Livre define combate ecológico e desigualdades sociais como prioridades para 2020

Mário Cruz / Lusa

O Livre considerou hoje que os desafios ambientais “andam de mãos dadas” com a igualdade social, definindo o combate ecológico como “ferramenta de luta contra a desigualdade”, na sua mensagem para o ano novo.

“Os desafios ecológicos andam de mãos dadas com os desafios sociais. Neste ano de 2020 iniciamos uma década decisiva para o planeta e para a humanidade”, sublinhou o partido em comunicado.

Na mensagem, o Livre considerou a nova década “decisiva” para o combate às alterações climáticas e às desigualdades sociais, temas que, na opinião do partido, têm ligação direta.

“O ‘Green New Deal’ que defendemos, e pelo qual lutaremos a nível europeu e nacional, será também uma ferramenta de luta contra a desigualdade, assegurando alternativas de habitação, infraestruturas, de emprego e de formação mais sustentáveis e mais equalitárias”, lê-se no texto.

Em 2020, o partido manterá a posição contra a extração de lítio e outros minérios, opondo-se também à construção do aeroporto no Montijo.

O Livre relembra que faltam apenas 10 anos para 2030, ano que será decisivo para o alcance das metas para “a redução do consumo energético, para a eliminação do uso de combustíveis fósseis e para o aumento da eficiência energética”.

No início da nova década, o partido compromete-se a “exigir junto do governo o cumprimento antecipado destas metas, assegurando a redução de pelo menos 60% das emissões de gases de efeito de estufa ainda nesta década”, pode ler-se na mensagem.

“O Livre continuará energicamente na defesa de um reforço concreto do nosso Estado Social, de recuperação da suborçamentação crónica dos serviços públicos e de investimento em setores fulcrais para uma transição para uma sociedade mais cooperativa e partilhada”, concluiu o partido.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

75% dos hotéis em Portugal reabre em junho, mas com menos quartos

A maioria dos hotéis em território nacional vai abrir portas a partir de junho, sendo a expectativa dos feriados da próxima semana muito importante para esta reabertura. Segundo um inquérito da Associação da Hotelaria de Portugal …

Banco de Fomento precisa da luz verde de Bruxelas e do Banco de Portugal

O primeiro-ministro anunciou a criação do Banco de Fomento e já tem um acordo prévio com a Comissão Europeia. No entanto, para que funcione como um banco, também precisa de luz verde do Banco de …

Procurador-geral admite que há uma separação entre polícia e afro-americanos

O procurador-geral norte-americano reconheceu, esta quinta-feira, a existência de uma separação entre afro-americanos e a polícia e prometeu uma investigação sem limites do Departamento da Justiça para saber se houve um crime federal no assassínio …

Ministério Público pede suspensão de funções de Mexia e Manso Neto na EDP

O Ministério Público pediu, esta sexta-feira, a suspensão de funções do presidente da EDP, António Mexia, e do administrador Manso Neto. A notícia é avançada pela SIC Notícias, que dá conta de que a promoção das …

Polícia australiana desmantela rede de pedofilia e resgata 14 vítimas

A polícia australiana anunciou esta sexta-feira que desmantelou uma rede de pedofilia que distribuía fotografias e vídeos de abuso sexual de crianças na Internet, tendo resgatado 14 das vítimas. De acordo com a agência Lusa, as …

Adiamento da reabertura em Lisboa pode levar centros comerciais à falência

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) alertou, esta sexta-feira, para a possibilidade de falências e desemprego em resultado da decisão do Governo de adiar a reabertura dos centros comerciais em Lisboa para 15 de …

Polícia empurra manifestante idoso em Buffalo. Vídeo causa indignação, mas protestos acalmam

Um vídeo gravado na cidade norte-americana de Buffalo, que mostra aquilo que parece ser um polícia a empurrar um manifestante idoso e a deixá-lo no chão a sangrar, aumentou esta quinta-feira a contestação contra a …

Cartão do Cidadão pode ser renovado por SMS a partir de 6 Junho

A renovação simplificada do Cartão de Cidadão por SMS vai estar disponível a partir de dia 6 de Junho, segunda uma nota do Ministério da Justiça (MJ). A medida envolve apenas as pessoas que não …

Na Suécia, quem tem sintomas de covid-19 pode fazer o teste gratuitamente

A Suécia vai fornecer testes de diagnóstico à covid-19 gratuitos a todas as pessoas que apresentem sintomas e realizar o rastreamento de contactos de todos os que estão infetados.  O anúncio surgiu esta quinta-feira, no mesmo …

Índia regista recorde de infetados com covid-19. Quase dez mil num só dia

A Índia registou outro recorde de novos casos de coronavírus, mais de 9.800 nas últimas 24 horas, período em que se contabilizaram 270 mortes, informou esta sexta-feira o Ministério da Saúde. A Índia regista agora 226.770 …