Núcleo duro de Rio incomodado com protagonismo de Rangel em vésperas de autárquicas

José Sena Goulão / Lusa

Rui Rio com Paulo Rangel, PSD

O timing das movimentações do eurodeputado, escreve o Público, pode ter gerado incómodo junto do núcleo duro de Rio, mas não surpreendeu. Rangel está neste momento a percorrer o país num conjunto de iniciativas de pré-campanha para as autárquicas.

A recente tormenta mediática em torno de Paulo Rangel, na sequência da sua entrevista ao programa Alta Definição, estão a causar incómodo no núcleo duro de Rui Rio.

Na entrevista que deu na SIC, o social-democrata admitiu a sua homossexualidade, revelando que estava a ser alvo de uma campanha “negra” que teria como alvo afastá-lo da corrida à liderança do seu partido – hipótese à qual deixou uma porta aberta.

Além da entrevista, o eurodeputado tem sido presença assídua na comunicação social por ter aceitado participar em inúmeras iniciativas de pré-campanha para as próximas eleições autárquicas de 26 de setembro, as quais lhe permitem um contacto próximo com os eleitores.

O timing destas movimentações, escreve o Público, pode ter gerado incómodo, mas não surpreendeu. Paralelamente, o protagonismo de Rangel está também a ser analisado sob o prisma de outras candidaturas, como a de Luís Montenegro, que, consoante o resultado das autárquicas, deverá decidir se avança para a liderança do PSD.

Rui Rio já havia sido questionado sobre a agenda repleta do eurodeputado e sobre a possibilidade de este avançar para para uma possível candidatura — beneficiando da exposição —, mas o líder social democrata recusou responder. Tal como lembra o mesmo jornal, Luís Montenegro ensaiou, em janeiro de 2019, uma estratégia semelhante, que os analistas entenderam ser “de provocação do líder” em vésperas de uma eleição importante para o PSD, à semelhança do que acontece agora. O resultado, porém, não foi positivo, com Montenegro a sair derrotado.

A possibilidade de Paulo Rangel se candidatar à liderança do PSD é encarada com alguma naturalidade, depois de ter recusado encabeçar a candidatura dos sociais-democratas à Câmara do Porto, em janeiro deste ano, após semanas de reflexão.

Na calha está também uma possível recandidatura de Luís Montenegro, apesar de muitos dos seus antigos apoiantes acreditarem que não avançará. Ainda assim, uma candidatura de Paulo Rangel dividiria a base de apoio de Rui Rio, o que poderia significar uma vantagem para Montenegro.

O PSD prepara-se, assim, para ver o seu futuro interno decidido na noite de 26 de setembro, quando o partido espera recuperar algumas das câmaras perdidas para o PS em 2017.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …

PJ admite mais pessoas envolvidas na morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) admitiu, esta quinta-feira, que estejam mais pessoas envolvidas na morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Os dados foram avançados esta tarde, em conferência de …

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo continua a "desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o OE passar"

O Presidente da República afirmou, esta quinta-feira, que continua "a desejar e a esperar que haja uma possibilidade de o Orçamento passar" e considerou que os próximos dias, com reuniões partidárias até ao fim-de-semana, "são …

Facebook acorda com parte da imprensa diária francesa pagar "direitos conexos"

O Facebook chegou a um acordo com parte da imprensa diária francesa para pagar "direitos conexos", anunciou a rede social norte-americana, algumas semanas depois de assinar acordos semelhantes com o Le Monde e o Le …

Os trabalhadores que acumulam empregos em teletrabalho — e em segredo

Com a normalização do teletrabalho nos últimos anos, há cada vez mais pessoas que acumulam dois empregos a tempo inteiro — e em segredo. Têm dois endereços de e-mail profissionais, dois computadores, dois patrões e... dois …