Le Pen terá usado sete milhões de euros dos contribuintes europeus para se financiar

Marine Le Pen pode ter desviado de forma indevida sete milhões de euros dos contribuintes europeus para financiar as suas atividades.

De acordo com o jornal Público, Marine Le Pen é acusada de ter desviado sete milhões dos contribuintes europeus, nomeadamente tendo inscrito como assistentes dos eurodeputados pessoas que na verdade trabalham na sua sede em Paris ou cumprem outras funções num novo processo judicial.

Os juízes de instrução procuram determinar se foi de facto organizado um sistema de desvio de fundos do Parlamento Europeu para benefício do partido e da própria Le Pen. Inicialmente, o caso era investigado apenas desde 2014, mas segundo o Journal  du  Dimanche (JDD), foi alargado a um período anterior, de 2009 a 2012 – quando o líder da FN era Jean-Marie Le Pen, o pai de Marine.

O tesoureiro e advogado do partido, Wallerand de Saint Just, já negou qualquer intenção de dolo.

No entanto, Saint Jus fala na possibilidade de terem existido “erros involuntários“. Os eurodeputados podem ter cometido erros nos gastos com os assistentes parlamentares “devido à regulamentação muito densa do Parlamento Europeu”.

No entanto, segundo descreve o Público, em causa não estarão erros pequenos, mas sim a remuneração, por exemplo, de Catherine Griset como assistente parlamentar. A chefe de gabinete de Le Pen trabalha na sede do partido, em Nanterre, nos arredores de Paris, e não em Estrasburgo ou Bruxelas. Além disso, os registos de entrada nos edifícios do PE mostram que nunca passou lá muito tempo.

Além disso, também o guarda-costas de Marine Le Pen, Thierry Légier, também terá sido remunerado como assistente de eurodeputados da FN.

Especialmente gravoso para Le Pen parece ser o testemunho prestado à polícia  por Charles Van Houtte, que durante alguns anos foi assistente  para a contabilidade da FN no Parlamento Europeu e também administrador do grupo Europa das Nações e das Liberdades. Houtte confirmou que os contratos de Griset e Légier eram fictícios, o que Le Pen sempre negou.

Este é o processo judicial que pode prejudicar mais a presidente da Frente Nacional, embora seja visada num outro que é bastante polémico, relativo à partilha no Twitter de fotos de execuções de reféns do Daesh. Um deles mostra a morte do fotojornalista norte-americano James Foley, outro o do piloto jordano Moz Al-Kasasbeh.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Para fazer tal vigarice tem certamente muitos mais em Bruxelas a trabalhar para o mesmo fim! Andam todos a mamar da mesma teta!.

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …