Magistrados com dois anos de serviço vão ganhar quase tanto como um general

Os magistrados do Ministério Público (MP) que ao fim de dois anos de trabalho não tenham uma nota inferior a “Bom” terão uma remuneração ilíquida muito próxima da atribuída a generais, escreve o Jornal de Notícias esta quinta-feira.

Todos os juízes e procuradores do MP que tenham “Bom” na avaliação receberão, ao fim de dois anos, 4.336 euros ilíquidos, montante muito próximo daquele que é auferido por um almirante ou general das Forças Armadas (4.498 euros), conta o diário.

A medida faz parte dos novos estatutos dos magistrados judiciais e do MP, e coloca os magistrados, por exemplo, a receber mais do que um coordenador da Polícia Judiciária (3.971 euros) com décadas de serviço e no topo da carreira.

Tal como recorda o matutino, estes benefícios financeiros já foram aprovados pelo Parlamento. A partir de 1 de janeiro de 2020, os juízes vão passar a ter como teto salarial um ordenado igual ao do Presidente da República.

Atualmente, o limite máximo é de quase 6700 euros, relativo ao vencimento-base do primeiro-ministro e despesas de representação.Para juízes em topo de carreira, no próximo ano será substituído por um teto máximo de cerca de 8370 euros.

Este teto salarial permitirá ainda aumentos de cerca de 500 euros na remuneração base dos magistrados do topo, bem como nas melhorias do subsídio de habitação e exclusividade pago a todos eles. Subsídio esse que vai passar dos 775 para os 885 euros e a ser pago 14 vezes por ano (em vez de 12) e com isenção de IRS.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso! Afinal, é o estado e o governo, em particular, uma pessoa /entidade de bem?
    Os Srs. Costa e Centeno arranjam depressa 800 euros de subsídio de alojamento para acrescentar ao brutal salário dos prcuradores e juízes, mas não têm 100 euros para dar a um professor deslocado.
    Um casal de procuradores recebe mais, só com este subsídio do que um médico, a quem o mesmo estado exigiu mais formação. Mas que raio de governo e de país é este?

    • O Sr. Manuel Cunha fará ideia do caminho que é preciso trilhar para chegar a magistrado?! Saberá também que os magistrado estão obrigados a uma total exclusividade de funções, o mesmo não suceendo nas restantes classes profissionais que podem steroutras fontes de rendimento, se assim o desejarem, como sucede com os médicos e professores? Saberá também que enquanto nas restantes classes profissionais se aplica o que se sabe, independentemente das necessárias atualizações de conhecimento, um juiz tem de estudar cada caso porque cada caso é um caso único? Haverá um profissional que para cada caso que lhe chega às mãos terá de ler pilhas de informação? Certamente será a profissão que mais tem de estudar para cada caso a resolver, não apenas porque a legislação está sempre a mudar e diz respeito a todas as áreas da sociedade, mas porque para decidir sobre um caso, além de ter de conhecer bem a legislação, tem de conhecer tudo aquilo que diz respeito ao caso a que se aplica a Lei.

  2. Mas que raio de governo e de país é este…..é isso mesmo…não se param as águas como deve ser..juiz deve ser juiz…ganhar como juiz….aceito. Um bom juiz…inodoro..tem grande responsabilidade sobre os ombros no momento de decidir…concordo com os seus ganhos…pois não o podemos por inferiorizado de tal forma que possa ser tendencioso nas suas decisões que se querem justas, acisadas, conforme a lei…. um procurador …é um procurador…tem tb grande responsabilidade no querer corrigir os atos incorretos dos cidadãos, apresenta-los perante os tribunais, para estes aplicarem a lei que se impõe…um juiz não acusa…decide…um procurador….acusa…é a sua função..Podemos alguma vez comparar as suas atribuições? Então porque devem ganhar o mesmo? DAREM AS MESMAS MORDOMIAS A UNS E OUTROS….Mas o gritante…para não dizer aberração….é comparar um funcionario publico com 2 anos de serviço em termos de vencimento a uma general…presumo com uma estrela…porque se for igual a um de 4 estrelas….então o caso ainda é pior…Eu posso comparar um general a um juiz…mas não posso comparar este general por mais pequeno que seja a um procurador, por mais importante que seja a sua função e porque?…Porque é da essência das coisas….uns tem capacidade de dispor das vidas de todos nós…os outros não…acusam e de acusações como temos vistos…podem causar muita mossa a um cidadão…mas está o inferno cheio

RESPONDER

Portugal começa a administrar vacina da gripe a 4 de Outubro

Portugal comprou 2,2 milhões de doses da vacina contra a gripe. Os grupos prioritários incluem profissionais de saúde, idosos e doentes crónicos. Numa entrevista ao Público, Graça Freitas avança que as 2,2 milhões de doses da …

PSP vai participar ao Ministério Público insultos de negacionistas a Ferro Rodrigues

A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai participar ao Ministério Público (MP) os insultos proferidos no sábado contra o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, por um grupo de negacionistas da covid-19, disse esta …

Sporting apresenta queixa contra Pepe na Comissão de Instrutores da Liga

Em causa está um lance aos 32 minutos entre o defesa central do Porto e Sebastián Coates, em que o Sporting acusa Pepe de ter agredido o capitão leonino. Os leões avançaram com uma queixa para …

TAP reforça oferta para 80% dos níveis pré-pandemia

A oferta de lugares da TAP no inverno IATA, que começa no final de outubro e decorre até 26 de março de 2022, vai subir para 80% do que era antes da pandemia, em 2019. A …

Novo surto levanta dúvidas sobre quarentena de 21 dias na China

Um homem que completou 21 dias de quarentena obrigatória ao retornar do exterior para a China foi identificado como a provável fonte de um novo surto, infetando mais de 60 pessoas, incluindo 15 estudantes do …

Meta do Bloco de Esquerda nas autárquicas é "ter mais força"

A coordenadora do Bloco de esquerda (BE) traçou esta segunda-feira o objetivo de "ter mais força" nestas autárquicas, mas sem quantificar metas, considerando que mesmo quem não concorda com tudo o que defendem os bloquistas, …

Algo vai mal no Palmeiras de Abel: mais tempo, piores resultados

A Libertadores concentra as atenções dos jogadores e dos adeptos mas, entretanto, a liderança do Brasileirão fugiu. O Palmeiras estava numa fase excelente há pouco tempo. No final de Julho completou uma série de nove vitórias …

No GP de Itália, Monza pintou-se de papaia e o halo voltou a salvar uma vida

Resultado do Ricciardo e Norris (P1 e P2) é o melhor da Mclaren desde 2010. Acidente de Max Verstappen e Lewis Hamilton, os grandes candidatos ao título do mundial de pilotos, foi um dos assuntos …

Mais 458 casos e cinco mortes. Portugal tem mais de um milhão de recuperados de covid

Portugal registou mais 458 novos casos e cinco mortes por covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados da Direcção-Geral da Saúde. Desde Junho que o país não tinha um número de novos casos tão …

Alemanha. Scholz vence segundo debate e consolida liderança a duas semanas das legislativas

O líder do SPD consolidou assim a sua liderança nas sondagens, apesar de Armin Lashcet, da CDU, ter saído mais ao ataque. O actual Ministro das Finanças da Alemanha e líder dos sociais-democratas, Olaf Scholz, foi …