Há dinheiro para todos: mais de um milhão para boys e girls de Lisboa

(dr) helenaroseta.pt

Helena Roseta

A proposta de Helena Roseta foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Lisboa. Todos os grupos parlamentares da Assembleia Municipal de Lisboa têm direito a contratar assessores e secretárias com ordenados acima da média.

O jornal Sol denuncia os ordenados acima da média para assessores e secretárias dos deputados do município de Lisboa. Por exemplo, um assessor dos deputados do município de Lisboa ganha 3752 euros por mês, quase tanto como um deputado da Assembleia da República, que ganha, em média, 3816 € mensais.

as secretárias auferem cerca de 2800 euros, com um salário acima da média dos professores universitários, médicos ou diplomatas.

O Sol recorda ainda que todos os partidos recebem, dando o exemplo do PAN, que elegeu dois deputados, e recebe 7 mil euros por mês para assessores e/ou secretárias.

A proposta de apoio técnico aos grupos políticos com assento na Assembleia Municipal, foi aprovada na última sexta-feira 23 de novembro, por unanimidade.

No total, durante este mandato, em salários para assessores dos deputados municipais, é gasto 66.419,25 euros a que se somam 14.573 euros com remunerações mensais para secretárias. Significa isto que só em despesas com salários para apoio técnico são gastos todos os meses 80.992,25 euros. No final do ano, a fatura sobe para 971.907 euros (contabilizando 12 meses).

Fora destas contas estão todos os salários com secretárias e assessores do Presidente da Assembleia Municipal e dos dois secretários. Com estes são gastos mais 20.615 euros mensais.

Estas despesas são suportadas pelo orçamento da autarquia que foi apresentado na quarta-feira e que irá ser apreciado em reunião de Câmara no dia 14 de dezembro. Para 2018 a autarquia aponta para uma despesa total de 1.099 milhões de euros.

“Há deputados que eram assessores de si próprios”

Em reacção à notícia avançada, José Eduardo Martins, que foi candidato a presidente da Assembleia Municipal de Lisboa pelo PSD, que entretanto suspendeu o seu mandato, sugere que “alguém deveria moralizar” a Assembleia Municipal de Lisboa.

“Não deve haver caso igual em todo o país”, diz José Eduardo Martins. “Muitos são os exemplos de tudo o que não devia acontecer. Alguns a raiar o surrealismo como o caso de deputados que eram simultaneamente assessores de si próprios“, acusa o social-democrata no seu perfil no Facebook.

ZAP //

PARTILHAR

59 COMENTÁRIOS

  1. Isto é uma festa!!!!, qual America?!, qual Suiça??!, Portugal é que esta a dar…. para alguns…
    Outros (a maioria) trabalham duro a troco de cascas de alho para alimentar os salários chorudos dessa escória de gente, que alem de não justificarem o salário, passam a vida em greves para melhores condições laboriais.
    Tenham vergonha nessas fuças e experimentem por 1a semana apenas, trabalhar no duro na agricola ou no pinhal com temperaturas de 40º e debaixo da vigilancia e pressão constantes do patrão, sem direito a falar alto e muito menos direito a greves. Eu falei em uma semana mas a maioria desses copinhos de leite fresco da função publica não aguentariam 2 horas. Muito mal habituados essa gente.
    Alguem disse que precisamos de outro 25 de Abril, precisamos sim, mas com armamento pesado.

  2. Para os miseráveis salários que auferem milhares de Portugueses, isto representa um ESCÂNDALO! Os políticos não governam para o Povo mas governam-se e muito bem!

  3. Estavam à espera de quê? Já alguém dizia, é já é antigo, que os socialistas só governam? enquanto há dinheiro.
    Depois desaparecem, para 4 anos depois dizerem que acabam com a austeridade dos outros que eles próprios criaram. Não têm vergonha nenhuma!

