Linha de Fundo: Quartos com vista para Wembley

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Campeões da Europa e do Mudo assistem no sofá. As surpreendentes Suíça e Chéquia. O Euro visto da Linha de Fundo.

Campeão de malas aviadas

  • Bélgica 1 – 0 Portugal

Fim de linha para o campeão da Europa. A Seleção de Portugal mostrou argumentos, tendo ficado evidente que se a aposta fosse mais arrojada, o desfecho bem poderia ter sido outro.

Prudência a mais e despertar tardio para o jogo ditaram o adeus luso. Na segunda parte, a equipa de Fernando Santos revelou a audácia que ficou amarrada numa ideia de jogo demasiado conservadora.

O que resultou em 2016, desta vez não surtiu efeito. Acabou o sonho, frente a um adversário que soube aproveitar ao máximo, um remate enquadrado à baliza e um golo, depois teve a capacidade de saber sofrer e levar a eliminatória de vencida. O talento português demorou a revelar-se. O Campeonato do Mundo é o próximo objetivo.

Saber sofrer foi uma virtude

  • Itália 2 – 1 Áustria

Depois de uma imaculada fase de grupos, com 3 jogos e outras tantas vitórias, desta vez a Itália teve capacidade de saber sofrer, acabando de afastar a Áustria apenas no prolongamento.

Ganhou o favorito, mas os austríacos fizeram uma excelente exibição, mostrando que há forma de contrariar o futebol italiano e que a atual geração austríaca com muitas influências alemãs pode conseguir andar por estes patamares noutras competições.

A Itália está invicta há 31 jogos e quebra um recorde histórico com 90 anos, vencendo há 12 jogos consecutivos.

Este Euro não é para campeões

  • França 3 – 3 Suíça (4-5 grandes penalidades)

Grande surpresa. O campeão do Mundo caiu com estrondo, dizendo adeus ao Euro2020. Os suíços foram gigantes, conseguindo ferir uma equipa francesa, que mais uma vez mostrou não ser das mais entusiasmantes, apesar das incríveis opções à disposição. A merecer reflexão.

A Suíça mostrou carácter, forte personalidade e muita coragem, acabado de forma justa por seguir em frente na prova.

Bendita loucura

  • Croácia 3 – 5 Espanha

Que jogo! Memorável o duelo em Copenhaga, que fica para a história dos Campeonatos da Europa.

Marcou primeiro a Croácia, num lance inacreditável. Pedri fez um passe atrasado para Unai Simón, mas o guarda-redes deixou não controlou a bola e esta escapou para dentro da sua própria baliza. Reagiu a Espanha, igualando antes do intervalo.

Na segunda parte, com posse desmedida e a pressão desenfreada, os espanhóis respiraram de alívio e chegaram aos 1-3. O destino do jogo parecia traçado. Falta ilusão. Aos 85 e 90 minutos a Croácia conseguiu empatar!

Notável capacidade croata para contrariar o rumo da partida. 
Na primeira parte do prolongamento… assunto resolvido de vez, com a Espanha a marcar mais dois golos, deixando os croatas sem reação. 8 golos, emoção, intensidade, um jogo inesquecível.

Até ao lavar dos cestos

  • Suécia 1 – 2 Ucrânia

Duas equipas que mostraram boa organização e qualidade de jogo.

Os ucranianos marcaram primeiro, na resposta os suecos chegaram ao empate antes do intervalo. Num bom jogo de futebol, ambas as Seleções deram tudo, proporcionando uma emocionante eliminatória, acabando a Ucrânia por ser mais feliz.

Quando já se apontava para as grandes penalidades em Glasgow, Artem Dovbyk vestiu o fato de herói, dando o melhor seguimento a um cruzamento de Zinchenko, marcando o primeiro golo internacional pela seleção Ucrânia. Muito ingrato para os suecos, que deixam a prova, após um jogo onde o resultado esteve sempre em aberto até ao final.

Festa na Catedral

  • Inglaterra 2 – 0 Alemanha

Grande duelo tático. Jogo dividido, com os dois guarda-redes em destaque. Num clássico jogado em casa, a equipa inglesa foi mais cautelosa e paciente, matando a partida a quinze minutos do final.

Decisiva a forma como o selecionador da Inglaterra mexeu no jogo, com Grealish em destaque, fazendo duas assistências para os golos da equipa do “Três Leões”. Sai de cena a Alemanha, cresce o sonho da Inglaterra de conseguir pela primeira vez um Campeonato da Europa.

Laranja amarga

  • Países Baixos 0 – 2 Chéquia

Surpresa. Depois de uma fase de grupos imaculada, com 3 jogos e outras tantas vitórias, a Holanda foi afastada por um adversário que estudou bem a lição e mostrou rigor defensivo. O autocarro também marca golos.

Goleada perfumada

  • País de Gales 0 – 4 Dinamarca

O mais difícil foi marcar o primeiro golo, depois com muita qualidade à mistura, a Dinamarca teve muito mérito em construir um resultado volumoso, seguindo em frente na prova. A resistência galesa durou 27 minutos, depois não foi capaz de reagir, sendo totalmente dominada pelos dinamarqueses. Notória a subida de rendimento.

Programa dos quartos-de-final:

2 de junho (17h00): Suíça – Espanha (Zenit Arena – São Petersburgo)
2 de junho (20h00): Bélgica – Itália (Allianz Arena – Munique)
3 de junho (17h00): Chéquia – Dinamarca (Estádio Olímpico de Baku)
3 de junho (20h00): Ucrânia – Inglaterra (Estádio Olímpico de Roma

Números do Euro2020

Jogos: 44
Golos: 123 (média 2,80)
Jogo com mais golos: Croácia 3/Espanha 5 (8 golos)
Pela primeira vez nos quartos-de-final de um Campeonato da Europa: Ucrânia e Suíça
Melhor ataque: Espanha (11 golos)
Pior ataque: Turquia (1 golo)
Melhor defesa: Inglaterra (0 golos sofridos)
Pior defesa: Suíça (8 golos sofridos)
Melhor marcador: Cristiano Ronaldo/Portugal (5 golos)
Mais assistências: Steven Zuber/Suíça (4)
Árbitro com mais jogos: Felix Brych/Alemanha (3)

  Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …