Maduro manda a OEA “al carajo”

O Presidente de Venezuela Nicolás Maduro explicou nesses termos a sua decisão de retirar a Venezuela da Organização dos Estados Americanos, OEA.

La OEA, p’al carajo!”, declarou esta quinta-feira durante um discurso o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, explicando o seu orgulho com a saída do país da Organização dos Estados Americanos, que classificou de “uma entidade intervencionista”.

“Tenho orgulho de dizer que tomei a decisão de retirar a nossa pátria da OEA, de libertar a nossa pátria do intervencionismo. Estamos livres da OEA e jamais voltaremos!”, disse Maduro, chamado de “ditador” pelo secretário-geral da organização, Luis Almagro.

Caracas anunciou na quarta-feira a sua saída da OEA, depois de o Conselho Permanente da instituição ter convocado uma reunião de ministros dos Negócios Estrangeiros para avaliar a grave crise política que sacode o país.

“Não reconhecemos qualquer reunião, não reconhecemos qualquer decisão da OEA. La OEA, p’al carajo! Luis Almagro p’al carajo! Fora OEA da Venezuela! A Venezuela respeita-se e vamos fazer-nos respeitar”, afirmou Maduro perante uma concentração de mulheres chavistas no palácio presidencial de Miraflores.

“Um secretário-geral absolutamente humilhado, sem vergonha, que está ao serviço da política imperial como nenhum outro secretário-geral em 70 anos de existência da OEA. Luis Almagro é uma vergonha para a América Latina”, acrescentou Nicolás Maduro.

Segundo Maduro, a OEA promove uma campanha para “intervir na Venezuela” sob a orientação de Washington. “Digo ao imperialismo: Já basta. Não se metam mais com a Venezuela”, disse o presidente venezuelano.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O Ultima Thule é uma cápsula do tempo

Os dados recolhidos pela missão da NASA New Horizons permitiu aos cientistas publicar os resultados iniciais da sua exploração do 2014 MU69 - conhecido como Ultima Thule. O asteróide é um objeto que está localizado na …

Um debate, cinco candidatos e uma disputa renhida pelo campeonato da manipulação

O último debate televisivo antes das eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, foi marcado pela mais recente sondagem que dá uma vitória expressiva aos socialistas com 33% das intenções dos votos. Pedro Rangel …

Propostas de lei polémicas incentivam o estudo da Bíblia em escolas norte-americanas

O número crescente de estados norte-americanos têm vindo a discutir projetos de lei que permitem, incentivem e, em alguns casos, exigem que as escolas públicas ofereçam aos alunos aulas sobre a Bíblia. Só este ano, pelo …

A rainha Isabel II está à procura de um gestor de redes sociais

A rainha Isabel II está à procura de um especialista em comunicação para gerir as suas redes sociais. O salário, que pode variar consoante a experiência do candidato, ronda as 30.000 libras anuais, cerca de …

Problemas de sono nos adolescentes podem ser resolvidos com menos ecrãs à noite

Os problemas de sono nos adolescentes podem ser revertidos em apenas uma semana limitando a utilização à noite de ecrãs emissores de luz como os dos telemóveis, tablets e computadores, defendeu hoje a Sociedade Europeia …

Suspeitas de dados falsos levam PJ a fazer buscas no Hospital de Cascais

A Procuradoria-Geral da República confirmou esta segunda-feira a realização de diligências de investigação no Hospital de Cascais no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Sintra. “Confirma-se a realização …

Descoberto a obra mais antiga de Michelangelo. Foi desenhada aos 12 anos

O desenho de um homem sentado, possuído por um colecionador britânico, é a obra mais antiga conservada do génio italiano Michelangelo. De acordo com Timothy Clifford, um especialista sobre o Renascimento italiano, que falou com o …

O quilograma mudou e já é igual para humanos ou extraterrestres

Tal como anunciado em novembro passado e em prol da precisão científica, a definição de quilograma foi atualizada nesta segunda-feira, 20 de maio, data em que se celebra o Dia Mundial da Metrologia. A alteração …

Reserva Especial de Maputo salva elefante bebé. É alimentada a biberão

Dar leite de biberão a uma elefante bebé não estava nos planos de Graeme Madsen, mas passou a fazer parte da rotina diária dele desde há 10 dias na Reserva Especial de Maputo (REM). A cria …

Encher um depósito de gasolina custa mais 10 euros do que em janeiro

Os preços dos combustíveis sobem nesta segunda-feira, numa altura em que encher um depósito de gasolina custa mais 10 do que em janeiro. No caso do gasóleo, a diferença comparativamente ao início do ano é …