      • Sabe?… Fala em inimigos e amigos… Mas tem a certeza quais são? Não me parece. Mas digo-lhe mais: Há inimigos e há ainda piores inimigos. E esses são aqueles que você prefere. Eu não! Prefiro o menos mau ao pior.

        Nota: Isso de “amigos” na política governativa não existe. A não ser entre eles próprios! Acorde!

        • Isso é lógica de socialista. Quando corre bem foi o PS, quando corre mal foi a PAF. No entanto os resultados estão a vista. Não querem saber das vítimas de Pedrógão, deixam haver jantares no panteão e ainda arranjam desculpas apesar de serem eles a aceitar, tentam colocar a Inframed no Porto apesar de ser ilegal, pagam para fazer as perguntas certas e agora andam a oferecer altos ordenados na camera. Isto já para não falar que tiveram que se juntar todos para ficar com um tacho e há muito mais provas hoje que foi só para ter um tacho do que o contrário.

          A única coisa que conseguem dizer sobre a PAF é que teve que cortar em todos para nos livrar da falência. Como se estes não estivessem a fazer a mesma coisa só que as escondidas. E sim também tenho críticas a PAF, por exemplo, a história de tirar feriados foi burrice e não mudaram o suficiente.

          • Pois… É verdade que o governo do PS não tem estado muito bem (às vezes muito mal) mas… Os jantares no Pantão foi uma lei aprovada… Pela PAF! Fala de ilagalidades? Que tal a venda da TAP quando o (des) governo já estava em gestão? Pagar pela perguntas? O PSD já o fez e (infelizmente) todos o fazem! Tachos? Idem!
            “A única coisa que conseguem dizer sobre a PAF é que teve que cortar em todos para nos livrar da falência” Teve que cortar o adorou cortar? Livrarmos da falência? Aquela falência “conseguida pelos governos do PS?… e do PSD… e do CDS? É essa que se refere?
            E só acha que errado na PAF foi acabar com alguns feriados… Que tal anadar a vernder empresas públicas a preço de saldo?
            Tenho de concordar que o Governo do PS não tem estado bem em alguns sectores. Sem díuvida. Mas ilibar a PAF de muita mer… que foi feita durante os quatro anos e meio de Passos/Portas? Mer… essas que nunca poderão ser reparadas e outras poderão mas a um custo enorme.
            É verdade que o Governo do PS não salva ninguém mas a PAF, não só não faz isso, como nos enterrou ainda mais (que o que estávamos!). Não… “A única coisa que conseguem dizer sobre a PAF é que teve que cortar em todos para nos livrar da falência” Não… Não é a “única coisa”… Há muito mais. Portugal estava na falência? Talvez. Agora, graças á “sua” PAF, estamos nas mãos de interesses estrangeiros. Grande melhoria, não?

            Parece-me que não acordou. Pena…

            • A lei foi aprovada pela PAF só que este governo esqueceu-se que quem aprova os eventos é quem está no governo. É responsabilidade de quem aprovou o jantar. Mas não é novidade nenhuma que estes estão sempre a tentar escapar das responsabilidades.

              A venda da TAP? Essa também foi boa porque agora os investidores estão a saltar do barco. Nunca foi boa ideia manter a TAP porque nunca vai conseguir competir com a EasyJet ou RyanAir.

              “Pagar pela perguntas? O PSD já o fez e (infelizmente) todos o fazem!” Zero provas. Paços Coelho fez algo do mesmo estilo mas garantidamente as pessoas não foram compradas porque a maior parte perguntas foram contra o governo. Estes copiaram só que mal.

              “Tachos? Idem!” Zero provas. Aqui não tenho certeza se houve tachos ou não. Mas vá, deve ter havido.

              Acho bem ter tentado vender empresas públicas. A CP chega 100% das vezes atrasada, o metro mal se aguenta e agora só há 3 carruagens no fim de semana todo e a TAP já falei sobre isso.

