Lukashenko reuniu-se com Putin para mostrar ao Ocidente que não está sozinho

Mikhael Klimentyev / Sputnik / Kremlin Pool / EPA

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, com o seu homólogo russo, Vladimir Putin

O Presidente da Bielorrússia acusou o Ocidente, esta sexta-feira, de tentar “desestabilizar” a situação no país, durante uma reunião com o seu homólogo russo.

No início da reunião Vladimir Putin em Sochi, no sul da Rússia, Alexander Lukashenko disse existir “uma tentativa de desestabilizar a situação até aos níveis de agosto do ano passado”, numa referência aos protestos anti-governamentais depois das eleições Presidenciais, que a oposição e os países ocidentais consideraram fraudulentas.

“É muito óbvio o que pretendem os nossos amigos ocidentais…”, disse o chefe de Estado bielorrusso, antes de apresentar ao homólogo russo “diversos documentos” sobre o incidente de domingo, que implicou a detenção do jornalista e ativista Roman Protasevich e da sua companheira Sofia Sapega.

“Para que entenda o que se passou. Para que compreenda que tipo de pessoas são“, disse Lukashenko.

O líder de Minsk, no poder desde 1994 e crescentemente isolado na cena internacional, também criticou a União Europeia por punir as linhas aéreas estatais Belevia com o encerramento do seu espaço aéreo, ao considerar que a empresa é estranha ao incidente do voo da Ryanair que efetuava o voo Atenas-Vílnius.

Por que motivo castigam a frota da Belavia? Não tem nada que ver com isto. Levaram com tudo. Aí, mostram a sua verdadeira face”, sublinhou.

Por sua vez, Putin recordou o incidente ocorrido em 2013 quando a Áustria, a pedido da União Europeia, forçou a aterragem do avião do Presidente da Bolívia, Evo Morales, pela suspeita de que seguia a bordo o ex-analista da CIA Edward Snowden, alvo de um mandado de captura emitido pelos Estados Unidos.

“Forçaram à aterragem do Presidente da Bolívia. Tiraram o Presidente do avião, e nada: silêncio”, recordou o Presidente russo.

Putin congratulou-se com a presença do seu homólogo e recordou que se está “em vias de construir uma União” reforçada entre os dois países, numa reafirmação do apoio ao país vizinho e aliado, também ex-república soviética.

“Avançamos firme nessa direção (…) e este trabalho já se traduz em resultados concretos para os nossos cidadãos”, acrescentou.

A Rússia tem justificado a atuação de Minsk, criticado as sanções decretadas pela União Europeia e considerado que o caso Protasevich, após o desvio do aparelho devido a uma alegada ameaça de bomba, é um assunto interno do país vizinho.

Esta sexta-feira, foi noticiado que as autoridades de aviação russas estão a recusar a entrada de aviões europeus em Moscovo. A Austrian Airlines teve de cancelar um voo que partia de Viena com destino à capital russa e a Air France também se viu obrigada a cancelar o seu voo Paris-Moscovo, pela segunda vez, depois de lhe ter sido negada a entrada.

Esta aparente retaliação da Rússia segue-se ao apelo dos 27 líderes europeus para que as companhias aéreas europeias evitem o espaço aéreo bielorrusso.

Lukashenko pronunciou na quarta-feira, perante as duas Câmaras do Parlamento, um inflamado discurso, no qual garantiu uma resposta às sanções europeias e aludindo a uma “nova guerra mundial”.

“Somos um país pequeno, mas responderemos adequadamente. Há exemplos parecidos no mundo. Mas, antes de se agir sem pensar, há que recordar que a Bielorrússia é o centro da Europa e que, se aqui estalar algo, será uma nova guerra mundial”, avisou.

Os líderes europeus pretendem avançar com novas sanções à Bielorrússia depois de o desvio forçado do avião da Ryanair, numa altura em que altos responsáveis do país já se encontram visados por sanções devido à repressão dos críticos do regime e do movimento de contestação.

Protasevich, de 26 anos, antigo chefe de redação do influente media da oposição bielorrusso Nexta, desde novembro que era considerado um “terrorista” pelas autoridades do seu país.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog Autárquicas. Poderá ser "a primeira vez que um partido ganha três vezes seguidas"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Alemanha: Sociais-democratas reclamam vitória (com "desastre" para os conservadores)

Os sociais-democratas SPD reivindicaram hoje vitória nas eleições parlamentares alemãs, numa altura em que os conservadores da CDU, força política de Angela Merkel, se aproximam de uma votação mínima histórica, de acordo com as primeiras …

Em 2018, cientistas de Wuhan terão planeado infetar morcegos com coronavírus

Em 2018, um grupo de cientistas da cidade chinesa de Wuhan, onde foi registado o primeiro caso de covid-19, estaria a planear infetar, com coronavírus modificados, morcegos que vivem em cavernas. Os cientistas terão pedido 14 …

Este batom foi lançado em 1971, mas está esgotado - e é mais uma prova do impacto económico do TikTok

O Black Honey da Clinique é o mais recente produto de maquilhagem a bombar no TikTok. Muitas marcas estão a notar o poder económico que em ser viral na aplicação e estão a tentar promover …

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …