/

Publicar execuções do Estado Islâmico vale perda de imunidade a Le Pen

European Parliament / Flickr

Marine Le Pen num comício da Frente Nacional

A Assembleia Nacional francesa decidiu esta quinta-feira retirar a imunidade parlamentar à líder do partido de extrema-direita Frente Nacional, Marine Le Pen, que publicou no Twitter fotos de execuções do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disseram fontes parlamentares.

O fim da imunidade de Marine Le Pen, decidida pela Mesa da Assembleia Nacional após um pedido judicial, deve permitir a emissão de um “mandado de condução” para apresentação mediante a convocação do juiz, de acordo com as fontes.

Em dezembro de 2015, Marine Le Pen publicou três fotografias de execuções no Twitter com o comentário “Estado Islâmico é isto”. Era o seu protesto contra um paralelismo entre a origem dos jihadismo francês e o crescimento da Frente Nacional, feito pelo jornalista Jean-Jacques Bourdin na televisão BFM, numa entrevista ao especialista em Islão Gilles Kepel, descreve o Público.

Marine le Pen removeu de imediato uma das fotografias, a de James Foley, que “chocou profundamente” a família do jornalista norte-americano decapitado pelo Estado Islâmico.

Le Pen avança como justificação para o uso destas imagens mostrar que é indigno fazer comparações entre o seu partido e o Daesh. “Têm de perceber a gravidade das suas palavras, olhando para a atrocidade dos crimes do Daesh“, afirmou e comparou o seu ato com a publicação por muitos media em todo o mundo da foto de Aylan, a criança refugiada síria afogada ao tentar chegar com a sua família à Turquia em 2016.

A liberdade de expressão e de denúncia, que é consubstanciada no papel do deputado, morreu com esta decisão de baixa política“, declarou a presidente da Frente Nacional à agência de notícias AFP.

É melhor ser um jihadista’na Síria do que um deputado que denuncia as abjeções do Estado Islâmico”, acrescentou.

Outro deputado da extrema-direita, Gilbert Collard, também está a ser investigado pelas mesmas razões.

O Parlamento europeu aceitou, em março, retirar a imunidade de Marine Le Pen. No entanto, Le Pen conseguiu eleger-se deputada em França em junho, tendo abandonado o cargo político em Bruxelas.

No fim de setembro, o Parlamento francês retirou a imunidade de Gilbert Collard, que já interpôs um recurso no tribunal administrativo.

Por estes crimes Marine Le Pen poderá ser condenada a uma pena até três anos de cadeia e 75 mil euros de multa.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.