/

Lesados do BES assinam memorando com Governo, CMVM e Banco de Portugal

O primeiro-ministro António Costa vai reunir esta quarta-feira com os lesados do BES para a assinatura do memorando de entendimento que estabelece as bases para uma solução em relação ao papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).

O memorando de entendimento será assinado, além do Governo e da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), por representantes da Comissão do Marcados de Valores Mobiliários (CMVM), do Banco de Portugal e do Banco Espírito Santo (BES).

O encontro vai decorrer na residência oficial do primeiro-ministro em São Bento, pelas 18h, e lança as bases negociais para um eventual entendimento, não se tratando de um acordo definitivo que permita compensar as perdas de clientes que adquiriram os títulos de empresas do GES aos balcões do BES.

Em causa estão 2.084 subscritores de papel comercial que reclamam 432 milhões de euros, e que desde o colapso do BES – quando o dinheiro foi quase completamente perdido – têm mantido protestos em Portugal e em outros países.

A associação que representa os lesados já admitiu por várias vezes que é provável que haja perdas para os clientes, que cada um poderá não conseguir recuperar tudo o que investiu, mas que irá lutar pelo “máximo possível”.

“É um pressuposto de boas intenções. É uma afirmação em que estamos todos de boa-fé, empenhados em arranjar uma solução o mais rápido possível”, disse à Lusa o presidente da AIEPC, Ricardo Ângelo, afirmando acreditar que até abril será possível fechar o acordo com o valor que será pago a cada cliente.

A resolução da questão dos lesados do BES tem sido assumida como uma das prioridades de curto prazo do executivo socialista, que alega a urgência de se repor a confiança no sistema financeiro português.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.