Rússia retalia e impede aviões europeus de aterrarem em Moscovo

Rússia retalia contra o apelo de Bruxelas para que as companhias aéreas europeias evitem o espaço aéreo bielorrusso e está a recusar a entrada de aviões europeus em Moscovo.

De acordo com o jornal The Guardian, as autoridades de aviação russas obrigaram a Austrian Airlines a cancelar um voo que partia de Viena com destino à capital russa. A Air France também se viu obrigada a cancelar o seu voo Paris-Moscovo, pela segunda vez, depois de na quarta-feira lhe ter sido negada a entrada.

O jornal britânico adianta que as duas companhias aéreas avançaram com novas rotas para responder ao apelo da União Europeia de evitar o espaço aéreo da Bielorrússia.

Segundo o diário britânico, esta aparente retaliação da Rússia segue-se ao apelo dos 27 líderes europeus para que as companhias aéreas europeias evitem o espaço aéreo bielorrusso, depois do desvio forçado de um voo da Ryanair para Minsk, a meio de uma viagem entre Atenas e Vílnius, que culminou na detenção do jornalista e ativista Roman Protasevich e da sua namorada.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Áustria já considerou que esta atitude da Rússia é “absolutamente incompreensível” e o Ministério dos Transportes francês  afirmou que “o princípio da reciprocidade deve ser respeitado”, cita a RTP.

Os 36 membros da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), agência das Nações Unidas, concordaram, esta quinta-feira, iniciar uma investigação sobre este incidente, avança o mesmo jornal.

Além deste pedido às companhias aéreas, os líderes europeus concordaram em aplicar mais sanções à Bielorrússia, assim como banir as transportadoras deste país na Europa.

Protasevich, de 26 anos, antigo chefe de redação do influente media da oposição bielorrusso Nexta, desde novembro que era considerado um “terrorista” pelas autoridades do seu país.

Anteriormente, o jornalista bielorrusso já tinha notado que estaria a ser seguido em Atenas, alegadamente por agentes ligados aos serviços secretos da Bielorrússia.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …

Tal como nos humanos, a cafeína ajuda as abelhas a aumentar o foco e a eficácia

Um novo estudo indica que, tal como em muitos humanos, uma injeção de cafeína ajuda as abelhas a manterem-se mais concentradas e a realizarem o trabalho com mais eficiência. Uma equipa da Universidade de Greenwich percebeu …