Macron debaixo de fogo após conselheiro ter almoçado com sobrinha de Le Pen

Eric Feferberg / EPA

A polémica estalou em França depois de se saber que um dos conselheiros mais próximos do Presidente Emmanuel Macron almoçou com com uma figura importante da extrema direita, numa altura em que o chefe de Estado enfrenta acusações de fazer apelos a apoiantes da extrema direita.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Bruno Roger-Petit, um conselheiro sénior do Palácio do Eliseu, entreteve Marion Maréchal, sobrinha da política de extrema direita Marine Le Pen, numa sala privada numa conhecida brasserie de Paris em outubro.

Esta informação surge numa altura em que Macron é acusado de tentar apelar aos eleitores de direita do país com duas novas leis – uma sobre a “segurança global”, dando novos poderes à polícia, e outra sobre o combate ao “separatismo” religioso.

Roger-Petit, ex-jornalista político e apresentador de televisão, disse ao Le Monde que se encontrou com Maréchal “e um nível pessoal”. “Eu queria saber o que ela tinha a dizer e se conhecia a opinião pública, o que não é o caso. Percebi que estávamos em desacordo”, disse o conselheiro sénior, em declarações ao jornal francês.

Já Maréchal disse que foi abordada por um amigo. “Bruno Roger-Petit entrou em contacto com um amigo para sugerir um encontro comigo. Eu aceitei. Em princípio, nunca me recuso a falar com as pessoas. Acima de tudo, estava muito curiosa para conhecer a pessoa que achava engraçado chamar-me nazi a cada duas semanas, quando eu era deputada”, disse.

Segundo testemunhas, Roger-Petit pagou o almoço na brasserie Le Dôme perto de Montparnasse, que terminou por volta das 14h. O restaurante tem uma entrada discreta nos fundos, usada anteriormente pelo presidente socialista François Mitterrand na década de 1980 para se encontrar com a sua filha secreta, Mazarine.

O almoço gerou especulações nos media franceses sobre o motivo do encontro. “O que Bruno Roger-Petit esperava deste encontro? Uma troca sobre Marine Le Pen? Para pesar as ambições políticas de Marion Maréchal? Examinar os possíveis candidatos da ‘direita da direita’?, escreve o Le Monde.

A reunião foi criticada por membros do governo de Macron. Hugues Renson, vice-presidente do partido La République en Marche! (LREM) na assembleia nacional, escreveu no Twitter: “Não se discute com a extrema direita, não se compromete, luta-se contra ela. ‘Não posso aceitar que a intolerância e o ódio se tornem banais – Jacques Chirac, abril de 2002’”.

Astrid Panosyan, co-fundadora do movimento En Marche de Macron, concordou. “Existem pessoas que não ouvimos a um nível pessoal, lutamos contra elas a um nível coletivo. Marion Maréchal e toda a sua camarilha estão entre elas”.

Julien Aubert, parlamentar da oposição de centro-direita Les Républicains (LR), escreveu no Twitter: “A polícia de restaurantes está a voltar? Pode-se almoçar com quem quiser”.

Emmanuel Grégoire, do Parti socialiste, escreveu que Roger-Petit almoçou com Maréchal porque “Pétain não estava disponível” – numa referência ao Maréchal Philippe Pétain, líder colaboracionista da II Guerra Mundial em França.

Marion Maréchal, de 31 anos, foi deputada pela extrema direita Front National (FN) – que desde então se tornou o Rassemblement National (RN) – durante cinco anos até 2017. A política é neta do fundador do FN, Jean-Marie Le Pen, e foi a mais jovem deputada da república francesa.

Maréchal anunciou que deixaria a política em 2017 e montou a sua própria escola particular, o Instituto de Ciências Sociais, Económicas e Políticas (ISSEP), na cidade de Lyon.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Puigdemont em liberdade, mas com proibição de sair da Sardenha

O Tribunal de Recurso de Sassari decidiu, esta sexta-feira, deixar em liberdade o ex-presidente catalão Carles Puigdemont. Enquanto decorrer o processo judicial, não pode sair da ilha italiana. Carles Puigdemont saiu em liberdade esta sexta-feira, depois …

Centenas de pessoas protestam em Barcelona contra a prisão de Puigdemont em Itália

Centenas de pessoas reuniram-se próximo do consulado italiano em Barcelona em protesto contra a prisão de Carles Puigdemont. Centenas de pessoas reuniram-se esta sexta-feira próximo do consulado italiano em Barcelona, guardado por um forte dispositivo da …

Portugal com mais 9 mortes e 757 casos de covid-19

Portugal registou 757 novos casos e nove mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal registou, nas últimas …

EUA comprometem-se a tomar medidas concretas para resolver diferenças com França

Os Estados Unidos continuam a tentar resolver as diferenças com a França na sequência da crise dos submarinos, com o secretário de Estado a admitir que Washington terá de tomar medidas concretas para reconquistar a …

Portugueses suspeitos de violação em Espanha vão ser libertados

Depois de um recurso inicial ter sido rejeitado por perigo de fuga, um tribunal de instância superior aceitou o pedido de libertação dos dois portugueses que estavam em prisão preventiva desde Julho. Vão ser libertados esta …

Administração da insolvência defende a viabilização da Dielmar

As manifestações de interesse na compra da Dielmar devem ser apresentadas até à próxima segunda-feira. A assembleia de credores está marcada para 6 de Outubro. Segundo revela uma fonte próxima ao Jornal Económico, o administrador da …

FBI emite mandado de detenção a Brian Laundrie, namorado de Gabby Petito

O namorado de Gabby Petito desapareceu três dias depois da jovem também ter sido dada como desaparecida. O jovem de 23 anos está também a ser acusado de fraude bancária. O FBI emitiu esta quarta-feira um …

Cavidade gigante no espaço lança nova luz sobre a formação estelar

Astrónomos que analisaram mapas 3D das formas e tamanhos de nuvens moleculares próximas descobriram uma cavidade gigantesca no espaço. O vazio em forma de esfera, descrito na revista The Astrophysical Journal Letters, abrange cerca de 150 …

Professor que fazia vídeos obscenos foi suspenso

O Ministério da Educação suspendeu o professor de Economia e Direito da Escola Secundária Eça de Queirós, na Póvoa de Varzim, que terá um canal de YouTube com vídeos obscenos. O docente da Secundária Eça de …

Bolsonaro quis apostar caixa de uísque com Boris Johnson por “anticorpos”

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, revelou na quinta-feira que tentou "apostar uma caixa de uísque" com o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, alegando ter mais anticorpos para a covid-19 do que o britânico. A sugestão …