              Tanta conversa e não vi que outras coisas é que a PAF fez de tão mau comparado com os actuais. Do que foi escrito há bem mais que estes fizeram mal. Entregue as não de interesses estrangeiros? Quais interesses estrangeiros? Os da UE que quer andar a colocar “refugiados” em toda a Europa? Não faço ideia que interesses estrangeiros maléficos é que fala mas não há muito interesse de estrangeiros em Portugal. Está a começar a haver em informática com o Nearshoring talvez devido ao WebSummit que Paulo Portas trouxe para cá. Estes estão calados que nem ratos quem é que trouxe isso. Só se correr mal é que vão falar.

            • Bem… pelo que respondeu, é claro que não vê mal. Pois! Estava (e está) a favor daquilo que a PAF fez! É óbvio que estes estão a fazer mal e que a PAF fez bem… No seu entender. Não vale a pena encaixar um quadrado onde só cabe um triângulo. Não vou insistir consigo que não vale a pena. é óbvio que temos ideias completamente dípatres daquilo que o país precisa. Eu não concordo consigo e vice-versa. Aceito. Estamos numa democracia, mas… Tenho que dizer algo: “Só se correr mal é que vão falar” Esta ficou mesmo mal. O “seu” governo passou o tempo todo da sua legislatura (quatro anos e meio, cortesia do senhor Cavaco) a culpar o PS de tudo que estava mal e vangloriar-se do que estava bem. Isso, infelizmente, é prática usual de quem está no Governo. Deveria ser honesto relativamente a isso.
              De resto, nada a dizer. Provas? Há muitas! Se estiver interessado, procure-as. Se não, paciência.

              Nota: “não há muito interesse de estrangeiros em Portugal” Estava distraído? E a China, Angola, Espanha…

            • A China, Angola e Espanha sempre tiveram negócios com Portugal. Não é novidade nenhuma e já tinham antes. Deviam era ter mais.

              Obvio que a PAF culpou o PS, o governo anterior foi o de Sócrates, que quase nos pôs na falência. Ainda por cima está a ser acusado de vários crimes.

              Pois eu ouço muito falar de provas mas nunca vejo nenhumas. Entenderam que era boa idea vilificar o PAF e é mesmo só isso.

              Enfim lá vamos nós ter de perder tempo com a geringonça que vai andar a por leis tolas as escondidas e estoirar a economia mais uma vez. Pode ser que assim percebam daqui a uns anos.

  4. Os portugueses estão a colher o que semearam. Votaram nesta cambada à espera de um resultado diferente e eis que está a acontecer o mesmo de sempre. Não me lembro do PAF ter ordenados absurdos como estes. Alias os ordenados podiam ser vistos online.

    • A PAF colocou centenas de jovens recém licenciados nos Ministérios, com ordenados milionários e contratos blindados. É só ir aos Diários da Republica.

    • “Não me lembro do PAF ter ordenados absurdos como estes.” Não? Então mostre lá essa publicação… De qualquer forma esta “notícia é proveniente do Sol, por isso carece de comprovação. Não sejam tão apressados a julgar, seus ressabiados…

      • Mas desde quando é que se tem que provar algo que não se lembra. Se calhar até estou enganado mas não me lembro de ter ouvido falar dessa. Porque não prova você que isso aconteceu?

        Quanto a ser o Sol ou outro jornal qualquer tudo bem, se calhar exageraram. No entanto ainda me está a saber mal a história de pagar 200€ (tirado dos portugueses) para fazerem as perguntar certas a Costa. Vamos lá ver onde isto vai dar.

        • Memória selectiva… Deixe estar. Acontece a muita gente. E é uma doença que não tem cor nem partido… Mas quando ataca, ataca!

          • “Ora mostra lá” nesse caso é simples. Só há provas contra a camera de Lisboa que está a pagar ordenados elevados e que é do PS. Não há desculpa possível contra isso.

            Nota: aparentemente já não dá para responder ao último comentário por isso vai no anterior

            • Estejam lá calados que só dizem disparates. Façam um favor ao povo português e emigrem os dois e poupem-nos a tanto disparate junto

            • @Canalhices mais valia era você estar calado porque o seu comentário não diz absolutamente nada.

    • Esquerda, direita ou centro, são feitos da mesma matéria, só que uns cheiram mais mal do que outros… mas o melhor local para os colocar a secar e eliminar o mau cheiro, seria na ponte salazar, de cabeça para baixo…. Os da direita ficavam na direita os da esquerda na esquerda, e no centro ficava reservado para os do centro e aqueles que já morreram (levantados do local onde estão). Assim ficariam todos com vista igual, para o azul do Tejo!!!!

  5. Ha quem defenda a independência do Norte!

    Na minha opinião estão errados.

    Acho que Lisboa é que deveria ser independente pois sempre ouvi dizer que Portugal é Lisboa o resto é paisagem.

    Façamos- lhes a vontade e depois não temos de criticar notícias como esta.

  6. Estes Partidos PS, CDS, PSD, PCP e BE são os verdadeiros coveiros da Democracia. Falta de ética democrática, vêm pedir impostos ao povo para sustentar as suas clientelas.

      • Basta contratar o ex-ministro das finanças alemão, nem que seja a ganhar 1 milhão por mês que acabam as brincadeiras. Contratava também o ministro da educação finlandês e o ministro da segurança social sueco e logo viam como a situação mudava.

        • É… talvez… E depois só seriamos 1 milhão.. de ricos! Mas… Ao fazer aquilo que propõe, não estaríamos a prolongar a tal falta de ética democrática e os tais impostos para sustentar as clientelas dos políticos? É que o “pessoal” que enumerou fazem parte da mesma corja que o senhor Alexandre Gamito refere…
          Sem dúvida a situação mudava. Ou devo dizer… regredia… aos tempos da ditadura?

  7. …e agora é o sonho “socialista”… em tempos eram outros !
    Nós, os que não fazem parte disto, construímos o país fazendo coisas, produzindo riqueza para esta tribo de chulos…e para os manter, somos roubados por tributação e corrupção e lentamente espremidos até a morte…
    Naturalmente, tudo dentro da lei!

        • Não, não é preciso. Bastava dizer que era da direita (nada chula). Ah! “Esses” não construiram o país sózinhos! O povo também, sabe? TODO! Corrupção? É… Vocês sabem-na toda… Lei? Só para alguns. Os “outros” têm avogados para se safarem…
          Deixe-se estar com o desnho. Percebi perfeitamente quem é… Quem é e quem defende. Infelizmente.

          • Errado!
            Amigo, se tem um qq bloqueio na cabeça que o impede de raciocinar, ou umas palas nos olhos que não o permitem ver, não sou eu que vou mudar isso, mas se quer mesmo saber, e pela ultima vez, não me referia nem ás “direitas” nem ás “esquerdas” (estou a cagar-me para a politica), era sobre todos aqueles que trabalham no “privado” (a maioria – direita, esquerda e outros incluídos), e que diariamente são espremidos com impostos e taxas sem fim, para pagar as mordomias desta escória.
            Dito isto, ou percebe agora ou sou levado a pensar que é também um deles… ou, quiçá, tem uma qualquer outra maneira de “ir ao pote”!
            Passe bem!

            • Pense o que quiser. Nada que eu vá dizer mudar-lhe-á a opinião. É feliz assim? Que bom para si.

      • nos!!!!.. nao deves ser tu de certeza….. nos sao os que se indignam, os que nao tem os sindicatos para os “defender”, nos somos os que nao temos as rosetas as catarinas, e as mortaguas as apolinias as anas gomes como amigas……
        nos somos os que nao tem nada a ver com a pouca vergonha marxista disfarçada de boa samaritana.

  8. A Helena Roseta ou antes chupeta , quando aparece nas televisões dá-me vómitos . Porque será?
    Já agora quanto ganhará o Zé ( Sá Fernandes) que era do candidato do partido da esganiçada Catarina e que segundo o slogan dele dizia que o Zé fazia falta. Alguém nota a falta que ele faz?

  9. Palavras para quê. O socialismo no seu melhor. Se fosse novidade, mas nem por isso, ė o que os socialistas fazem sempre em todo o lado, quando têm oportunidade de mandar em alguma coisa, arranjam tachos para todos os que os ajudaram a chegar lá, afinal foi para isso que ajudaram, e os outros votos compram-nos com subsidios a tudo o que e inútil neste país. Peguem em todos aqueles que nunca trabalharam na vida, estrangeiros, refugiados, ciganos, toda e qualquer minoria étnica e brancos também, claro, desde que nunca tenham pago um tostão de impostos na vida, sao candidatos a subsidios do ps, votem e nós (eles, socialistas), enchemos-lhes os bolsos à custa dos otários que ainda trabalham por meia dúzia de tostões, muito suados, em troca de uma vida miserável a contar trocos.

  10. Eu estou de Acordo com esses vencimentos, só não estou de acordo com o meu ordenado mensal de 550€ e a trabalhar no duro, também gostava de ter um assessor, assim eu podia fazer umas folgas no trabalho. e ter uma ou duas, e porque não três, reformas vitalicias.
    Temos os políticos que merecemos, BIBA PORTUGAL A BEM DA NAÇÃO

  11. Vocês leram bem o so lêem o que querem,e para todas as bancadas politicas,ou seja para todos os partidos presentes na dita assembleia nao e so o ps, são todos iguais.

  12. Pois é, toda a gente disse muita coisa acertada, mas esqueceram as rubricas “outras despesas” e “despesas eventuais”. Rubricas que significam somente isto: se sua excelência eminentíssima o senhor presidente da câmara, por excesso de cansaço de não fazer nada, precisar de relaxar ali pelo bairro alto, na companhia de uma bela menina vinda da américa latina ou importada de qualquer província portuguesa e gastar nisso 1000 euros, vai para a rubrica “despesas eventuais”. Ou se uma secretária, por azar na contagem das luas, ficar grávida e precisar de abortar num dos países das caraíbas, que são os melhores para essas coisas por facilmente justificarem viagem “de trabalho” ou de “cooperação” já irá para a rubrica “outras despesas”. Fala quem sabe e, enquanto tal, caríssimo compatriota, você e eu pagamos a electricidade, que é um bem de primeira necessidade, com IVA de 23%, caso único no mundo, além de outras taxas que ninguém sabe o que são e para que servem. Alguém falou em reformular o vinte e cinco de Abril. Eu estou de acordo, se for em nome de uma coisa chamada ética solidária, que os partidos, criando castas, nunca souberam o que era.

  13. Como se chamava aquele esquadrão no Brasil????? Será que não faz falta cá um!!!!?!!!. Socialismo é sinónimo de ditadura para a população e fausto para os que (des)governam. Para os “manos” há dinheiro, para a saúde, é o que se vê…. paga impostos otário… o governo agradece….. SCHEISSE!

  14. Por várias pessoas que aqui vejo comentarem sinto logo que fariam o mesmo se para lá fossem, ponto se alguém defende hoje em dia partidos como por aqui estamos ainda pior daquilo que se pensa e assim bem merecemos o que nos toca, o que se passa não é vergonhoso é roubo mesmo e sim devia este Pais fazer uma seleção de toda a escumalha que nos rouba seja direita esquerda ou outros e metelos a limpar mata com o ordenado mínimo e veriam que logo isto mudava.

  15. O Município de Lisboa é rico… ou ninguém terá dado conta do “brutal aumento de impostos” municipais que, discretamente, sem oposição, foi tomando conta da nossa conta da água? A juntar ao IMI e à oferta (pelo governo de Passos) de um presente chorudo como troca da posse dos terrenos do aeroporto, que nunca foram da CML, temos dinheiro para esbanjar à vontade.

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …