Macron vai retirar a Legião de Honra a Harvey Weinstein

Peter Foley / EPA

O produtor Harvey Weinstein esteve por trás de filmes como como “Reservoir Dogs”, “Pulp Fiction” e “Malèna”.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou este domingo em Paris que “iniciou os procedimentos” para retirar a legião de Honra, a mais importante distinção francesa, ao produtor norte-americano Harvey Weinstein, acusado de crimes sexuais.

“Sim, dei início aos procedimentos para formalizar a retirada da Legião de Honra, e pedi ao Grande Chanceler da Ordem que abra um processo disciplinar”, disse Emmanuel Macron ao canal de televisão TF1, na sua primeira grande entrevista na televisão após a sua eleição em maio.

O código da Legião de Honra estabelece para os cidadãos franceses distinguidos que observem um “comportamento desonroso” a eventual suspensão ou exclusão da ordem, enquanto que para os estrangeiros galardoados apenas uma única medida está prevista, e que é a “retirada” da distinção.

Criada pelo imperador Napoleão I, no início do século XIX, a Legião de Honra é uma distinção que recompensa civis e militares pelas suas ações e serviços prestados à França. Muitos artistas foram, por essa razão, distinguidos com a ordem.

Harvey Weinstein foi nomeado cavaleiro da Legião de Honra em março de 2012, pelo Presidente Nicolas Sarkozy.

A Academia norte-americana de Cinema e Ciências Cinematográficas, que atribui os Óscares, anunciou no sábado que decidiu expulsar Weinstein, acusado de assédio, agressão sexual e violação de mulheres.

Harvey Weinstein, que durante muitos anos dominou Hollywood, recebeu uma chuva de críticas e comentários de repúdio depois de, na última semana terem sido publicadas notícias, nos jornais New Yorker e New York Times, revelando inquéritos ao seu comportamento baseados em dezenas de acusações.

Na quarta-feira, a Academia Britânica de Cinema e Televisão (BAFTA) anunciou a suspensão imediata da sua associação ao produtor.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entrevista a Bruno Cunha, que quase morreu 7 vezes numa jogada

Postura descontraída, sorriso permanente, adora o voleibol e não procura maior reconhecimento. Bruno Cunha, 23 anos, internacional português. Reforçou a Fonte do Bastardo para a nova época e já foi uma das figuras no «jogo grande» …

Inventor português e Huawei chegam a acordo

O jornal Público avança esta sexta-feira que a produtora de telemóveis inteligentes Huawei chegou a acordo com Rui Pedro Oliveira, o empresário português que a acusava de lhe ter roubado uma ideia. Em causa estava …

OLX regista queda na procura de casas, mas oferta de imóveis subiu 228% em relação a 2019

A pandemia afetou várias áreas da economia e o setor imobiliário não fugiu à regra. De acordo com o Público, a procura de casas para alugar na plataforma OLX teve uma queda abrupta entre os …

Recurso de Sócrates distribuído a Rangel foi redigido por Fátima Galante

Um recurso de José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, distribuído em 2015 ao juiz Rui Rangel, foi, afinal, redigido pela desembargadora Fátima Galante, sua mulher, revela a acusação da Operação Lex. Segundo a acusação do processo …

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …