Lukashenko pode ter revelado acidentalmente um mapa dos planos de invasão russa na Ucrânia

1

Пресс-служба Президента России / Wikimedia

Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Aleksandr Lukashenko, presidente da Bielorrússia

Alexander Lukashenko, Presidente da Bielorrússia, pode ter partilhado, acidentalmente e em direto na televisão, os planos de invasão russa na Ucrânia.

O jornalista bielorrusso Tadeusz Giczan partilhou, no Twitter, um pequeno vídeo no qual é possível ver Alexander Lukashenko a apontar para um mapa da Ucrânia segmentado em quatro partes, noticia o Business Insider.

“Parece ser um verdadeiro mapa de invasão“, escreveu Giczan. O Presidente da Bielorrússia apresentou o mapa durante uma reunião do conselho de segurança do país.

Segundo alguns meios de comunicação social, os alvos militares e a ordem pela qual as cidades ucranianas estão a ser atacadas parecem coincidir com o mapa, que mostra as instalações militares ucranianas destruídas por mísseis lançados a partir da Bielorrússia, assim como o sentido e a direção dos ataques russos.

O mapa reflete também a incursão da Rússia no norte da Ucrânia em direção a Kiev e desde a Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, à cidade de Kherson, que terá sido capturada pela Rússia esta quarta-feira.

O que se mantém incerto, e ao mesmo tempo perturbador, é se a informação contida no mapa que ainda não se materializou é real ou não.

O vídeo de Lukashenko revela um ataque na cidade portuária ucraniana de Odessa em direção à Moldávia, um antigo país soviético no radar do Kremlin. Lá existe um pequeno enclave, a Transnístria, apoiado pelo Kremlin e onde a Rússia tem destacado tropas permanentemente.

Se for verdade, as revelações do mapa sugerem que Moscovo planeia enviar militares para este pequeno país de três milhões de pessoas nos próximos dias.

O Parlamento ucraniano anunciou, na terça-feira, que as tropas bielorrussas tinham entrado na região de Chernihiv, no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. A informação foi confirmada por Vitaliy Kyrylov, porta-voz das Forças de Defesa do Território Norte da Ucrânia.

Lukashenko, conhecido como “o último ditador da Europa”, está no poder desde 1994.

A Bielorrússia desempenha um papel importante nesta guerra, uma vez que foi a partir do seu território que o Ministério da Defesa da Rússia lançou parte das suas tropas para invadir a Ucrânia.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Mas segundo ele não estão a atacar a partir da bielarussia, enfim as mentiras partilhadas pela russia por um fantoche de putin!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.