Luz Saúde também recua e já não vai suspender convenções com ADSE

José Sena Goulão / Lusa

Depois do grupo Cuf, detido pela José de Mello Saúde, também o grupo Luz Saúde vai recuar na decisão de suspender os acordos convencionados com a ADSE. Assim, as condições de acesso aos hospitais privados da marca mantêm-se para os beneficiários.

O grupo Luz Saúde tinha anunciado em Fevereiro que, a partir de 15 de Abril, suspenderia os acordos com o subsistema da ADSE, mas reverte, agora, essa decisão, conforme apurou o Expresso.

Nesta quarta-feira, 13 de Março, também o grupo Cuf anunciou o recuo na decisão inicial de suspender os acordos com a ADSE.

“Face à vontade expressa pelo Conselho Directivo da ADSE, que se percepciona como genuína, para reiniciar negociações com a Luz Saúde com vista à reformulação das convenções, a Comissão Executiva do Grupo Luz Saúde decidiu retomar as marcações, sem restrições de datas, dos serviços prestados ao abrigo das convenções celebradas com a ADSE, enquanto estiver a decorrer o período de negociações”, aponta-se num comunicado citado pelo Expresso.

A mesma posição tinha sido anunciada pelo grupo Cuf, mantendo em aberto a possibilidade de vir a suspender a convenção, caso o Estado não aprove uma “nova tabela” de preços “a curto prazo”.

“Perante a expectativa fundada nos entendimentos já alcançados nas últimas semanas de que será possível assinar, num curto espaço de tempo, um Memorando de Entendimento que regule o processo de negociação e que, em consequência, a ADSE apresente até meados de Abril uma proposta de nova tabela, entendemos que negociações justas e equilibradas não deverão realizar-se num contexto de condicionamento de qualquer uma das partes”, acrescenta ainda o grupo Luz Saúde.

Desta forma, “os beneficiários da ADSE podem continuar a recorrer à rede de hospitais e clínicas” do grupo “ao abrigo do regime convencionado com a ADSE”, procedendo a marcações “sem qualquer constrangimento, incluindo para datas posteriores a 15 de Abril de 2019″, explica o Luz Saúde.

As marcações que tinham sido feitas no âmbito de um plano especial criado para os beneficiários da ADSE “serão realizadas ao abrigo do regime convencionado”, acrescenta o grupo, notando que se apresenta para as negociações “com total boa-fé”, no sentido de garantir “um acordo que assegure a sustentabilidade de todas as partes e o melhor interesse dos beneficiários”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …