/

Mahmoud Abbas demitiu-se do comité executivo da OLP

worldeconomicforum / Flickr

Mahmoud Abbas, líder da OLP

Mahmoud Abbas, líder da OLP

O presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, apresentou hoje demissão do comité executivo da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), tal como mais de metade dos 18 elementos daquele movimento, avança a Agência France Presse (AFP).

A renúncia de Mahmoud Abbas à presidência da mais alta instância executiva da direção palestiniana, no entanto, não afeta as suas funções de chefe da Autoridade Nacional Palestina.

Contudo, estas demissões provocam a convocatória, no mês que vem, do Conselho Nacional da Palestina (CNP), o parlamento da OLP que não se reúne há cerca de 20 anos.

“A demissão de Mahmoud Abbas do comité executivo e a da maioria dos elementos daquele movimento criou um vazio jurídico”, explicou Wassel Abou Youssef, membro da OLP, à AFP.

“Por isso pediu-se ao CNP que se reúna de emergência dentro de um mês para eleger um novo comité executivo”, acrescentou.

O comité executivo é a única instância habilitada a tomar decisões relativas aos palestinianos — tanto nos territórios ocupados como na diáspora — nomeadamente no âmbito do processo de Paz com Israel. Foi este comitá que assinou os acordos de Oslo em 1993.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.