Kherson foi tomada pelas tropas russas. Mais de um milhão de pessoas já saíram da Ucrânia

Mark Steele / Flickr

Tanques na Ucrânia

Autoridades ucranianas confirmaram hoje a tomada da cidade portuária de Kherson, no sul do país, por parte de tropas russas, uma captura que a Rússia tinha anunciado na manhã de quarta-feira.

Kherson, com cerca de 290 mil habitantes, é o maior centro urbano capturado pelas forças russas desde que a invasão começou, a 24 de fevereiro, segundo a LUSA.

O chefe da administração regional de Kherson, Gennadi Lakhouta, pediu aos moradores, através da plataforma Telegram, que fiquem em casa, indicando que “os ocupantes estão em todas as partes da cidade e são muito perigosos“.

O presidente da câmara municipal da cidade, Igor Kolykhaiev, anunciou que se havia reunido com tropas russas num prédio da administração de Kherson.

Não tínhamos armas e não fomos agressivos. Mostramos que estamos a trabalhar para proteger a cidade e a tentar lidar com as consequências da invasão”, disse, numa publicação na rede social Facebook.

“Estamos a ter enormes dificuldades com recolha de corpos e enterros, entrega de alimentos e remédios, recolha de lixo, gestão de acidentes, etc.”, acrescentou Kolykhaiev.

O responsável assegurou que “não fez promessas” aos russos e “simplesmente pediu para não disparar.

Mais de um milhão de pessoas já saíram da Ucrânia

De acordo com as Nações Unidas, mais de um milhão de pessoas já terão saído da Ucrânia desde o início do conflito armado com a Rússia.

Filippo Grandi, responsável pela pasta dos refugiados na ONU, disse, no Twitter, nesta quinta-feira, que para milhões de pessoas, na Ucrânia, “é hora de as armas se silenciarem, para que a assistência humanitária, que salva vidas, possa ser fornecida”.

Três escolas e catedral Kharkiv atingidas

Os ataques aéreos russos atingiram várias infra-estruturas na cidade ucraniana de Kharkiv, incluindo três escolas e a catedral, noticiou esta quinta-feira a cadeia de televisão CNN.

Pelo menos três escolas na segunda maior cidade da Ucrânia foram atingidas por ataques aéreos russos nos últimos dias, de acordo com vídeos e fotografias publicadas nas redes sociais, verificadas pela cadeia de televisão norte-americana.

Na quarta-feira, as autoridades ucranianas informaram que o bombardeamento russo tinha resultado na morte de pelo menos 21 pessoas, destruindo diversos prédios.

Kharkiv é hoje a Estalinegrado do século XXI“, disse Oleksiy Arestovich, conselheiro da Presidência ucraniana, fazendo a comparação com um episódio histórico, quando, durante cinco meses, o Exército soviético defendeu a cidade russa das forças nazis, durante a Segunda Guerra Mundial.

Os ataques russos, muitos com mísseis, fizeram explodir o telhado do prédio da sede da polícia regional em Kharkiv e também atingiram a sede dos serviços de informações e um prédio da universidade, além de edifícios residenciais, detalharam.

Alice Carqueja, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.