Aviões da Bielorrússia banidos pela UE. Jornalista “confessa crimes” em vídeo

STRINGER / EPA

Os líderes da União Europeia (UE) decidiram, esta segunda-feira, solicitar às companhias aéreas europeias para evitar o espaço aéreo bielorrusso, enquanto banem as transportadoras deste país na Europa, exigindo ainda mais sanções contra o regime de Aleksandr Lukashenko.

Reunidos em cimeira extraordinária em Bruxelas, os líderes europeus decidiram, de forma unânime, “pedir ao Conselho para adotar as medidas necessárias para banir a entrada no espaço aéreo europeu de companhias aéreas da Bielorrússia e impedir o acesso dessas transportadoras aos aeroportos da UE”, segundo a informação divulgada à imprensa.

Os líderes da UE decidiram também “pedir às companhias aéreas sediadas na UE para evitar sobrevoar a Bielorrússia” e ainda solicitar “ao Conselho para adotar novas sanções económicas específicas”.

Nessa tomada de posição, os 27 exigem ainda uma “investigação urgente” por parte da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) ao incidente, bem como a “libertação imediata” de Roman Protasevich e da sua namorada, e ainda a sua “liberdade de circulação”.

A Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) já anunciou que vai reunir de emergência o seu corpo diretivo ainda esta quinta-feira.

Ressalvando que Aleksandr Lukashenko já faz parte da lista de indivíduos visados nas sanções da UE, dada a repressão policial nas manifestações de agosto passado, fontes diplomáticas adiantaram à agência Lusa que foi dado um “sinal claro sobre sanções económicas específicas”, com listas adicionais de pessoas e entidades.

Em causa está o desvio forçado de um voo da Ryanair para Minsk, no domingo, a meio de uma viagem entre Atenas (Grécia) e Vílnius (Lituânia), que culminou com a detenção do jornalista e ativista bielorrusso.

Protasevich acabou detido pelas autoridades bielorrussas, quando os cerca de 120 passageiros do avião foram forçados a submeter-se a novo controlo em Minsk devido a uma suposta ameaça de bomba, que se veio a revelar falsa.

Jornalista “confessa crimes” em vídeo

Segundo o jornal online Observador, foi entretanto divulgado um vídeo, filmado na prisão e divulgado pelas estações de televisão estatais da Bielorrússia, no qual o jornalista e ativista confessa ter organizado “manifestações em massa” no país.

No vídeo, Protasevich garante ainda que está bem de saúde e que está a ser bem tratado na prisão em que se encontra.

A Lituânia já tinha anunciado que ia proibir voos, de ou para o seu território, que cruzem o espaço aéreo bielorrusso. O Reino Unido também interditou a companhia aérea nacional da Bielorrússia, a Belavia, e instruiu aeronaves do Reino Unido a evitarem o espaço aéreo deste país.

A companhia aérea alemã Lufthansa também anunciou a suspensão das suas operações no espaço aéreo da Bielorrússia.

Esta segunda-feira, as autoridades bielorrussas afirmaram que o voo da Ryanair desviado para o aeroporto de Minsk foi ameaçado num email reivindicado pelo movimento islâmico Hamas.

Protasevich, de 26 anos, antigo chefe de redação do influente media da oposição bielorrusso Nexta e que seguia a bordo do aparelho, desde novembro que era considerado um “terrorista” pelas autoridades do seu país.

Anteriormente, o jornalista bielorrusso já tinha notado que estaria a ser seguido em Atenas, alegadamente por agentes ligados aos serviços secretos da Bielorrússia.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. «Líderes da UE decidem banir aviões da Bielorrússia e evitar o seu espaço aéreo»

    Verdade seja dita que, pessoalmente, esperava muito menos.

    Talvez os políticos Europeus estejam finalmente a desenvolver uma espinha dorsal.

    • Uma espinha dorsal feita de borracha muito mole, tendo em conta a facilidade com que se curva diante dos Estados Unidos…

  2. Pegando no comentário anterior, o ponto é mesmo esse: o desenvolvimento de uma coluna vertebral. A bipedia virá um dia. É um bom princípio. Mas isto é um acto de pirataria no pior sentido da palavra e tem de ter uma resposta à altura: cancelamento de todos os negócios, cancelamento de todos os voos de e para, suspensão de relações diplomáticas, sanções económicas ao nível de estados como Venezuela, Irão ou Coreia do Norte. O gás natural não pode justificar tudo….

  3. É sabido que não é só a Bielorrússia que faz este tipo de coisas, e nem são só os países do antigo bloco soviético que cometem actos de pirataria deste género.
    Nós, no ocidente, fazemos actos idênticos. Há casos de aviões originários da Irlanda que foram forçados a aterrar em território britânico para prender membros do Sin Fein e de outros grupos nacionalistas como o IRA.
    Já para não falar de situações muito mais graves, como Guantánamo.
    Só que a nossa imprensa é cúmplice em aceitar como válidas as razões que apresentam os governos ocidentais e caem em cima dos poderes adversários (rússia, china, irão, etc.) com tudo o que lhes possam apontar.

  4. Um comentário anterior meu foi censurado, apesar de não violar nenhumas normas. Só discordava da opinião do censor, mas isso parece ser suficiente nesta nossa democracia…

RESPONDER

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …