Ministério da Defesa da Rússia

Que objeto não identificado é este? Não se conhece a sua natureza, mas orbita a Terra desde fevereiro. Os EUA estão de olho aberto.
A 18 de março, três satélites militares russos (Kosmos 2581, 2582 e 2583) enviaram para a órbita da Terra um objeto não identificado. Assim reporta a Scientific American.
Os objetos terão sido lançados num foguetão Soyuz-2.1V a partir do cosmódromo de Plesetsk no dia 2 de fevereiro, tendo lançado o objeto mais de um mês depois.
Os satélites encontram-se agora numa órbita quase polar, a cerca de 585 quilómetros acima da Terra. Parecem fazer algumas manobras, revela o IFLS, o que levou um oficial da defesa dos EUA a dizer à CNN que os russos estavam a praticar ataques espaciais. No entanto, o astrónomo Jonathan McDowell alerta para que não se tirem ainda conclusões.
De acordo com alguns especialistas, o objetivo dos satélites é mostrar que a Rússi é capaz de rodear e atingir naves espaciais inimigas, através de “táticas de ataque e defesa”, mas ainda não é claro que seja esse o objetivo. “A Rússia quer acabar com as nossas vantagens no espaço e não se preocupa com os danos colaterais”, acrescentou.
De acordo com a Space, os satélites podiam em março estar a realizar potenciais operações de proximidade, ou a fazer manobras perto de outros objetos no espaço.
A China também já terá levado a cabo operações deste tipo e estará a desenvolver mísseis anti-satélite e ataques de energia dirigida que utilizam lasers ou sistemas semelhantes para atacar outros satélites, reporta a CNN.
O nome Kosmos (ou, em português, Cosmos) tem sido usado pela Rússia e vem dos tempos da União Soviética. Designa uma vasta gama de satélites militares e científicos existente desde 1962.