá “mais longe” e baixe o preço da energia

O PCP insistiu esta terça-feira que o Governo não se deve ficar pelo “não aumento” dos preços da energia, mas sim ir “mais longe”, intervindo para baixar estes valores, apontando que o executivo tem instrumentos …

Amnistia Internacional acusa farmacêuticas de recusar aumento da oferta de vacinas

Quando faltam 100 dias para o fim de 2021, a organização não governamental apela às farmacêuticas que forneçam dois mil milhões de vacinas a 82 países com rendimento baixos e médio-baixos, no sentido de se …

Lituânia avisa cidadãos para não comprarem telemóveis chineses devido à censura dos dispositivos

A tensão continua a aumentar entre a Lituânia e a China. O país europeu está agora a recomendar aos cidadãos que não comprem telemóveis chineses porque os dispositivos censuram alguns termos. O Ministério da Defesa da …

Talibã nomeiam enviado afegão para a ONU - e pedem para falar com líderes mundiais

Os talibã pediram para falar com os líderes na Assembleia Geral das Nações Unidas, a acontecer esta semana em Nova Iorque, e nomearam o seu porta-voz, Suhail Shaheen, a viver em Doha, como embaixador na …

"Erros" no currículo. Raquel Varela perdeu "apoio" para bolsa de 4 mil euros e leva caso a tribunal

A investigadora Raquel Varela está envolvida numa polémica depois de ter perdido o apoio do Instituto de História Contemporânea, no âmbito de um concurso a fundos públicos, devido a alegados "erros" no currículo. A notícia …

Nem com a maternidade o PS segura Coimbra. Sondagem dá vantagem ao PSD, numa corrida apertada

Na semana das autárquicas, uma sondagem aponta para que o PSD consiga roubar a Câmara de Coimbra ao PS, apesar da corrida estar apertada. A corrida autárquica em Coimbra tem sido uma das mais quentes da …

Após gestos obscenos, ministro da saúde brasileiro testa positivo à covid-19 em Nova Iorque

Governante brasileiro ficará em isolamento em Nova Iorque, enquanto a restante comitiva continua com as reuniões bilaterais. Perante a notícia divulgada pelo governo brasileiro, espera-se, agora, uma reação dos porta-vozes dos países cujos líderes se …