Lesados do BES assinam memorando com Governo, CMVM e Banco de Portugal

O primeiro-ministro António Costa vai reunir esta quarta-feira com os lesados do BES para a assinatura do memorando de entendimento que estabelece as bases para uma solução em relação ao papel comercial do Grupo Espírito Santo (GES).

O memorando de entendimento será assinado, além do Governo e da Associação de Indignados e Enganados do Papel Comercial (AIEPC), por representantes da Comissão do Marcados de Valores Mobiliários (CMVM), do Banco de Portugal e do Banco Espírito Santo (BES).

O encontro vai decorrer na residência oficial do primeiro-ministro em São Bento, pelas 18h, e lança as bases negociais para um eventual entendimento, não se tratando de um acordo definitivo que permita compensar as perdas de clientes que adquiriram os títulos de empresas do GES aos balcões do BES.

Em causa estão 2.084 subscritores de papel comercial que reclamam 432 milhões de euros, e que desde o colapso do BES – quando o dinheiro foi quase completamente perdido – têm mantido protestos em Portugal e em outros países.

A associação que representa os lesados já admitiu por várias vezes que é provável que haja perdas para os clientes, que cada um poderá não conseguir recuperar tudo o que investiu, mas que irá lutar pelo “máximo possível”.

“É um pressuposto de boas intenções. É uma afirmação em que estamos todos de boa-fé, empenhados em arranjar uma solução o mais rápido possível”, disse à Lusa o presidente da AIEPC, Ricardo Ângelo, afirmando acreditar que até abril será possível fechar o acordo com o valor que será pago a cada cliente.

A resolução da questão dos lesados do BES tem sido assumida como uma das prioridades de curto prazo do executivo socialista, que alega a urgência de se repor a confiança no sistema financeiro português.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Julgamento BES. Ministério Público acredita que provas da Suíça ainda podem ser utilizadas

O jornal Público escreve este sábado que os procuradores do Ministério Público (MP) acreditam ainda ser possível utilizar os elementos solicitados nas cartas rogatórias enviadas às autoridades suíças no julgamento do caso BES. O Ministério …

Salários mais baixos podem passar a ter lay-off pago a 100%

O Governo está a estudar a possibilidade de o regime de lay-off, desenhado especificamente para o contexto da pandemia de covid-19, passar a ser pago na sua totalidade (100%) para quem tem salários mais baixos. …

Bronca na Liga. Contestação adia 5 substituições e o Marítimo recusa assinar Plano de Retoma

Após dois dias intensos de reuniões, foi aprovado o Plano de Retoma do campeonato nacional para a disputa das últimas 10 jornadas da época 2019/2020. Mas apenas 17 clubes o assinaram. O Marítimo recusou fazê-lo, …

Igreja perdeu 50 milhões de euros com a pandemia (e há dioceses em lay-off)

Ao cabo de dois meses de paragem por causa da pandemia de covid-19, as missas regressam, neste sábado, mas com regras novas para evitar a propagação do coronavírus. Uma paragem que resultou num "prejuízo" de …

Reabertura de ATL adiada para 15 de junho. Creches arrancam segunda-feira (sem apoios para os pais)

As Atividades de Tempos Livres (ATL) não integradas em estabelecimentos escolares só poderão voltar a funcionar a partir de 15 de junho, duas semanas depois daquilo que estava inicialmente previsto. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, …

Governo britânico vai continuar a pagar 80% dos salários durante mais três meses

O Governo britânico vai continuar a pagar durante mais três meses 80% do salário de trabalhadores em lay-off devido à pandemia de covid-19, e reduzir gradualmente o valor até ao fim do sistema, em outubro. O …

Resgate à TAP deverá ser feito através de empréstimo obrigacionista

A ajuda do Estado à TAP deverá chegar através de um empréstimo obrigacionista convertível em ações, avança o jornal Expresso neste sábado. Este é o cenário mais provável para a TAP, apurou o semanário, que …

Lisboa pode receber a final deste ano da Liga dos Campeões

Istambul não está agradada com a ideia de receber a final da Liga dos Campeões sem adeptos no estádio. Por isso, outras hipóteses estão a ser consideradas, nomeadamente Lisboa. A final da Liga dos Campeões está …

Há mesmo algo de reconfortante quando dizemos palavrões

Um novo estudo sugere que, nas circunstâncias certas, dizer palavrões em voz alta parece fazer as pessoas sentirem menos dor. Exatamente como e porque é que o ato de dizer asneiras consegue fazer com que as …

"Paraministro" de Costa. Gestor independente chamado para negociar plano económico de retoma

O primeiro-ministro, António Costa, convidou o diretor executivo da petrolífera Partex, António Costa Silva, para estudar o plano de recuperação económica. De acordo com o semanário Expresso, que avança a notícia na sua edição deste …