Macron debaixo de fogo após conselheiro ter almoçado com sobrinha de Le Pen

Eric Feferberg / EPA

A polémica estalou em França depois de se saber que um dos conselheiros mais próximos do Presidente Emmanuel Macron almoçou com com uma figura importante da extrema direita, numa altura em que o chefe de Estado enfrenta acusações de fazer apelos a apoiantes da extrema direita.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, Bruno Roger-Petit, um conselheiro sénior do Palácio do Eliseu, entreteve Marion Maréchal, sobrinha da política de extrema direita Marine Le Pen, numa sala privada numa conhecida brasserie de Paris em outubro.

Esta informação surge numa altura em que Macron é acusado de tentar apelar aos eleitores de direita do país com duas novas leis – uma sobre a “segurança global”, dando novos poderes à polícia, e outra sobre o combate ao “separatismo” religioso.

Roger-Petit, ex-jornalista político e apresentador de televisão, disse ao Le Monde que se encontrou com Maréchal “e um nível pessoal”. “Eu queria saber o que ela tinha a dizer e se conhecia a opinião pública, o que não é o caso. Percebi que estávamos em desacordo”, disse o conselheiro sénior, em declarações ao jornal francês.

Já Maréchal disse que foi abordada por um amigo. “Bruno Roger-Petit entrou em contacto com um amigo para sugerir um encontro comigo. Eu aceitei. Em princípio, nunca me recuso a falar com as pessoas. Acima de tudo, estava muito curiosa para conhecer a pessoa que achava engraçado chamar-me nazi a cada duas semanas, quando eu era deputada”, disse.

Segundo testemunhas, Roger-Petit pagou o almoço na brasserie Le Dôme perto de Montparnasse, que terminou por volta das 14h. O restaurante tem uma entrada discreta nos fundos, usada anteriormente pelo presidente socialista François Mitterrand na década de 1980 para se encontrar com a sua filha secreta, Mazarine.

O almoço gerou especulações nos media franceses sobre o motivo do encontro. “O que Bruno Roger-Petit esperava deste encontro? Uma troca sobre Marine Le Pen? Para pesar as ambições políticas de Marion Maréchal? Examinar os possíveis candidatos da ‘direita da direita’?, escreve o Le Monde.

A reunião foi criticada por membros do governo de Macron. Hugues Renson, vice-presidente do partido La République en Marche! (LREM) na assembleia nacional, escreveu no Twitter: “Não se discute com a extrema direita, não se compromete, luta-se contra ela. ‘Não posso aceitar que a intolerância e o ódio se tornem banais – Jacques Chirac, abril de 2002’”.

Astrid Panosyan, co-fundadora do movimento En Marche de Macron, concordou. “Existem pessoas que não ouvimos a um nível pessoal, lutamos contra elas a um nível coletivo. Marion Maréchal e toda a sua camarilha estão entre elas”.

Julien Aubert, parlamentar da oposição de centro-direita Les Républicains (LR), escreveu no Twitter: “A polícia de restaurantes está a voltar? Pode-se almoçar com quem quiser”.

Emmanuel Grégoire, do Parti socialiste, escreveu que Roger-Petit almoçou com Maréchal porque “Pétain não estava disponível” – numa referência ao Maréchal Philippe Pétain, líder colaboracionista da II Guerra Mundial em França.

Marion Maréchal, de 31 anos, foi deputada pela extrema direita Front National (FN) – que desde então se tornou o Rassemblement National (RN) – durante cinco anos até 2017. A política é neta do fundador do FN, Jean-Marie Le Pen, e foi a mais jovem deputada da república francesa.

Maréchal anunciou que deixaria a política em 2017 e montou a sua própria escola particular, o Instituto de Ciências Sociais, Económicas e Políticas (ISSEP), na cidade de Lyon.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …

Rio Ave não vai admitir adeptos nos jogos

Federação confirmou que o público pode voltar ao futebol mas o clube de Vila do Conde considera que a medida anunciada é injusta e tardia. Algumas competições organizadas pela Federação Portuguesa de Futebol estão autorizadas a …