//

A empresa que fez voar o maior avião do mundo foi vendida a um proprietário-mistério

A empresa que opera o maior avião do mundo mudou de mãos e tem um novo proprietário – mas não se sabe quem é.

A Stratolaunch Systems, empresa de lançamento de satélites estabelecida pelo bilionário co-fundador da Microsoft e entusiasta do espaço Paul Allen em 2011, foi vendida a um proprietário-mistério, anunciou a empresa no início do mês.

“A Stratolaunch LLC mudou de propriedade e continua operações regulares”, escreveram os representantes da Stratolaunch em comunicado datado de 11 de outubro. Essa declaração não identificou o novo proprietário, cuja identidade é um mistério até hoje.

A empresa californiana Scaled Composites construiu um enorme avião com envergadura de 117 metros para a Stratolaunch. Esta aeronave de fuselagem dupla, conhecida como Roc, foi projetada para transportar um foguete que carrega satélites no alto. Depois de cair na altitude, o foguete dispara, carregando a sua carga útil para o espaço.

Essa estratégia de lançamento aéreo não é nova, refere o Space. Atualmente é empregado pelos foguetes Pegasus da Northrop Grumman e pelo veículo suborbital SpaceShipTwo de seis passageiros da Virgin Galactic, por exemplo.

A Stratolaunch era de propriedade da holding de Allen, Vulcan. Mas depois de Allen morrer em outubro de 2018, a sua irmã Jody – co-fundadora e presidente da Vulcan, executora e curadora do património do irmão – decidiu definir uma estratégia de saída.

A Stratolaunch reduziu significativamente as suas operações e demitiu grande parte da sua força de trabalho, segundo a Geekwire. . No dia 1 de abril, a Stratolaunch tinha apenas 21 funcionários, em comparação com 77 em dezembro. Em junho, a CNBC informou que a Vulcan estava a tentar vender o Roc, por 400 milhões de dólares.

O Roc fez apenas um voo, um passeio de teste de 2,5 horas de duração, realizado em abril no deserto de Mojave, na Califórnia. Não se sabe, porém, quando é que o enorme avião descolará novamente.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.