Macron ligou a Marcelo para o felicitar pela reeleição. A pandemia também foi tema de conversa

Mário Cruz / Lusa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (D), acompanhado pelo homólogo francês, Emmanuel Macron (E)

O Presidente francês falou telefonicamente, este domingo, com o chefe de Estado português, felicitando-o pela sua reeleição, há duas semanas, e ambos abordaram a temática da pandemia de covid-19.

Segundo uma nota no site oficial da Presidência da República, os dois responsáveis falaram do contexto atual, designadamente da “repercussão sanitária, económica e social, bem como o desenrolar da vacinação a nível europeu” contra o novo coronavírus.

“O Presidente francês ligou para felicitar Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição, tendo os dois Chefes de Estado aproveitado para abordar a situação da pandemia, designadamente a repercussão sanitária, económica e social, bem como o desenrolar da vacinação a nível europeu”, lê-se na nota.

“Sublinhando a importância da Presidência Portuguesa do Conselho de Ministros da União Europeia, o Presidente Macron renovou a importância das relações e boa cooperação entre os dois países, bem como da comunidade portuguesa em França”, lê-se ainda no texto.

O Tribunal Constitucional (TC) proclamou oficialmente Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República esta semana, uma vez obtida “mais de metade dos votos validamente expressos” nas eleições de 24 de janeiro.

O professor catedrático de Direito e constitucionalista de 72 anos, apoiado oficialmente por PSD e CDS-PP, obteve um total de 2.531.692 votos (60,67%) no universo de 4.258.356 votantes.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.