Lisboa contrata mais de 120 assessores e secretárias para Medina e vereadores

Jerome Dahdah / Flickr

Edifício da Câmara Municipal de Lisboa

O executivo da Câmara de Lisboa vai ter 124 assessores e secretárias a apoiar 17 vereadores, e já começou a assinar contratos, revela este sábado o jornal Sol. Alguns dos assessores contratados são ex-candidatos autárquicos que não foram eleitos.

O executivo da Câmara Municipal de Lisboa vai contratar 124 assessores, adjuntos, chefes de gabinete e secretárias neste mandato, revela o jornal Sol na sua edição deste sábado.

De acordo com a Lei 75/2013, que define o número de funcionários para apoio dos membros dos executivos camarários, o presidente da Câmara e os vereadores de Lisboa têm direito a um total de 10 adjuntos e 9 secretários, além do chefe de gabinete a que Fernando Medina tem direito por lei.

Mas, tal como acontece com a Assembleia Municipal, também no Executivo camarário Lisboa adoptou há alguns anos um regime que lhe permite contratar mais assessores do que o apoio técnico actualmente previsto no Regime Jurídico das Autarquias Locais.

Os primeiros contratos, que foram publicados no portal Base, revelam que alguns dos assessores agora contratados pelo executivo camarário foram candidatos nas últimas Eleições Autárquicas.

Os valores previstos variam, havendo contratos de assessoria a contemplar o pagamento de 3.700 euros mensais mais IVA. Segundo adianta o semanário, a Câmara lisboeta vai pagar 500 mil euros a um só assessor.

A notícia surge depois de a semana passada o mesmo semanário ter denunciado os ordenados acima da média para assessores dos deputados municipais, com casos como de um assessor a ganhar 3752 euros por mês, quase tanto como um deputado da Assembleia (em média, 3816 € mensais), e de secretárias a ganhar 2800 euros – acima da média dos professores universitários, médicos ou diplomatas.

Fora destas contas estão os salários de secretárias e assessores da Presidente da Assembleia Municipal, Helena Roseta, e dos dois secretários, com os quais estes são gastos mais 20.615 euros mensais.

Entre os assessores contratados pela Assembleia Municipal e os contratados pelo executivo de Fernando Medina, “os boys & girls custam a Lisboa 5 milhões de euros por ano“, conclui o semanário.

ZAP //

 

PARTILHAR

23 COMENTÁRIOS

  1. Estas notícias são puras manobras de inveja…

    Lisboa é a capital do país! Só isso bastava para merecer todo este “staff” e este merece o ordenado que a nossa grande líder Helena Roseta propôs…

    Senão vejam:
    O resto do país é só paisagem e a sul é deserto. Só nos resta a nossa grande capital…

    Querem que este país seja governado por incompetentes???

    Estes senhores bem precisam de acessores para lhes dizer o que fazer!

    Vocês não veem que Lisboa é tão difícil de governar???

    • Hi Lisbonense, então a Sul é deserto! Será melhor pedirmos a independência no deserto!
      Realmente a capital dá um exemplo fantástico, vamos todos concorrer a assessor, ganha-se bem e “arranjam-se” conhecimentos para quando acabe o emprego !

      • Minha querida Lu…

        No que diz respeito à independência do deserto respondo-lhe parafraseando Mário Lino so lhe digo “ jamais…”

        No que diz respeito ao emprego,se está aí pelo sul vá trabalhando e pagando os impostos que a nossa grande líder Helena Roseta precisa deles para dividir pelos inúmeros colaboradores que lhe prestam serviço.

        Não faltava mais nada que virem para a capital essa gentinha toda…

    • O jornal Sol denuncia os ordenados acima da média para assessores e secretárias dos deputados do município de Lisboa. Por exemplo, um assessor dos deputados do município de Lisboa ganha 3752 euros por mês, quase tanto como um deputado da Assembleia da República, que ganha, em média, 3816 € mensais.

      Já as secretárias auferem cerca de 2800 euros, com um salário acima da média dos professores universitários, médicos ou diplomatas.

