Magistrados com dois anos de serviço vão ganhar quase tanto como um general

Os magistrados do Ministério Público (MP) que ao fim de dois anos de trabalho não tenham uma nota inferior a “Bom” terão uma remuneração ilíquida muito próxima da atribuída a generais, escreve o Jornal de Notícias esta quinta-feira.

Todos os juízes e procuradores do MP que tenham “Bom” na avaliação receberão, ao fim de dois anos, 4.336 euros ilíquidos, montante muito próximo daquele que é auferido por um almirante ou general das Forças Armadas (4.498 euros), conta o diário.

A medida faz parte dos novos estatutos dos magistrados judiciais e do MP, e coloca os magistrados, por exemplo, a receber mais do que um coordenador da Polícia Judiciária (3.971 euros) com décadas de serviço e no topo da carreira.

Tal como recorda o matutino, estes benefícios financeiros já foram aprovados pelo Parlamento. A partir de 1 de janeiro de 2020, os juízes vão passar a ter como teto salarial um ordenado igual ao do Presidente da República.

Atualmente, o limite máximo é de quase 6700 euros, relativo ao vencimento-base do primeiro-ministro e despesas de representação.Para juízes em topo de carreira, no próximo ano será substituído por um teto máximo de cerca de 8370 euros.

Este teto salarial permitirá ainda aumentos de cerca de 500 euros na remuneração base dos magistrados do topo, bem como nas melhorias do subsídio de habitação e exclusividade pago a todos eles. Subsídio esse que vai passar dos 775 para os 885 euros e a ser pago 14 vezes por ano (em vez de 12) e com isenção de IRS.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso! Afinal, é o estado e o governo, em particular, uma pessoa /entidade de bem?
    Os Srs. Costa e Centeno arranjam depressa 800 euros de subsídio de alojamento para acrescentar ao brutal salário dos prcuradores e juízes, mas não têm 100 euros para dar a um professor deslocado.
    Um casal de procuradores recebe mais, só com este subsídio do que um médico, a quem o mesmo estado exigiu mais formação. Mas que raio de governo e de país é este?

    • O Sr. Manuel Cunha fará ideia do caminho que é preciso trilhar para chegar a magistrado?! Saberá também que os magistrado estão obrigados a uma total exclusividade de funções, o mesmo não suceendo nas restantes classes profissionais que podem steroutras fontes de rendimento, se assim o desejarem, como sucede com os médicos e professores? Saberá também que enquanto nas restantes classes profissionais se aplica o que se sabe, independentemente das necessárias atualizações de conhecimento, um juiz tem de estudar cada caso porque cada caso é um caso único? Haverá um profissional que para cada caso que lhe chega às mãos terá de ler pilhas de informação? Certamente será a profissão que mais tem de estudar para cada caso a resolver, não apenas porque a legislação está sempre a mudar e diz respeito a todas as áreas da sociedade, mas porque para decidir sobre um caso, além de ter de conhecer bem a legislação, tem de conhecer tudo aquilo que diz respeito ao caso a que se aplica a Lei.

  2. Mas que raio de governo e de país é este…..é isso mesmo…não se param as águas como deve ser..juiz deve ser juiz…ganhar como juiz….aceito. Um bom juiz…inodoro..tem grande responsabilidade sobre os ombros no momento de decidir…concordo com os seus ganhos…pois não o podemos por inferiorizado de tal forma que possa ser tendencioso nas suas decisões que se querem justas, acisadas, conforme a lei…. um procurador …é um procurador…tem tb grande responsabilidade no querer corrigir os atos incorretos dos cidadãos, apresenta-los perante os tribunais, para estes aplicarem a lei que se impõe…um juiz não acusa…decide…um procurador….acusa…é a sua função..Podemos alguma vez comparar as suas atribuições? Então porque devem ganhar o mesmo? DAREM AS MESMAS MORDOMIAS A UNS E OUTROS….Mas o gritante…para não dizer aberração….é comparar um funcionario publico com 2 anos de serviço em termos de vencimento a uma general…presumo com uma estrela…porque se for igual a um de 4 estrelas….então o caso ainda é pior…Eu posso comparar um general a um juiz…mas não posso comparar este general por mais pequeno que seja a um procurador, por mais importante que seja a sua função e porque?…Porque é da essência das coisas….uns tem capacidade de dispor das vidas de todos nós…os outros não…acusam e de acusações como temos vistos…podem causar muita mossa a um cidadão…mas está o inferno cheio

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …