Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

keyonir / Flickr

Praia da Costa da Caparica

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de Lisboa e Oeste.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou esta quarta-feira a lotação máxima das praias Barlavento e Sotavento algarvio, do Tejo e do Oeste. Pode consultar a lotação das praias destas zonas clicando na respetiva hiperligação. Dentro dos próximos dias será revelada a lotação das restantes praias do território português.

A época balnear começa dia 6 de junho, numa altura em que já se começam a fazer os preparativos para manter as regras de distanciamento social nas praias.

A título de exemplo, escreve o Público, a Praia do Amado, em Aljezur, tem capacidade para para 1.300 pessoas e a Praia de Santo António, na Costa da Caparica, pode receber 1.200 banhistas. O Jornal Económico dá conta que a Praia da Rocha, em Portimão, limitada a 8.800 pessoas e Carcavelos, em Lisboa, a 12.100.

Na região do Oeste e Tejo as praias com maior lotação são a da Nazaré com 17.100 pessoas, seguindo-se depois Fonte da Telha, subdividida em três praias, com capacidade para 14.500 pessoas, a praia de Carcavelos.

Para definir o número máximo de pessoas que pode entrar em determinada área de areal, a APA recorreu a um conjunto de critérios, considerando as características biofísicas e faixas de salvaguarda ao risco costeiro.

Além disso, teve em consideração as condições morfológicas e oceanográficas das praias.

Neste verão, cada pessoa terá direito a uma área de 8,5 m2, de forma a manter o distanciamento social. “Em contexto covid-19 importa garantir a distância de segurança e a consequente redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias”, explica a Agência Portuguesa do Ambiente em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vai haver muita gente que se irá sentir discriminada por não ter o direito de entrar na praia, imaginamos pessoas com crianças até, que se desloquem vários quilómetros e uma vez chegados à praia e sabe-se lá, talvez depois de uma seca numa fila para entrar, acaba por ser enviada para trás por não haver já mais lugares vagos, depois temos também aqueles que optarão por alugar casa e depois verem-se numa situação de difícil acesso à praia, eu por exemplo, já não arrisco este ano prevendo tais dificuldades.

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …