Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. “É aquilo que é justo”

ppdpsd / Flickr

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua estadia.

“O secretário do Turismo (da Madeira) e o Instituto de Administração da Saúde (IASAúde) está a ter uma reunião com os principais grupos hoteleiros no sentido de encontrar uma solução”, disse Miguel Albuquerque à margem da visita que efetuou esta terça-feira a uma exploração agrícola na freguesia da Ponta do Pargo, no concelho da Calheta.

O governante regional salientou que a solução “passa também por aquilo que é justo”, apontando que isso passa pela “comparticipação dos próprios utentes no uso e gastos inerentes ao hotel”.

O chefe do Executivo Regional argumentou que os visitantes “pagam a reserva antecipadamente”, sendo o objetivo que, em caso de terem um teste positivo para covid-19 na chegada à Madeira, “esse dinheiro seja canalizado para ajudar os custos do Serviço Regional de Saúde no funcionamento e despesas inerentes ao funcionamento do hotel”.

Sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras na rua, a partir de quarta-feira, com base na proposta do Governo da República, um diploma já promulgado pelo Presidente da República, Miguel Albuquerque não excluiu a possibilidade de a Assembleia da Madeira também legislar sobre esta matéria.

“Nós agora temos a faculdade de o parlamento regional e o governo (da Madeira) legislar sobre essa matéria” e, “neste momento está tudo em aberto”, referiu, salientando que esta é recomendação que foi introduzida “há muito tempo” no arquipélago.

O responsável insular destacou que a medida “tem sido de forma crescente cumprida pela população” e enfatizou que, por enquanto, ninguém “vai ser multado” porque “a maioria já usa máscara”. “Penso que isso não vai ser um problema que vá surgir na Madeira”, porque “a maioria da população tem cumprido” com a recomendação do uso da máscara, vincou.

Contudo, destacou que “a situação começa a ser bastante preocupante na Europa e mesmo no continente”, pelo que o Governo Regional vai “tomar todas as medidas no sentido de garantir a salvaguarda da saúde pública na Madeira”, argumentando que os aumentos “exponenciais” noutros países obrigam a “cuidado redobrado” neste arquipélago.

O governante disse que vão ser tomadas “decisões relativamente às equipas desportivas” no Conselho do Governo Regional de quinta-feira, podendo ser incluídas outras “medidas necessárias no sentido de salvaguardar a Madeira”. No caso das deslocações dos atletas, indicou que vão ser obrigados a fazer dois testes com seis dias de interregno, cumprindo um período de resguardo.

Ainda sobre decretar o Estado de Emergência, o presidente do Governo da Madeira mencionou ser uma responsabilidade nacional, considerando que “não há nenhum problema” até porque “o pico da pandemia ainda não está concretizado a nível europeu, nem no país”

“Portanto, nós vamos ter que nos prevenir, ter muito cuidado e muito juízo, porque isto vai depender fundamentalmente do nosso comportamento, mais do que tudo o resto”, destacou, opinando que, se as pessoas “relaxarem, pensando que isso é uma brincadeira” as consequências vão acabar por ser “nefastas”.

Miguel Albuquerque considerou que na Madeira as pessoas “já estão conscientes do que se está a passar”, indicando que um dos “grandes desafios que o Sistema Nacional de Saúde tem é qual vai ser a capacidade de resposta numa situação incontrolável” dos cuidados intensivos em caso de “surto pandémico muito forte”.

“Nós aqui temos de resguardar também sempre a não proliferação de focos de infeção local até para termos sempre capacidade de resposta no Serviço Regional de Saúde”, concluiu.

De acordo com os últimos dados revelados segunda-feira pela autoridade regional de saúde, a Madeira reportava 19 novos casos importados de Covid-19, estando em estudo outras 21 situações, totalizando 144 doentes ativos e 400 confirmados.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …

Árbitros estrangeiros na próxima época? APAF recusa "atestado de incompetência"

A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) tem a certeza de que o Conselho de Arbitragem (CA) não irá passar um "atestado de incompetência" aos árbitros portugueses, chamando estrangeiros para encontros de Ligas nacionais. Segundo …

Depois do desconforto que a série causou na Família Real, Harry defende "The Crown"

Durante uma entrevista a James Corden, para o programa americano The Late Late Show, o príncipe Harry defendeu a série The Crown da Netflix, explicando que embora não seja “estritamente precisa”, retrata a pressão da …

Benfica vai apresentar queixa por ameaças de morte a Vieira e vandalismo

O Benfica vai avançar com queixas devido às ameaças de morte ao presidente do clube em tarjas colocadas nas imediações do Estádio da Luz, mas também pela vandalização de várias casas benfiquistas. Segundo o jornal online …

Submarino civil transparente pode levá-lo ao local do naufrágio do Titanic

A Triton, uma empresa com sede na Florida, fabrica submarinos civis de última geração há mais de uma década. Agora, vai fazer nascer o Triton 13000/2 Titanic Explorer, que para além de oferecer aos passageiros …

Catorze detidos nos novos protestos em Barcelona a favor de Pablo Hasél

Pelo menos 14 pessoas foram detidas pela polícia catalã, este sábado, durante os distúrbios que se seguiram a mais uma manifestação em Barcelona a reclamar a libertação do rapper Pablo Hasél. Segundo o jornal Público, pelo …

Procuradores avançam para tribunal contra nomeações de chefias

O Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) está envolvido numa nova polémica, depois do concurso que culminou na indigitação de José Guerra para a Procuradoria Europeia. Segundo avança o Jornal de Notícias, este domingo, um concurso para …

A partir de segunda-feira, eletrodomésticos vão ter novas etiquetas energéticas

As organizações não-governamentais ambientalistas saúdam as novas etiquetas energéticas, que entram em vigor esta segunda-feira, mas pedem “mais atenção” ao consumidor e “maior rapidez” na reclassificação de “mais produtos”. Em comunicado, a cooligação Coolproducts, um grupo …