Harvey Weinstein, o “Deus” de Hollywood, cai em desgraça após escândalo sexual

Andrew Gombert / EPA

O produtor Harvey Weinstein que esteve por trás de filmes como como “Reservoir Dogs”, “Pulp Fiction” e “Malèna”.

Harvey Weinstein, um dos produtores mais conhecidos e influentes de Hollywood, a quem Meryl Streep chegou a chamar “Deus”, foi obrigado a abandonar a empresa de cinema independente que fundou após um escândalo sexual que o envolve em vários casos de assédio, ao longo de décadas.

O conselho de administração da Weinstein Company decidiu retirar o produtor da empresa, “face ao surgimento, nos últimos dias, de novas informações relativas à má conduta de Harvey Weinstein“, sublinham os directores da produtora num comunicado.

A bem sucedida carreira de Weinstein foi abalada por uma investigação do New York Times que revela que o produtor alcançou, durante décadas, uma série de acordos extra-judiciais para pôr termo a denúncias de assédio sexual apresentadas por antigas funcionárias e colaboradoras.

A actriz Ashley Judd, conhecida pelo filme “Frida” ou pela saga “Divergente”, é uma das figuras conhecidas que o acusam de abusos sexuais.

As acusações remontam à década de 1990, altura em que Weinstein estava à frente da produtora Miramax, um estúdio de cinema independente que era propriedade do gigante cinematográfico Walt Disney.

O New York Times conta que Weinstein convidou Judd a subir ao seu quarto, num hotal de Beverly Hills, para o que seria uma reunião de trabalho. Mas, em vez disso, o produtor pediu-lhe se lhe podia fazer uma massagem ou se ela poderia vê-lo a tomar banho.

A modelo italiana Ambra Battilana terá chegado a chamar a polícia, depois de Weinstein lhe ter agarrado os seios, relata o jornal.

Já depois da publicação do artigo, a jornalista de televisão Lauren Sivan contou ao HuffPost que Weinstein se masturbou em frente a ela.

Weinstein diz que está a tentar redimir-se com terapia

O artigo do New York Times baseia-se em dezenas de testemunhos de antigos e actuais funcionários da empresa que facultaram detalhes sobre o comportamento do produtor. Segundo o jornal nova-iorquino, Weinstein chegou a acordos extrajudiciais com pelo menos oito mulheres para resolver acusações de assédio sexual.

Num comunicado enviado ao jornal, o produtor admitiu que a forma como se comportou no passado, com companheiras de trabalho, provocou muitos danos, pelo que pediu perdão e uma segunda oportunidade.

“Apesar de estar a tentar melhorar, sei que tenho um longo caminho a percorrer”, reconheceu Weinstein no mesmo comunicado, garantindo que tenta corrigir a sua forma de actuar há dez anos com recurso a terapia.

Meryl Streep “em choque”

A actriz Meryl Streep, que trabalhou com Weinstein em vários filmes e que chegou a dizer que ele era um “Deus”, já veio manifestar-se “em choque” com as acusações de abuso sexual que define como “indesculpáveis” e um “abuso de poder”.

A conceituada actriz refere-se às vítimas como “heroínas” e trata de realçar que não sabia dos “actos coercivos inapropriados”, conforme declarações divulgadas pela CNN.

“O comportamento é indesculpável, mas o abuso de poder familiar”, diz, ainda, Meryl Streep, notando que a denúncia deste tipo de casos ajudará, em última instância, “a mudar o jogo”.

As actrizes Judi Dench, Glenn Close, Emma Thompson e Kate Winslet também se revelaram “chocadas” com as notícias sobre os abusos de Weinstein, tal como os actores Mark Ruffalo e Seth Rogen, entre outras personalidades.

Harvey Weinstein tem no currículo a produção de filmes de culto como “Reservoir Dogs” (1992), “Pulp Fiction” (1994) e “Malèna” (2000). Ganhou um Óscar de Melhor Produção com “Shakespeare in Love” (1998) e produziu, ainda, “Chicago” (2002), os três filmes da saga “O Senhor dos Anéis” (2001, 2002 e 2003), “O Discurso do Rei” (2010) e “Django Unchained” (2012), entre muitos outros filmes.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Tem razão Joaquim! Estão todas/os com o rabinho entre as pernas. O sucesso deles depende desta gente dita poderosa.
      A escumalha está a ser toda descoberta! As máscaras estão a cair todas!
      E aquele comportamento em Hollywood é considerado normal, quem nunca ouviu falar do “couch casting”?!… Fazem-se de parvas tapadinhas, são mas é umas hipócritas. E ainda há muitos mais como este pig, que sejam todos expostos e condenados!
      Drain the swamp!

    • Tem tudo a ver, realmente…
      Este palerma (que não faço ideia de quem é!), terá a mesma “importância” do que o palerma do Trump?!
      Pois…

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …