Magistrados com dois anos de serviço vão ganhar quase tanto como um general

Os magistrados do Ministério Público (MP) que ao fim de dois anos de trabalho não tenham uma nota inferior a “Bom” terão uma remuneração ilíquida muito próxima da atribuída a generais, escreve o Jornal de Notícias esta quinta-feira.

Todos os juízes e procuradores do MP que tenham “Bom” na avaliação receberão, ao fim de dois anos, 4.336 euros ilíquidos, montante muito próximo daquele que é auferido por um almirante ou general das Forças Armadas (4.498 euros), conta o diário.

A medida faz parte dos novos estatutos dos magistrados judiciais e do MP, e coloca os magistrados, por exemplo, a receber mais do que um coordenador da Polícia Judiciária (3.971 euros) com décadas de serviço e no topo da carreira.

Tal como recorda o matutino, estes benefícios financeiros já foram aprovados pelo Parlamento. A partir de 1 de janeiro de 2020, os juízes vão passar a ter como teto salarial um ordenado igual ao do Presidente da República.

Atualmente, o limite máximo é de quase 6700 euros, relativo ao vencimento-base do primeiro-ministro e despesas de representação.Para juízes em topo de carreira, no próximo ano será substituído por um teto máximo de cerca de 8370 euros.

Este teto salarial permitirá ainda aumentos de cerca de 500 euros na remuneração base dos magistrados do topo, bem como nas melhorias do subsídio de habitação e exclusividade pago a todos eles. Subsídio esse que vai passar dos 775 para os 885 euros e a ser pago 14 vezes por ano (em vez de 12) e com isenção de IRS.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso! Afinal, é o estado e o governo, em particular, uma pessoa /entidade de bem?
    Os Srs. Costa e Centeno arranjam depressa 800 euros de subsídio de alojamento para acrescentar ao brutal salário dos prcuradores e juízes, mas não têm 100 euros para dar a um professor deslocado.
    Um casal de procuradores recebe mais, só com este subsídio do que um médico, a quem o mesmo estado exigiu mais formação. Mas que raio de governo e de país é este?

    • O Sr. Manuel Cunha fará ideia do caminho que é preciso trilhar para chegar a magistrado?! Saberá também que os magistrado estão obrigados a uma total exclusividade de funções, o mesmo não suceendo nas restantes classes profissionais que podem steroutras fontes de rendimento, se assim o desejarem, como sucede com os médicos e professores? Saberá também que enquanto nas restantes classes profissionais se aplica o que se sabe, independentemente das necessárias atualizações de conhecimento, um juiz tem de estudar cada caso porque cada caso é um caso único? Haverá um profissional que para cada caso que lhe chega às mãos terá de ler pilhas de informação? Certamente será a profissão que mais tem de estudar para cada caso a resolver, não apenas porque a legislação está sempre a mudar e diz respeito a todas as áreas da sociedade, mas porque para decidir sobre um caso, além de ter de conhecer bem a legislação, tem de conhecer tudo aquilo que diz respeito ao caso a que se aplica a Lei.

  2. Mas que raio de governo e de país é este…..é isso mesmo…não se param as águas como deve ser..juiz deve ser juiz…ganhar como juiz….aceito. Um bom juiz…inodoro..tem grande responsabilidade sobre os ombros no momento de decidir…concordo com os seus ganhos…pois não o podemos por inferiorizado de tal forma que possa ser tendencioso nas suas decisões que se querem justas, acisadas, conforme a lei…. um procurador …é um procurador…tem tb grande responsabilidade no querer corrigir os atos incorretos dos cidadãos, apresenta-los perante os tribunais, para estes aplicarem a lei que se impõe…um juiz não acusa…decide…um procurador….acusa…é a sua função..Podemos alguma vez comparar as suas atribuições? Então porque devem ganhar o mesmo? DAREM AS MESMAS MORDOMIAS A UNS E OUTROS….Mas o gritante…para não dizer aberração….é comparar um funcionario publico com 2 anos de serviço em termos de vencimento a uma general…presumo com uma estrela…porque se for igual a um de 4 estrelas….então o caso ainda é pior…Eu posso comparar um general a um juiz…mas não posso comparar este general por mais pequeno que seja a um procurador, por mais importante que seja a sua função e porque?…Porque é da essência das coisas….uns tem capacidade de dispor das vidas de todos nós…os outros não…acusam e de acusações como temos vistos…podem causar muita mossa a um cidadão…mas está o inferno cheio

RESPONDER

Marcelo é o único que resiste ao desgaste da pandemia. Governo e oposição em queda

O único que está a conseguir resistir ao desgaste político provocado pela pandemia de covid-19 é o Presidente da República, numa altura em que o PS e o PSD surgem em queda nas intenções de …

Três camisolas e uma vitória histórica. Tadej Pogacar é o vencedor do Tour

O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) venceu a 107.ª Volta a França, ao cortar a meta, nos Campos Elísios, integrado no pelotão, no final da 21.ª e última etapa conquistada pelo irlandês Sam Bennett …

Afinal, os vikings não eram loiros nem tinham olhos azuis (e também não eram da Escandinávia)

Um estudo revelou que os Vikings afinal não eram loiros nem provenientes da Escandinávia. O estudo, realizado através da análise de ADN, conclui ainda que indivíduos que não eram vikings foram enterrados como tal. Normalmente, a …

Emmys 2020: "Succession" é a série do ano, "Schitt’s Creek" e "Watchmen" em destaque

A segunda temporada de “Succession”, da HBO, venceu esta madrugada o prémio de Melhor Série Dramática na 72.ª cerimónia dos prémios Emmy, que decorreu em Los Angeles, EUA, sem público por causa da pandemia. Centrada em …

Aulas do 1.º ciclo em escola de Lisboa suspensas. Escola em Viseu fecha portas

As aulas do 1.º ciclo na escola pública das Laranjeiras, em Lisboa, foram suspensas, devido à falta de funcionários em número suficiente, já que um destes testou positivo para a covid-19. De acordo com o Agrupamento …

PCP de "espírito aberto" para conversações sobre OE, mas recusa "chantagens"

O PCP encara as conversações sobre o Orçamento do Estado de 2021 com “espírito aberto”, sem “linhas vermelhas ou azuis”, mas recusa “chantagens” e “pressões” do primeiro-ministro, disse este domingo o secretário-geral dos comunistas. Numa conferência …

Os dinossauros conquistaram o mundo após uma extinção em massa na Terra

Uma equipa internacional de cientistas identificou um evento anteriormente desconhecido de extinção massiva da vida na Terra que ocorreu há 223 milhões de anos e desencadeou a conquista do mundo pelos dinossauros. O estudo liderado por …

FinCEN Files. Isabel dos Santos e marido envolvidos em investigação aos maiores bancos mundiais

Isabel dos Santos e Sindika Dokolo estão entre os clientes confidenciais de bancos que foram reportados às autoridades norte-americanas, segundo uma investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ). A empresária angolana Isabel dos Santos …

Alojamento local, hotéis e pousadas. Governo anuncia mais 4.500 camas para universitários

Acordos com hotéis e alojamentos locais vão reforçar a oferta de alojamento estudantil depois de uma perda de 15% dos lugares em residências. Hotéis, pousadas da juventude e unidades de alojamento local vão disponibilizar “mais 4.500 …

As girafas são tão altas que podem funcionar como um pára-raios fatal

A ideia de que a girafa pode funcionar como um pára-raios não é nova e já se sabe que estes animais já foram mortos por relâmpagos. Porém, agora, cientistas descreveram as circunstâncias em detalhe pela …