Revelada a lotação máxima de várias praias portuguesas

keyonir / Flickr

Praia da Costa da Caparica

Em contexto de pandemia de covid-19, o número de banhistas que pode entrar numa determinada praia será controlado. Foi revelada a lotação máxima das praias para as regiões do Algarve (Barlavento e Sotavento) e de Lisboa e Oeste.

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou esta quarta-feira a lotação máxima das praias Barlavento e Sotavento algarvio, do Tejo e do Oeste. Pode consultar a lotação das praias destas zonas clicando na respetiva hiperligação. Dentro dos próximos dias será revelada a lotação das restantes praias do território português.

A época balnear começa dia 6 de junho, numa altura em que já se começam a fazer os preparativos para manter as regras de distanciamento social nas praias.

A título de exemplo, escreve o Público, a Praia do Amado, em Aljezur, tem capacidade para para 1.300 pessoas e a Praia de Santo António, na Costa da Caparica, pode receber 1.200 banhistas. O Jornal Económico dá conta que a Praia da Rocha, em Portimão, limitada a 8.800 pessoas e Carcavelos, em Lisboa, a 12.100.

Na região do Oeste e Tejo as praias com maior lotação são a da Nazaré com 17.100 pessoas, seguindo-se depois Fonte da Telha, subdividida em três praias, com capacidade para 14.500 pessoas, a praia de Carcavelos.

Para definir o número máximo de pessoas que pode entrar em determinada área de areal, a APA recorreu a um conjunto de critérios, considerando as características biofísicas e faixas de salvaguarda ao risco costeiro.

Além disso, teve em consideração as condições morfológicas e oceanográficas das praias.

Neste verão, cada pessoa terá direito a uma área de 8,5 m2, de forma a manter o distanciamento social. “Em contexto covid-19 importa garantir a distância de segurança e a consequente redução da capacidade de ocupação do areal em determinadas praias”, explica a Agência Portuguesa do Ambiente em comunicado.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vai haver muita gente que se irá sentir discriminada por não ter o direito de entrar na praia, imaginamos pessoas com crianças até, que se desloquem vários quilómetros e uma vez chegados à praia e sabe-se lá, talvez depois de uma seca numa fila para entrar, acaba por ser enviada para trás por não haver já mais lugares vagos, depois temos também aqueles que optarão por alugar casa e depois verem-se numa situação de difícil acesso à praia, eu por exemplo, já não arrisco este ano prevendo tais dificuldades.

RESPONDER

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …

Na Índia, o comércio ilegal de burros está a crescer. A sua carne é considerada afrodisíaca

Viagra? Não, a população do estado de Andhra Pradesh, na Índia, tem um novo método para aumentar o desejo sexual: carne de burro. Esta crença está a fazer com que o comércio ilegal de carne …