      A nova vereadora da Educação da Câmara de Lisboa, Catarina Albergaria, contratou seis assessores, por ajuste directo, entre os quais o filho do anterior presidente da Câmara João Soares, que vai receber 4.200 euros em vez dos 2.800 definidos na remuneração convencionada.

      E isto é o PS no seu melhor, uma vergonha. Se achas bem então é um esbirro que andas aqui a pastar e a ganhar por post… fica bem… por este andar nem Lisboa escapa a um resgate.

  2. O que é mais espantoso é o facto de nenhuma estação de televisão considerar este assunto como relevante .
    Então não era de chamar o Medina e Helena Roseta e confrontá-los publicamente com este escândalo?
    A nossa comunicação social continua refém de determinados poderes?

    • João sinceramente então esta a querer que se explique o enexplicavel???

      Ele não é o maior!!!!

      E calem-se que se continuarem a falar dessa merd@ dos vencimentos eles ainda seram com recreativos desde o 25 de Abril de 1974!!! (Há e com direito a reforma desde essa altura também)

      Nós podemos tudo e vocês gentinha que vive na paisagem e no deserto pagem mas é os impostos. Ouviram?

  3. Eles comem tudo e não deixam mesmo nada. Muito piores do que aqueles que o Zeca cantava. Se alguém diz alguma coisa, a resposta deles é: agora podes falar e no antigamente não. Podes queixar-te e reclamar que ninguém te leva preso. É o argumento de quem não tem argumentos nenhuns. CORJA!!

  4. Pois, ouvi dizer que a presidente da Raríssimas será contratada como acessora, caso tenha o incómodo de sair da associação. Foi o único tacho que lhe arranjaram para compensar a perda de rendimentos!

  5. Sr. F. Medina e companhia, tendo sido candidato a uma autarquia onde concorremos sós e abandonados pelo Partido de V. Exª., venho por este meio disponibilizar-me para um tachinho que pode ficar aí por uns dois mil euros, desde que fiquem livres de impostos.

  6. alguem tem de fazer queixa na comissao europeia,o partido socialista esta a dar cabo do pais,estes ordenados sao impossiveis,como se pode dar pensoes de miseria a quem trabalhou um vida e esbanjar e boys e girls do partido socialista?o que diz o bloco e o pc?

RESPONDER

Encontrada a primeira prova de experimentação cirúrgica num animal

O crânio de uma vaca do período Neolítico é agora considerado como a primeira evidência de experimentação cirúrgica num animal. Há mais de 30 anos, foi encontrado o crânio de uma vaca num sítio arqueológico do …

Estoril vs Benfica | Salvio em cima do gongo

O Benfica arrancou um suado triunfo por 2-1 na visita ao Estoril Praia. A formação benfiquista marcou primeiro, foi superior no primeiro tempo, mas no segundo, os “canarinhos” deram a volta ao texto e justificaram …

Cientistas criam "tatuagem biomédica" para detetar vários tipos de cancro

Cientistas suíços desenvolveram uma "tatuagem biomédica" que escurece quando deteta mudanças no corpo que podem indicar a presença de cancro. Os investigadores do Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETH), na Suíça, desenvolveram uma "tatuagem biomédica" …

Vinho tinto e frutos vermelhos podem prevenir doenças mentais

As substâncias presentes nos frutos vermelhos e no vinho tinto podem contribuir para a prevenção da depressão e doenças neurodegenerativas. Investigadores do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (Cintesis) descobriram que as substâncias …

Karl Lagerfeld: "Se não querem que vos baixem as calças, não sejam modelos"

O designer não ficou calado e fez declarações sobre queixas de assédio sexual na indústria do cinema e da moda à revista francesa Número Magazine. Karl Lagerfeld, designer de moda e responsável pela Fendi e Chanel, …

Descobertas acidentalmente ossadas humanas com mil anos enterradas duas vezes

Uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico Nacional do México descobriu restos mortais de antigos indígenas que datam do ano de 1100 d.C.. Fósseis humanos com cerca de mil anos foram encontrados na praia de El …

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …