Linhas de crédito alargadas a todos os setores de atividade

Tiago Petinga / Lusa

O ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira

O Governo alargou os apoios “à globalidade do tecido empresarial”, nomeadamente aos setores do comércio e serviços, dos transportes, do imobiliário, da construção, indústrias extrativas e transformadoras.

As linhas de crédito lançadas pelo Governo para apoiar as empresas foram alargadas a mais setores de atividade. De acordo com o Jornal de Negócios, os setores do comércio e serviços, transportes, imobiliário, construção e agricultura, entre outros, também passam a poder aceder ao crédito com juros mais baixos. Os empresários em nome individual também passam a estar abrangidos.

O Governo optou por reforçar a dotação da linha de crédito que, até agora, era destinada às empresas do setor industrial. Agora, passa a designar-se Linha de Apoio à Atividade Económica e abrange vários outros setores.

A dotação original desta linha é de 1.300 milhões de euros mas, em comunicado, o Ministério da Economia adiantou que a nova linha “será aumentada”. Para já, ainda não é conhecido o novo valor.

As condições mantêm-se: o spread máximo será de 1,5% e, a este custo, acresce uma comissão bancária anual máxima de 0,5% do montante de financiamento em dívida e uma comissão de garantia, que pode chegar até 1,75% para as médias empresas com empréstimos de prazo mais longo.

Quanto à garantia mútua continua a ser de 90% para as micro e pequenas empresas e de 80% para as médias, small e mid cap. A comissão da garantia mútua é paga na totalidade no final do empréstimo, sendo calculada sobre o valor em dívida.

“Com ou sem contabilidade organizada”, os empresários em nome individual passam a estar incluídos. Entre as alterações decididas está também a possibilidade de permitir às empresas constituídas há menos de 24 meses, independentemente da sua situação líquida, aceder a este instrumento.

O ECO detalha que as microempresas podem pedir um máximo 50 mil euros, as pequenas empresas 500 mil e as médias até 1,5 milhões. Já as small e mid caps podem pedir até dois milhões de euros por empresa.

Agricultura, produção animal, caça, floresta, pesca; indústrias transformadoras; eletricidade, gás, vapor de água quente e fria e ar frio; captação, tratamento e distribuição de água, saneamento, gestão de resíduo e despoluição; construção; comércio por grosso e a retalho; reparação de veículos automóveis e motociclos; transportes; atividade de informação e de comunicação; atividades imobiliárias; consultoria, científicas, técnicas e similares; atividades administrativas e dos serviços de apoio; educação; atividades de saúde humana e apoio social; atividades artísticas, de espetáculos, desportivas e recreativas e outras atividades de serviços são os setores que passam a estar abrangidos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Presidenciais EUA. Biden promete vacina gratuita para todos, Trump apela ao voto latino

Joe Biden e Donald Trump continuam em campanha eleitoral para a corrida à Casa Branca, numas eleições que estão agendadas para 3 de novembro. O candidato presidencial democrata Joe Biden prometeu esta sexta-feira que a vacina …

Há 72 concelhos com risco "muito elevado" de contágio. Governo esconde mapas de perigo

O Governo insiste em não divulgar os mapas de perigo com o risco de contágio por coronavírus que foram feitos por peritos da Direcção Geral de Saíde (DGS). Isto numa altura em que o Expresso …

Nuno Melo estuda candidatura à liderança do CDS

O eurodeputado Nuno Melo não excluiu uma candidatura à liderança do CDS, avança este sábado o semanário Expresso. Confrontado pelo jornal, o eurodeputado não excluiu uma eventual candidatura à liderança dos centristas, dizendo apenas que "não …

Testes de diagnóstico já podem ser requisitados através do SNS24

O modelo de requisição de testes de diagnóstico à covid-19 através da linha de saúde 24 começou esta sexta-feira a funcionar, à semelhança dos meses mais complexos de março e abril, avançou a ministra da …

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …