Maio complicado para o Kremlin: 90% dos mísseis e drones russos foram destruídos, diz Kiev

3

George Ivanchenko / EPA

Análise baseada na informação do exército ucraniano dita uma taxa de fracasso de 90% dos mísseis e drones russos disparados em maio. Kiev diz que os custos das munições ultrapassam os 1500 milhões de euros.

Pelo menos 563 mísseis e drones kamikaze feitos no Irão foram lançados pelo Kremlin na Ucrânia este mês. Segundo o Kyiv Post, 533 foram neutralizados.

Os cálculos, baseados em informação fornecida pelo exército ucraniano, estimam uma despesa de mais de 1,5 mil milhões de euros para os cofres soviéticos.

A maioria desses custos é consequência da destruição dos mísseis de cruzeiro, Kh-101 e Kh-555, cujas munições perdidas têm o valor de, segundo o relatório, 1,48 mil milhões. Normalmente disparados a partir de aviões a longas distâncias, 106 dos 114 mísseis Kh disparados por Moscovo foram destruídos, diz Kiev.

Além da aniquilação quase total dos Kh-101 e Kh-555, o relatório calcula que os sete mísseis Kinzhal (Kh-47) — apresentados pela Rússia como mísseis hipersónicos “imparáveis” — foram todos abatidos.

Grande parte destes estragos tiveram lugar na passada segunda-feira, segundo o relatório, dia em que 89,5% dos 35 Shaheds iranianos e 51 mísseis lançados pela Rússia em território ucraniano foram alegadamente abatidos.

Esta quinta-feira, um ataque míssil aéreo a edifícios residenciais de Kiev resultou na morte de três pessoas, incluindo duas crianças, ferindo ainda 14 pessoas, escreve o The Independent.

Os ataques russos parecem mesmo não ter sido tão eficazes como outrora. A meio de maio, um ataque míssil atingiu um sistema de defesa aérea perto de Kiev, mas os estragos provocados não justificaram nenhuns reparos, dizem oficiais norte-americanos.

Recentemente, o chefe do grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, admitiu o fracasso da campanha militar da Rússia na Ucrânia, afirmando que nenhum dos objetivos foi atingido.

Efeito NATO na defesa ucraniana?

A Ucrânia recebe da NATO cada vez mais defesas contra ataques aéreos, que alegadamente estão a aumentar a eficácia defensiva ucraniana.

Os NASAMS americanos, sistemas de defesa aérea enviados para a Ucrânia, registaram uma taxa de 100% de sucesso na interceção de mísseis soviéticos, segundo o Secretário da Defesa dos EUA, Lloyd Austin.

80% ou mais elevada é a taxa de eficácia da mistura de mecanismos defensivos aéreos ucranianos com europeus e americanos, diz o Comandante das Forças Unidas das Forças Armadas da Ucrânia, Tenente General Serhii Naiev, de acordo com a CNN.

A Ucrânia afirmou também, este domingo, que os mísseis de longo alcance britânicos ‘Storm Shadow’ atingiram 100% dos alvos.

ZAP //

3 Comments

  1. É preciso ser-se muito ingénuo para acreditar nestas tretas dos ucranianos que mentem sistematicamente no que diz respeito a incidentes desta guerra. Noventa por cento de sucesso contra misseis e drones?!… Nem por milagre…

  2. Este energúmeno do Nuno C. da Silva só acredita nas “verdades” do Kremlin, como por exemplo que só acertam em alvos militares (e se acertam! parece que não falham um!). Hoje a ONU diz que já morreram 525 crianças ucranianas nesta guerra (de entre pelo menos 9000 civis). Aposto que o paspalho do NCS também não acredita nisto.

    • Acredito em vítimas civis. Mas também acredito nas que são causadas pelos ucranianos ao bombardearem cidades no Donbass sem qualquer valor militar. Mas essa não interessam à propaganda ocidental…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.