Leite infantil com salmonela: gigante francesa Lactalis indiciada por fraude agravada

A Justiça francesa multou esta quinta-feira a líder mundial do setor lácteo, Lactalis, no caso do leite infantil contaminado por salmonela que levou à retirada em massa de produtos em França e Espanha, em outros países, em 2017.

A Lactalis e a Celia Laiterie são acusadas de fraude agravada, lesões involuntárias e incumprimento das medidas de retirada e recuperação, anunciou o grupo em comunicado.

Segundo a agência AFP, as informações foram confirmadas por uma fonte judicial.

A Justiça francesa impôs ainda o controle judicial a ambas as empresas, sediadas na região de Mayenne, no oeste com país, e uma caução de 300.000 euros a cada uma das empresas, especificaram as mesmas fontes.

“Esta etapa marca o início da instrução judicial, na qual a Lactalis se compromete a participar, plenamente e com total transparência”, declarou o grupo, acrescentando que isso permitirá revelar a “verdade científica”.

Os médicos detetaram salmonela em várias dezenas de crianças em França e pelo menos duas em Espanha, entre o fim de 2017 e o início de 2018, depois de terem consumido um produto infantil fabricado na unidade do grupo em Craon,m no oeste do país.

A salmonella é uma intoxicação alimentar que apresenta sintomas que variam desde gastroenterite leve a infecções mais graves, especialmente em crianças pequenas, idosos, ou pessoas enfermas.

O processo de retirada destes produtos em mais de 80 países, incluindo Espanha, Colômbia e Peru, foi caótico. Após várias semanas de crise, o grupo retirou todo o leite infantil produzido em Craon em meados de janeiro de 2018.

Meses depois, a empresa explicou que a contaminação se tinha ficado a dever a “obras feitas no primeiro trimestre de 2017” na referida fábrica, que já registou um caso semelhante em 2005.

O Instituto Pasteur, referência em França para a pesquisa de infecções, concluiu que a salmonela presente em Craon conseguiu persistir entre 2005 e 2017.

De acordo com o relatório anual sobre a indústria láctea mundial elaborado pelo grupo financeiro holandês Rabobank, a Lactalis foi a líder do setor em 2022, seguida pela suíça Nestlé e pela francesa Danone.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.