/

Lisboa e Vale do Tejo registam 70% dos novos casos em Portugal

Homem de Gouveia / Lusa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) revelou esta quarta-feira o boletim epidemiológico relativo à evolução da pandemia de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, houve mais três mortes e 313 casos confirmados do novo coronavírus.

No total, são já 42.454 os casos positivos de infeção, com o número de mortes a fixar-se em 1.579. Há mais 293 pacientes recuperados em comparação com o dia anterior, chegando a um total de 27.798. Além disso, há ainda 503 doentes internados (+12), 79 dos quais nos cuidados intensivos (+6).

Cerca de 70% dos novos casos registados em Portugal nas últimas 24 horas são provenientes da região de Lisboa e Vale do Tejo.

Na habitual conferência de imprensa de divulgação dos dados, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira, destacou que o “reforço de meios tem sido uma realidade no terreno”, em particular na zona de Lisboa e Vale do Tejo.

Questionada sobre a dificuldade das autoridades de saúde em contactar os pacientes, Jamila Madeira reconheceu o problema, mas não se responsabiliza pelo mesmo.

“Existe um empenho para que sejam contactados os casos ativos o mais rápido possível. Nesse contexto há dificuldades, que surgem com moradas falsas, alterações de morada. São dificuldades que não negligenciamos mas que ainda assim têm estado a ser supridas muitas destas questões com a operacionalização e outros caminhos para localizar estas pessoas, ainda que não com a celeridade desejada. Esta questão não é algo que a saúde consiga responder, tem a ver com os registos”, disse a responsável, citada pelo Observador.

Em relação à aquisição do Remdesivir, a secretária de Estado Adjunta e da Saúde deixou um esclarecimento: “Não temos nenhum sinal de que uma intervenção do género da que os EUA providenciaram pudesse ser visto como positivo por parte da comunidade médica em Portugal. Houve uma utilização pontual quando essa análise foi feita por parte dos médicos e perante os casos clínicos em concreto”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.