Líderes religiosos australianos recusam vacina de Oxford por usar células de abortos humanos

Líderes religiosos australianos enviaram uma carta ao primeiro-ministro, Scott Morrison, alertando para o “imbróglio ético” que o sucesso da vacina da Universidade de Oxford para a covid-19 pode trazer, pelo facto de utilizar células de fetos humanos abortados na sua composição.

Segundo noticiou esta terça-feira o Observador, a utilização de linhas de células cultivadas a partir de fetos humanos abortados – algo que acontece com outras vacinas de utilização generalizada – é vista como uma “mancha ética” pelos líderes religiosos, que afirmam não ser “anti-vacinas”. Caso seja bem sucedida, o país vai comprar 25 milhões de doses.

Apesar disso, na carta assinada por responsáveis como o arcebispo católico de Sydney, Anthony Fisher, o arcebispo da igreja ortodoxa grega na Austália, Makarios Griniezakis, e o arcebispo anglicano de Sydney, Glenn Davies, é pedido ao Governo que “procure outras soluções, de vacinas alternativas, que não criem as mesmas preocupações éticas”.

À televisão pública australiana, Glenn Davies disse que preferia esperar por uma vacina com uma formulação diferente, visto que “usar aqueles tecidos para a ciência é repreensível”. O arcebispo afirmou ainda que, caso a vacina tenha sucesso e chegue à Austrália, se recusaria a ser vacinado.

“Provavelmente, recusaria, sim – mas isso seria uma decisão pessoal minha e não uma decisão que censuraria a consciência de alguém por decidir de outra forma”, explicou.

“Por favor, saibam que as nossas igrejas não se opõem a vacinação: como temos dito, estamos a rezar para que uma vacina seja encontrada. Mas também rezamos para que seja uma vacina que não seja eticamente manchada”, lê-se na carta.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Estes são aqueles iluminados que falam com Deuse e outras tretas, mas, à mínima “dor de barriga”, vão a correr para o hospital… só por aí já se vê a coerência e a confiança em Deus desta gente!…

RESPONDER

Lucro da CGD sobe 18% para 294 milhões de euros no primeiro semestre

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou 294 milhões de euros de lucro no primeiro semestre, mais 18% do que no período homólogo, foi anunciado esta sexta-feira. "A Caixa Geral de Depósitos registou 294 milhões de …

Acordar uma hora mais cedo diminui (muito) o risco de depressão

Estudo envolveu mais de 800 mil pessoas. Risco de cair em depressão desce 23%. Um estudo recente indica que, se uma pessoa se levantar uma hora mais cedo do que o habitual, o risco de cair …

Adeptos no Dragão: acabou o "enorme vazio no coração do FC Porto"

O Estádio do Dragão vai voltar a ter pessoas nas bancadas em jogos do FC Porto, 17 meses depois. O regresso vai acontecer na estreia na I Liga, contra o Belenenses SAD, e o clube …

México planeia libertar milhares de reclusos idosos ou que foram torturados

O Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que vai libertar por decreto reclusos detidos em circunstâncias especiais, como os que foram torturados, os maiores de 75 anos e os que estão …

DGS recomenda vacinação de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades

A diretora-geral da Saúde anunciou, esta sexta-feira, que a DGS só recomenda, para já, a vacinação contra a covid-19 de jovens dos 12 aos 15 anos com comorbilidades. Numa conferência de imprensa realizada esta sexta-feira, Graça …

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …